sábado, 26 de janeiro de 2013

PROJETO - Identidade


Temática - Conhecendo e interagindo com o seu corpo e o meio.

Público- Crianças 02 e 03 anos (creche) 04 e 05anos (pré-escola)

Duração- 15 dias                      Instituição- Areia Branca

O Projeto Identidade é uma temática diferenciada, seu objeto de estudo, consiste em experiências  em que a criança se apropria da sua  auto-imagem e  com a imagem do outro.Tem o objetivo de fazer com que a criança de um modo global conheça seu corpo, descubra que o indivíduo está presente em todas as comunidades relacionando-se e interagindo com o outro e todo o ambiente em que vive. Dessa forma, é valido ressaltarmos que são experiências pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil, pois abordam eixos norteadores que são as interações e brincadeira da Resolução n°05, incisos do art.9°, (Diretrizes Nacionais Curriculares da Educação Infantil) cabendo- nos cumpri-las, garantindo, portanto, uma aprendizagem satisfatória durante o ensino-aprendizagem  levando em consideração o  conhecimento prévio da Realidade que está inserida.


 Ressaltamos que a criança na interação com o meio poderá não só vivenciar situações reais, mas integrar-se como ser crítico, auto-determinado, adquirindo habilidades,  aprendendo a conviver com o outro, tornando-se um ser crítico com capacidade de valorizar a sua imagem e o  seu próprio  desenvolvimento.


Conteúdos Programáticos

Ø  Conceituais - Capacidades intelectuais dos alunos para trabalhar com símbolos, signos, idéias, imagens e interpretações. Fatos, códigos lingüísticos (leitura / escrita), relações estatísticas, dados, conceitos e princípio.
 
Ø  Procedimentais Capacidades do saber fazer  do aluno /aprendizagem de suas ações.   Habilidade, estratégias e técnicas (teatro, brincadeiras, dança, movimento etc

Ø  Atitudinais- Capacidades da área afetiva, tais como atitudes, ética, amizade, valores e normas de comportamentos. Possibilitar a integração com as pessoas e o  e com o meio ambiente.
Para desenvolver esses conteúdos pragmáticos é preciso colocar em prática as experiências interdisciplinares: Linguagem e Códigos; Matemática; Ciências Naturais e Sociais; Música e Artes e Movimento.

Ao desenvolver essas experiências as crianças aprendem a:   
Desenvolver o auto conceito;
Aprender cantar na interação com o outro;
Situar-se no tempo e no espaça;
Organizar os seus pertences e do meio;
Desenhar  suas festas de aniversário;
Criar, desenhar sua imagem e a do colega;
Mapear ruas, percursos de casa a escola;  
Interagir com sua auto-imagem no espelho;
Criar um boneco nomeando suas partes
Desenhar  suas festas de aniversários;
Respeitar  e valorizar as diferenças do outro  cor, raça, físico, pessoal, cultural, social;


Falar e escutar sobre o seu nome, sobrenome, nome dos familiares, dos colegas e do ambiente que está inserido. 


Conversa  sobre a  sua evolução  sobre suas famílias  diferenciando uma das umas das outras,  os  costumes e como se organizam;
Desenhar seu auto-retrato;
Listar seu próprio nome e dos colegas;
Identificar  e ler seu  próprio nome e dos colegas;
Ler e contar histórias na interação com o meio;


Experiências com o tato:  sentir e identificar o corpo, colocar uma música clássica e  em dupla as crianças deverão ficar de olhos fechados, tocando cada parte do corpo do colega  identificando  cada uma;
Conhecer e reconhecer   formas  dos objetos no seu meio;


Diferenciar e comparar figuras coloridas pequenas, médias e grandes;
Identificar  objetos  dentro e fora da  sala de aula;
Identificar diferentes texturas de objetos;
Vivenciar diferentes danças com base na coreografia;


Diferenciar e comparar figuras coloridas pequenas, médias e grandes;
Dramatizar ações no dia a dia;


Organizar cantos;
Aprender a gostar do seu corpo independente de qualquer situação;
Aprender a cantar;
Brincar de Faz de conta;


Identificar sons de instrumentos, vozes, da natureza, barulhos em geral, falar alto e baixo; bater palmas, pés;
Distinguir  alimentos e seu gosto e odores;
Desenhar seus brinquedos preferidos;
Trabalhar pequenos cálculos;
Conhecer direitos e deveres diante de poesias, mensagens, músicas;
Interagir com a cultura do meio em que está inserida;


Vivenciar jogos, brincadeiras diferenciadas respeitando as regras;


Criar  um Portfólio com  base nas experiências vividas e apresentação;

Metodologia- Trata-se de uma metodologia baseada no construtivismo, em que a criança aprende construindo  seu próprio conhecimento em relação a sua  identidade,  pessoal, regional, e social  e cultural,na interação com o meio, tendo como mediador desse conhecimento o professor na conexão com as demais áreas interdisciplinares. 

Avaliação: Observar e registrar atentamente as experiências vivenciadas por cada criança, comportamento, hábitos, a maneira de se relacionar com o outro, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas. Trabalhos escritos ou de outra natureza, produzidos do seu jeito. Se fizermos assim estaremos contribuindo com o processo de desenvolvimento de aprendizagem da criança, havendo dificuldades o passo  é tentar estudar uma nova estratégia para solucionar o problema, na certeza que iremos alcançar os objetivos da criança em relação as experiências e  os nossos também que tudo que desejamos.


Recursos humanos – Professores, Coordenadores, Crianças.


Referências
CEARÁ, Secretaria de Educação. Orientações Curriculares para Educação Infantil./ Secretaria de Educação do Estado do Ceará-Fortaleza: SEDUC,2011
BRANCA. Instituto de Educação Infantil Areia. Projeto Político Pedagógico. Ibicuitinga Ceará,2008.

Autora- Ana Lúcia Damasceno Maia Coord. pedagógica
Participação- Leuzilene Saldanha Coord. Pedag. e Maria das Dores.  Direção Geral


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