Temática - Conhecendo e interagindo
com o seu corpo e o meio.
Público-
Crianças 02 e 03 anos (creche)
04 e 05anos (pré-escola)
Duração-
15 dias Instituição- Areia
Branca
O Projeto
Identidade é uma temática diferenciada, seu objeto de estudo, consiste em
experiências em que a criança se
apropria da sua auto-imagem e com a imagem do outro.Tem o objetivo de fazer
com que a criança de um modo global conheça seu corpo, descubra que o indivíduo
está presente em todas as comunidades relacionando-se e interagindo com o outro
e todo o ambiente em que vive. Dessa forma, é valido ressaltarmos que são
experiências pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil,
pois abordam eixos norteadores que são as interações e brincadeira da Resolução
n°05, incisos do art.9°, (Diretrizes Nacionais Curriculares da Educação
Infantil) cabendo- nos cumpri-las, garantindo, portanto, uma aprendizagem
satisfatória durante o ensino-aprendizagem
levando em consideração o
conhecimento prévio da Realidade que está inserida.
Ressaltamos que a criança na interação com o
meio poderá não só vivenciar situações reais, mas integrar-se como ser crítico,
auto-determinado, adquirindo habilidades,
aprendendo a conviver com o outro, tornando-se um ser crítico com
capacidade de valorizar a sua imagem e o
seu próprio desenvolvimento.
Conteúdos Programáticos
Ø Conceituais - Capacidades intelectuais dos alunos para trabalhar com
símbolos, signos, idéias, imagens e interpretações. Fatos, códigos lingüísticos
(leitura / escrita), relações estatísticas, dados, conceitos e princípio.
Ø Procedimentais Capacidades do saber fazer
do aluno /aprendizagem de suas ações.
Habilidade, estratégias e técnicas (teatro, brincadeiras, dança,
movimento etc
Ø Atitudinais- Capacidades da área
afetiva, tais como atitudes, ética, amizade, valores e normas de
comportamentos. Possibilitar a
integração com as pessoas e o e com o
meio ambiente.
Para
desenvolver esses conteúdos pragmáticos é preciso colocar em prática as experiências
interdisciplinares: Linguagem e Códigos; Matemática; Ciências Naturais e Sociais;
Música e Artes e Movimento.
Ao desenvolver essas experiências as crianças aprendem a:
Desenvolver o auto
conceito;
Aprender cantar na
interação com o outro;
Situar-se no tempo
e no espaça;
Organizar os seus
pertences e do meio;
Desenhar suas festas de aniversário;
Criar, desenhar
sua imagem e a do colega;
Mapear ruas,
percursos de casa a escola;
Interagir com sua
auto-imagem no espelho;
Criar um boneco
nomeando suas partes
Desenhar suas festas de aniversários;
Respeitar e valorizar as diferenças do outro cor, raça, físico, pessoal, cultural, social;
Falar e escutar sobre o seu nome, sobrenome,
nome dos familiares, dos colegas e do ambiente que está inserido.
Desenhar seu
auto-retrato;
Listar seu próprio
nome e dos colegas;
Identificar e ler seu próprio nome e dos colegas;
Ler e contar
histórias na interação com o meio;
Experiências com o
tato: sentir e identificar o corpo, colocar
uma música clássica e em dupla as
crianças deverão ficar de olhos fechados, tocando cada parte do corpo do
colega identificando cada uma;
Conhecer e
reconhecer formas dos objetos no seu meio;
Diferenciar e
comparar figuras coloridas pequenas, médias e grandes;
Identificar objetos
dentro e fora da sala de aula;
Identificar
diferentes texturas de objetos;
Vivenciar
diferentes danças com base na coreografia;
Diferenciar e
comparar figuras coloridas pequenas, médias e grandes;
Dramatizar ações
no dia a dia;
Organizar cantos;
Aprender a gostar do
seu corpo independente de qualquer situação;
Aprender a cantar;
Brincar de Faz de
conta;
Identificar sons
de instrumentos, vozes, da natureza, barulhos em geral, falar alto e baixo; bater
palmas, pés;
Distinguir alimentos e seu gosto e odores;
Desenhar seus
brinquedos preferidos;
Trabalhar pequenos
cálculos;
Conhecer direitos
e deveres diante de poesias, mensagens, músicas;
Interagir com a
cultura do meio em que está inserida;
Vivenciar jogos,
brincadeiras diferenciadas respeitando as regras;
Criar um Portfólio com base nas experiências vividas e apresentação;
Metodologia- Trata-se
de uma metodologia baseada no construtivismo, em que a criança aprende
construindo seu próprio conhecimento em
relação a sua identidade, pessoal, regional, e social e cultural,na interação com o meio, tendo
como mediador desse conhecimento o professor na conexão com as demais áreas
interdisciplinares.
Avaliação:
Observar e registrar atentamente as experiências vivenciadas por cada criança, comportamento,
hábitos, a maneira de se relacionar com o outro, cumprimento das tarefas
escolares, atitudes positivas ou negativas. Trabalhos escritos ou de outra
natureza, produzidos do seu jeito. Se fizermos assim estaremos contribuindo com
o processo de desenvolvimento de aprendizagem da criança, havendo dificuldades
o passo é tentar estudar uma nova estratégia
para solucionar o problema, na certeza que iremos alcançar os objetivos da criança
em relação as experiências e os nossos
também que tudo que desejamos.
Recursos humanos
– Professores, Coordenadores, Crianças.
Referências
CEARÁ, Secretaria
de Educação. Orientações Curriculares
para Educação Infantil./ Secretaria de Educação do Estado do Ceará-Fortaleza:
SEDUC,2011
BRANCA. Instituto
de Educação Infantil Areia. Projeto
Político Pedagógico. Ibicuitinga Ceará,2008.
Autora- Ana Lúcia Damasceno Maia Coord. pedagógica
Participação- Leuzilene Saldanha Coord. Pedag. e Maria das Dores.
Direção Geral
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