10 – CURRÍCULO PEDAGÓGICO
MODALIDADE: CRECHE
|
||||||||||
OBJETIVOS
|
EXPERIÊNCIAS
|
SUGESTÕES METODOLÓGICAS
|
||||||||
FEVEREIRO
|
Construir a identidade e desenvolver a autonomia;
Conhecer o próprio corpo por meio do uso e exploração de
suas habilidades físicas e motoras;
Explorar o ambiente escolar; e estabelecer contato com
diversas pessoas, plantas, animais e
objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse;
Representar noções sobre o mundo vivenciando e associando
diretamente objetos concretos da realidade observada, sentida e vivenciada.
Possibilitar o desenvolvimento
dos aspectos cognitivos,
perceptivo , criativo e expressivo nas linguagens musicais, visuais, cênicas e
do movimento, por meio da fruição, apreciação e reflexão
do fazer da leitura deste
fazer e da sua inserção no tempo.
Promover o desenvolvimento intelectual
das crianças;
Contribuir para a formação do sujeito na interação com o
outro, na construção de conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento;
Propiciar variadas situações de comunicação nas quais a
criança possa interagir expressando desejos e
sentimentos por meio da linguagem oral.
Desenvolver a capacidade de atenção e concentração
utilizando o discurso oral;
Despertar na criança através do lúdico a concepção de
matemática.
|
Construção da identidade;
A criança e o meio;
A família;
A escola;
Os amigos
COGNIÇÃO
Expressão e
comunicação;
Músicas;
Mímica;
Vídeos;
Brincadeiras lúdicas;
Desenho livre;
Coordenação motora;
Socialização;
Interação;
Oralidade;
Comunicação;
Brincadeiras;
Desenhos livres;
Gênero textual: Fábulas.
Noções de atributo
|
Os funcionários da escola deverão cuidar antecipadamente
da preparação do espaço escolar, para receber as crianças adequadamente:
·
Decoração e
preparação das salas de aula tornando-as em um ambiente acolhedor,
alfabetizador, dinâmico e alegre; Confecção de murais temáticos: exposição de
textos informativos, desenhos; elaboração coletiva do acordo de convivências;
Elaboração coletiva da rotina pedagógica;
Seleção e utilização de matérias diversificados que
propiciem aulas prazerosas e significativas: filmes, músicas, histórias
infantis, fantoches, etc...
O professor deve
propor
atividades diversificadas com
intenção de levar a criança a perceber a presença da arte
(belo) em todos as ações
cotidianas, enfocando as
brincadeiras e o diálogo como elemento expressivo.
Desenho livre;
Colagem com folas,
papel, lãs, tecidos, botões, etc;
Pintura a dedo, com tinta guache.
Preparação do ambiente escolar tornando-o um lugar
prazeroso e dinâmico;
Propiciar momentos de comunicação, aconchego, nos quais a
criança possa interagir e expressar-se espontaneamente;
Escolha coletiva e leitura de historias/fábulas e
brincadeiras para trabalhar os sentimentos, a adaptação, as regras de
convivência e fruição da imaginação.
Participação em brincadeiras e jogos com objetos coloridos;
Explorações táteis, orais e visuais das cores, formas e
tamanho dos brinquedos e outros objetos presentes no ambiente escolar;
|
|||||||
MARÇO
|
Possibilitar a criança refletir e interagir com o meio no qual está inserido.
Vivenciar experiências e interagir no contexto de
conceitos, valores, objetos e representações sobre os mais diversos temas a
que tem acesso na vida cotidiana escolar.
Compreender e valorizar a família e a escola como
instituições primeiras na formação do personalidade, habilidades e
cognição da criança;
Ampliar o
conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e
materiais, explorando suas possibilidades
de manuseio, entrando em contato com formas diversas de expressões
artísticas;
Utilizar diversos materiais gráficos
e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar
suas possibilidades de expressão e comunicação;
·
Produzir trabalhos
de arte utilizando a linguagem do
desenho, da pintura, da modelagem e da construção desenvolvendo o gosto, o
cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
Promover experiências significativas de aprendizagem da língua
e ampliar as capacidade de comunicação e expressão associadas às competências
lingüística básicas (falar, escutar);
Enriquecer o vocabulário da criança para facilitar a
troca de idéias, discussões e formulação de diferentes hipóteses;
Favorecer o desenvolvimento da linguagem oral
possibilitando a criança ampliar seu universo de observação, de ralações e a
própria expressão falada;
Introduzir o estudo das vogais contextualizadas em
contos;
Proporcionar situações que desafie o raciocínio lógico e
leve a criança a reconhecer noções de atributo, medidas e idéia de grupo.
|
ARTES:
VISUAIS /PLÁSTICAS
Desenho;
Colagem;
Pintura;
Escultura;
Gravuras;
Modelagem;
Produções informatizadas;
Observação;
Leitura de imagens;
Criação artística;
Falar / escutar;
Dialogo oral;
Vogais;
Nome próprio;
Jogos
Gênero textual: contos de fada;
Lista:
Noções de medidas
manhã tarde noite
Hoje / ontem
|
Participação
em brincadeiras que possibilitem o desenvolvimento motor, o reconhecimento
das partes de seu corpo, observação e avaliação de seus saberes e
comportamentos.
Inserção
da criança no mundo escolar, de forma conveniente e prazerosa, proporcionando-lhes momentos
de alegria e distração, criando e fortalecendo laços de amizade com os novos amigos.
Compreender
a formação da família por meio de
filmes, exibição de fotos e vivências
Realização
de passeios e excursões aos arredores da escola para familiarizar-se e
adaptar-se a mesma de forma gradativa e prazerosa;
Manipulação
de diferentes
objetos e materiais, explorando suas características,
propriedades e possibilidades de manuseio;
Criação de desenhos,
de
pinturas, e modelagens, a partir do próprio repertorio e
da utilização dos elementos da linguagem das artes visuais (ponto, linha,
cor, forma, etc.)
Apreciação de
suas produções e dos outros,
por meio de observação e leitura de
alguns elementos da linguagem
plástica.
Conhecimento
da diversidade de produções
artísticas, como desenho, pintura, escultura, construções e fotografias,
colagem, ilustrações, filmes, cinema, desenho animado,.
Apreciação e leitura de obras de arte;
Modelagem com massa, argila e pó de serraria;
Escutar a criança com atenção, dar atenção e atribuir
sentido ao que ela fala, reconhecendo
que quer dizer algo
Participação em diversas situações de intercambio social,
nas quais possa elaborar e responder perguntas;
Utilização de fantoches e musicas para iniciar a
observação e estudo das letras em diversas situações sociais e corriqueiras
do cotidiano da criança;
Apresentação visual e exploração fonológica de letras / números contextualizadas em contos de fada;
Trabalhar
com leitura / escrita (convencional ou não) do nome próprio;
Observação de cenas / vídeos, rede de idéias para identificar
o tempo em que acontecem as cenas;
Exposição
e observação do calendário indicando os dias da semana, data e mês;
|
|||||||
ABRIL
|
Conhecer o próprio corpo por meio do uso e exploração de
suas habilidades físicas, motoras, e
perceptivas;
Representar o próprio corpo estabelecendo relações
espaciais por meio de diferentes linguagens: corporal, musical, cênica e
outras;
Possibilitar a percepção rítmica por meio do movimento e
das ações fenomenais.
Contemplar e acolher todas as situações do dia a dia,
possibilitando a utilização de gestos, posturas e ritmos para se expressar e
comunicar ideias.
Perceber a importância dos cuidados e higiene com a saúde
em situações corriqueiras do dia-a-dia;
Desenvolver uma percepção integral do seu próprio corpo
por meio do uso e da realização de
determinadas ações pertinentes ao cotidiano;
Perceber a trajetória expressiva nos movimentos e nas ações expressas no
nosso cotidiano.
Priorizar o desenvolvimento das capacidades expressivas;
Desenvolver habilidades motoras;
Desenvolver o espírito esportivo e competitivo.
seja instigado a falar / contar / recontar historia
e fatos ao grupo; Buscar significado
das palavras de acordo com o meio sociocultural;
Atribuir valor sonoro as letras do nome próprio de cada
aluno.
Vivenciar a leitura prazerosa; Vivenciar práticas de
leitura e escrita de poemas e histórias infantis / palavras para ampliar seu
repertorio de letras ao escrever;
|
· Cuidados com o corpo;
· Partes do corpo;
·
Expressividade e
movimento;
· Higiene
· Saúde;
·
Alimentação.
MOVIMENTO
Movimentos do
corpo: andar / correr
saltar / pular;
Apreciação de
imagens (vídeos / fotografias);
Fazer -desenhos;
Brincadeiras de
faz-de-conta;
Teatro de sombra e fantoche
|
Utilização
de músicas, leitura de textos informativos para reconhecimento e exploração da das partes do corpo;
Exibição
de vídeos e dramatizações;
Coordenação
das habilidades motoras e força por meio de brincadeiras;
Exploração
do próprio corpo, proporcionando
diferentes sensações, e ritmos corporais;
Participação
em brincadeiras que envolvam aspectos ligados à coordenação motora, ao
movimento e ao equilíbrio.
Participação
em atividades que motoras que trabalhem a identificação das partes do corpo
dramatização, danças, músicas, corrida, desenho, brincadeiras
frente ao espelho, faz-de-conta;
Desenvolvimento
e participação de atividades que expressem noções básicas de higiene e
cuidados com o corpo:
Ø Hora do banho;
Ø Higiene das unhas;
Ø Cuidado com o cabelo;
Estudo
dirigido sobre a importância de uma alimentação saudável;
Utilização expressiva e
intencional do movimento nas situações cotidianas,
(banho, vestir roupa, calçar sapatos, subir e descer escadas); e em
momentos de
brincadeiras;
Dramatizar músicas de
acordo
com o
ritmo e musicalidade;
Participação
em atividades
esportivas;.
Brincadeiras e competições
diversas;
|
|||||||
MAIO
|
Estabelecer relações entre meio ambiente e as formas de
vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação
das espécies, e para a qualidade da vida humana;
Estimular a participação em práticas sociais, com fins
ecológicos;
Explorar o ambiente para que possa relacionar-se com
pessoas e estabelecer contatos com pequenos animais, plantas e objetos
diversos, manifestando a
curiosidade e o interesse
ecológico.
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
Movimentar o corpo com a intenção de expressar
brincadeiras;
Deslocar-se com destreza no espaço ao andar, pular, correr,
etc... desenvolvendo atitudes de confiança nas próprias capacidades motora.
Superar limites;
Escutar textos lidos, e diverti-se apreciando a leitura
feita pelo professor;
Observar e descrever oralmente imagens visuais diversas;
Associar os
símbolos escrito a fala;
Atribuir valor
sonoro a letras contextualizadas
em musicas
Ler do jeito que sabe;
Lê, com ou sem ajuda do professor associando o oral ao
escrito.
Promover momento de aprendizagem lúdica, levando a
criança a construir e entender as
Noções Básicas de temperatura
Reforçar o estudo dos números
|
Meio ambiente
· Ecologia;
· Lixo; reciclagem;
· Seres vivos e não vivos:
(Plantas /Animais);
Dança;
Sentidos;
Mímica;
Cores;
Pintura;
Fotografias;
Jogos (arremesso
/ encaixe / faz de contas);
Retomar / introduzir
o estudo (descriminação / leitura / escrita /
reescrita) das vogais e do
Alfabeto;
Músicas;
Dinâmicas:
Jogos;
gênero textual:
musica
Noções básicas de temperatura
Número(
|
Desenvolvimento e
participação em atividades concretas/reais que possibilitem o cuidado, a
responsabilidade e o respeito para com a vida:
·
Realização
de experiências;
·
Plantação
e cuidado de canteiros / jardins / hortas escolares;
·
Adotar
e cuidar de um animalzinho;
·
Discussão coletiva e registro diário das
experiências, com orientação do professor;
·
Socialização
das descobertas para a comunidade escolar;
Manipulação de materiais, objetos e
brinquedos diversos para aperfeiçoamento das habilidades motoras e
conhecimento do corpo;
Dinâmicas diversas;
Observação e analise das
características corporais;
Vivenciar diversas formas de locomoção,
deslocamento e orientação no espaço;
Seleção de gestos, imitando e recriando;
Participação em situações de comunicação oral; (recados,
dinâmicas, canto)
Roda de leitura (textos diversos e
principalmente letras de musicas),
rede de ideais sobre os mesmos.
Descrição e representação de imagens,
fatos, cenas por meio da oralidade, linguagem gestual e / ou
escrita mesmo que de forma não
convencional;
Memorização de letras de musicas para
dinamizar a aprendizagem,
Exercitar a leitura e escrita por meio
de brincadeiras e orientação do professor;
Permitir o “burburinho” que impera entre
as crianças, pois o mesmo é mais do que sinal de bagunça, é sinal
comunicando;
Participação em
situações reais nas a criança possa participar de brincadeira e
experiência que lhes permitam perceber as noções básicas de temperatura:
Ex:
percepção da temperatura nas comidas: dindim, sopa;
Ligar e desligar o ventilador;
Leitura e treino dos números
|
|||||||
JUNHO
|
Vivenciar histórias e modo de vida do lugar como parte de
um todo integrada / globalizado;
Aprender a indagar e a reconhecer relações de mudanças e
permanência nos costumes;
Aprender a estabelecer relações entre o seu dia a dia e
as vivências socioculturais, históricas e geográficas de outras pessoas,
outros grupos me outras gerações.
Estabelecer alguma relação entre o modo de vida e as
características de seu grupo.
Ampliar as possibilidades e desenvolvimentos estéticos
por meio do movimento, conhecimento e utilização de diferentes modalidades de
dança;
Explorar e utilizar os movimentos corporais para
expressar-se por meio das brincadeiras e das demais situações de interação;
Participar de situações de leitura para inferir
informações pertinentes aos fatos
(historia) e
acontecimentos vividos;
Vivenciar as tradições juninas
Desenvolver o gosto pela leitura e a imaginação por
intermédios da texto bem escrito;
Estabelecer relação entre som e letra;
Produzir textos
e registrar as descobertas utilizando
estratégias próprias de escrita (risco e rabiscos) e / ou tendo o professor
como escriba;
Conhecer, construir e elaborar hipótese de esquemas
topológicos;
|
A vida no campo e a vida cidade;
Tradições juninas;
· Costumes;
· Crenças;
· Danças;
· Alimentação;
· Brincadeiras;
Equilíbrio corporal;
Dança
Musicas;
Gestos;
Coreografias;
Formas;
Sombra;
Percepção;
Tradições juninas;
Exploração de gravuras;
Temas geradores;
Gêneros textuais
-diversificados alusivos a datas comemorativas (festas e
tradições juninas);
Lateralidade
Lateralidade
|
Possibilitando o conhecimento de hábitos e costumes socioculturais diversos
quanto a articulação com aqueles que a criança conhecem, como tipos de
alimentação, vestimentas, musicas, jogos e brincadeiras, brinquedos,
atividades de trabalho e de lazer.
Participação em momentos de brincadeiras,
possibilitando a observação, a avaliação, construção de saberes e
comportamento.
Classificação
de alimentos,
Experimentação
culinária;
Realização
de experiências;
Participação
de danças,típicas do
sertão;
Ampliação das possibilidades estéticas do movimento pelo
conhecimento e utilização de diferentes modalidades de musicas, movimentos e
brincadeiras;
Exploração
de diferentes posturas corporais a partir de coreografias e dinâmicas
dirigidas que possibilitem a percepção dos limites, potencialidade, sinais
vitais e integridade do corpo.
Participação real em momentos de leitura ainda que de forma não convencional
aplicação e realização de atividades
desafiadoras nas quais a criança possa
desenvolver estratégias próprias de leitura e escrita (escrever / receber /
ler bilhetes; caça-palavra/letras, advinha, carta enigmática,).
Participação em recitais de poesias / parlendas e
musical junino. O professor deve ser o motivador dessas atividades e a
criança o agente principal.
Confecção
de painéis para exposição e socialização das descobertas, a cerca das festas
e tradições juninas.
Exploração dos conteúdos relacionados, utilizando
material concreto;
Utilização de músicas e brincadeiras para dinamizar a
metodologia de ensino e inserir os conteúdos de maneira prazerosa;
Leitura
de textos e exibição de vídeos informativos.
|
|||||||
AGOSTO
|
Interagir com o meio natural e social para entender
fenômenos indissociáveis aguçando a curiosidade e a argumentação;
Despertar o interesse da criança em demonstrar
curiosidade pelo seu mundo social;
Propiciar atividades que envolvam brincadeiras,jogos e canções que
redimensionem o resgate das tradições culturais e folclóricas de sua
comunidade.
Conduzir os alunos a percepção e a identificação dos
elementos da linguagem musical em atividade de produção / apreciação /
analise de musicas diversas
explicitando-os por meio da
voz, do corpo, de materiais sonoros e de instrumentos musicais.
Brincar com a musica, imitar e reproduzir oralmente;
vivenciar conhecimentos
matemáticos elaborando situações desafiadoras nas quais possam dialogar,
interagir e classificar, ordenar e
seriar
|
Tradições culturais:
· Mitos e Lendas folclóricos;
· Valorização Ee vivencia das crenças e superstições folclóricas;
Som / silêncio;
Ritmo
Texto (músicas diversificadas)
Compositor;
Percepção;
Gestos;
Escuta de obras musicais;
Interpretação de musicas;
Representação por meio de desenhos;
Improvisações musicais;
Movimentos corporais;
Apreciação musical;
Classificação
Ordenação
Seriação
|
Resgate e valorização de nossa cultura
utilizando pesquisas, vídeos e documentos diversos;
Ouvir causos de nossa terra, contados por
pessoas da comunidade;
Vivência prazerosa em momentos de
brincadeiras e cantigas que resgatem a cultura local / regional, etc...
Exposição e leitura de contos, lendas e
documentários sobre os seres mitológicos do folclore brasileiro.
Exposição,
contagem, conceito e memorização dos
números por meio de músicas, leitura e vídeos;
Participação em brincadeiras nas quais a criança possa
fazer classificação, contagem, ordenação e seleção de letras, cores, números
e objetos que estiverem ao seu redor;
|
|||||||
SETEMBRO
|
Identificar e compreender o seu espaço social;
Despertar o interesse e a participação da criança em
momentos cívicos que favoreçam o patriotismo (respeito e amor a pátria)
Conhecer e valorizar manifestações culturais da sua
comunidade e os modos de vida de outros grupos sociais e povos, valorizando
as diferenças e semelhanças;
Investigar / ampliar o
repertorio musical das crianças;
Ressaltar e valorizar as características e padrões estéticos das
diferentes culturas representadas em
letras de músicas.
Expressar-se, comunicando-se
pelo uso da linguagem cantada;
Identificar elementos da musica, explorando-os para
expressar; interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo;
|
A criança e a sociedade:
· Casa / Rua ;
· Personagens ilustres de nossa terra;
· Símbolos governamentais
Interpretação de musicas;
Representação por meio de
desenhos;
Improvisações musicais;
Movimentos corporais;
Apreciação musical;
|
Participação ativa em atividades que
ressaltem a cultura, as tradições, e a historia da sociedade na qual a
criança esta inserida;
Exibição de filmes , exposição de fotos,
maquetes e documentários;
Exposição e apreciação dos símbolos
oficias (bandeiras, brasão e hinos: da
independência, à bandeira, nacional...)
Identificação de alguns papéis sociais
existentes entre seus grupos.
|
|||||||
OUTUBRO
|
Aprender e desenvolver a leitura, a imaginação e noções
de cidadania por meio do lúdico;
Desenvolve as múltiplas inteligências e habilidades por
meio do faz-de-conta;
Desenvolver
compreensão cada vez mais ampla da realidade social e natural e das formas de intervir nelas;
Ampliar possibilidades de agir com autonomia, escolha de
espaços, brinquedos e parceiros para brincar, definido regras e recriando
situações vividas.
Vivenciar momentos de aprendizagem prazerosa e construção da cidadania e identidade da criança, por meio
de participação em brincadeiras e jogos educativos; Comunicar-se utilizando a
linguagem do desenho
Participar de situações de pesquisa;
Manipular diferentes materiais gráficos;
Demonstrar atitude de cooperação e solidariedade ao realizar trabalhos;
Desenvolver a formação do pensamento lógico;
Fortalecer os vínculos de amizade;
Valorizar o trabalho em grupo;
Trabalhar a heterogeneidade;
Valorizar a infância
Desenvolver
o raciocínio e habilidades motoras;
Estimular o trabalho cooperativo; utilizando a
brincadeira para desencadear assunto do interesse das crianças.
|
Datas comemorativas;
Direitos e deveres da criança;
· Jogos;
· Brincadeiras;
· Musicas;
· Excursões;
Leitura de texto enigmáticos;
Pinturas (telas);
Escultura;
Linguagem verbal e não verbal;
Criação e produção de formas plásticas e visuais.
Atividades competitivas,
Gincanas;
Teatro e outras atividades prazerosas que
trabalhem a cognição e faça alusão ao dia da criança.
Jogos;
Brincadeiras;
Raciocínio lógico.
|
Elaboração de projetos para trabalhar / temas geradores com os quais
possa trabalhar a construção da cidadania, os direitos e deveres da criança
de forma prazerosa;
Participação em atividades
interdisciplinares e lúdicas que
desenvolvam aspectos sociais, psicos e motor que promovam a aprendizagem, o desenvolvimento pleno e saudável,
trabalhando o equilíbrio, tiro, flexibilidade, resistência, velocidade,
imaginação e cognição.
Listagem e vivência de brincadeiras;
Participação em atividades competitivas
(jogos, gincanas, show de calouros, etc..)
Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos
gestuais, visando produção de marcas gráficas;
Informações sobre obras ouvidas / lidam / apreciadas e
seus autores.
Manipulação de diferentes objetos e
matérias, explorando suas características, propriedades e possibilidades de
manuseio;
Criar
situações favoráveis ao desempenho das crianças;
Aplicação
de atividades que permitam trabalhar em grupo;
Aplicação
de atividades que explorem a cognição e as habilidades motoras de cada
criança;
Fazer
intervenções problematizadora sempre que possível;
Mediante atividades lúdicas,
revisar os conteúdos propostos;
Aplicação de atividades prazerosa, como quebra-cabeças, recortes e
montagem, jogo dos “sete” erros, o chefe mandou, etc;
|
|||||||
NOVEMBRO
E
DEZEMBRO
|
Construir conhecimentos,
desenvolver habilidades e inteligência motoras, trabalhando o saber fazer do aluno
e suas capacidades intelectuais,
Desenvolver atitudes e
aprendizagem em suas diferentes dimensões: afetiva, educacional,
cognitiva, cultural, social, psicológica, dentre outras.
Participar de
atividades que garantam o direito constitucional e ético;
Manter o interesse e o cuidado pelo mundo físico e
social, através de perguntas, interpretações, manifestando opiniões próprias,
demonstrando espontaneidade e originalidade em suas ações;
Despertar e educar a
atenção e a observação;
Exercitar a memória, o pensamento e a inteligência;
Organizar idéias e pensamento desenvolvendo a imaginação;
Dar margem ao desenvolvimento da linguagem;
Desenvolver a percepção tátil, auditiva, visual e critica por
meio de dramatizações;
Canalizar excessos de energia, favorecendo a descarga emocional;
Reconhecer e utilizar a linguagem dramática.
Ler textos verbais e não
verbais com base na observação,
descrição e interpretação de imagens;
Inserir
a criança no mundo letrado;
Vivenciar situações reais de leitura e escrita
Fixar os conceitos matemáticos e
desenvolver estratégias de resoluções problemas.
|
Temas transversais;
Ø Atitudes,
Ø Ética,
Ø Amizade,
Ø Valores;
Ø Normas de
comportamento;
Ø Questão de gênero
Desenho
Habilidades
afetiva, estratégias e técnicas;
Capacidades intelectuais e afetivas;
TEATRO
Coordenação
visomotora;
Imaginação
criadora;
Dramatização;
Percepção;
Linguagem:
gestual; dramática;
Verbal e não
verbal;
Equilíbrio
corporal;
Improvisação;
Dicção.
Expressão
oral e escrita ;
Leitura
infantil,
Temas geradores;
Números;
Contagem;
Movimento;
|
Elaboração de projetos
para trabalhar temas geradores
pertinentes à época e acontecimentos reais: priorizando a aprendizagem de
suas ações:
*Habilidade,
estratégias e técnicas (teatro, brincadeiras, dança, movimento, etc)
*Atitudes e
Capacidades da área afetiva tais como atitudes, ética, amizade, valores e normas de
comportamentos.
*Capacidades intelectuais símbolos, signos, idéias, imagens e
interpretações. Fatos, códigos lingüísticos
(leitura / escrita), relações estatísticas, dados, conceitos e
princípios.
Participação em
atividades que garantam o direito constitucional e ético de aprender na
escola;
Participação em jogos de atenção, observação, improvisação,
etc...
Experimentação e articulação entre as expressões corporais,
plásticas e sonoras;
Experimentação na improvisação a partir de estímulos diversos:
(temas, textos dramáticos, poéticos, tirinha, etc, objetos, mascaras,
situações físicas, imagens, som).
Seleção e organização dos objetos a serem usados no teatro e
participação de cada um nas atividades propostas;
Elaboração e utilização
de cenários, figurinhos, maquiagem, adereços, objetos de cena, som.
Realização de rodas de conversa nas quais a criança possa
comentar espontaneamente o que
percebera nas leituras feitas pelo professor;
Visualização das vogais e consoantes; do nome próprio. Nome da
escola;
Produzir oral e coletivamente textos, com base em gravuras,
vídeos, passeios; Resolução de situações problemas em contexto reais e
favoráveis a aprendizagem;
Contextualização dos
conteúdos e envolvimento dos educandos em situações concreta nas quais possa
explorar a contagem, a escrita de números e
perceber que a matemática está
presente em todas as ações do nosso cotidiano.
|
|||||||
DISCIPLINA: ARTE
MODALIDADE: CRECHE
|
||||||||||
OBJETIVOS
|
CONTEUDOS
|
SUGESTÕES
METODOLÓGICAS
|
||||||||
FEVEREIRO
|
Possibilitar o desenvolvimento
dos aspectos cognitivos,
perceptivo , criativo e expressivo nas linguagens musicais, visuais, cênicas e
do movimento, por meio da fruição, apreciação e reflexão
do fazer da leitura deste
fazer e da sua inserção no tempo.
Promover o desenvolvimento intelectual
das crianças;
|
COGNIÇÃO
Expressão e
comunicação;
Músicas;
Mímica;
Vídeos;
Brincadeiras lúdicas;
Desenho livre;
Coordenação motora;
|
O professor deve
propor
atividades diversificadas com
intenção de levar a criança a perceber a presença da arte
(belo) em todos as ações
cotidianas, enfocando as
brincadeiras e o diálogo como elemento expressivo.
Desenho livre;
Colagem com folas,
papel, lãs, tecidos, botões, etc;
Pintura a dedo, com tinta guache.
|
|||||||
MARÇO
|
Ampliar o
conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e
materiais, explorando suas possibilidades
de manuseio, entrando em contato com formas diversas de expressões
artísticas;
Utilizar diversos materiais gráficos
e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar
suas possibilidades de expressão e comunicação;
·
Produzir trabalhos
de arte utilizando a linguagem do
desenho, da pintura, da modelagem e da construção desenvolvendo o gosto, o
cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
|
ARTES:
VISUAIS /PLÁSTICAS
Desenho;
Colagem;
Pintura;
Escultura;
Gravuras;
Modelagem;
Produções informatizadas;
Observação;
Leitura de imagens;
Criação artística;
|
Manipulação
de diferentes
objetos e materiais, explorando suas características,
propriedades e possibilidades de manuseio;
Criação de desenhos,
de
pinturas, e modelagens, a partir do próprio repertorio e
da utilização dos elementos da linguagem das artes visuais (ponto, linha,
cor, forma, etc.)
Apreciação de
suas produções e dos outros,
por meio de observação e leitura de
alguns elementos da linguagem
plástica.
Conhecimento
da diversidade de produções
artísticas, como desenho, pintura, escultura, construções e fotografias,
colagem, ilustrações, filmes, cinema, desenho animado,.
Apreciação e leitura de obras de arte;
Modelagem com massa, argila e pó de serraria;
|
|||||||
ABRIL
|
Perceber a trajetória expressiva nos movimentos e nas ações expressas no
nosso cotidiano.
Priorizar o desenvolvimento das capacidades expressivas;
Desenvolver habilidades motoras;
Desenvolver o espírito esportivo e competitivo.
|
MOVIMENTO
Movimentos do
corpo: andar / correr
saltar / pular;
Apreciação de
imagens (vídeos / fotografias);
Fazer -desenhos;
Brincadeiras de
faz-de-conta;
Teatro de sombra e fantoche
|
Utilização expressiva e
intencional do movimento nas situações cotidianas,
(banho, vestir roupa, calçar sapatos, subir e descer escadas); e em
momentos de
brincadeiras;
Dramatizar músicas de
acordo
com o
ritmo e musicalidade;
Participação
em atividades
esportivas;.
Brincadeiras e competições
Diversas;
|
|||||||
MAIO
|
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
Movimentar o corpo com a intenção de expressar
brincadeiras;
Deslocar-se com destreza no espaço ao andar, pular,
correr, etc... desenvolvendo atitudes de confiança nas próprias capacidades
motora.
Superar limites;
|
Dança;
Sentidos;
Mímica;
Cores;
Pintura;
Fotografias;
Jogos (arremesso
/ encaixe / faz de contas);
|
Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos
para aperfeiçoamento das habilidades motoras e conhecimento do corpo;
Dinâmicas diversas;
Observação e analise das
características corporais;
Vivenciar diversas formas de locomoção, deslocamento e
orientação no espaço;
Seleção de gestos, imitando e recriando;
|
|||||||
JUNHO
|
Ampliar as possibilidades e desenvolvimentos estéticos
por meio do movimento, conhecimento e utilização de diferentes modalidades de
dança;
Explorar e utilizar os movimentos corporais para
expressar-se por meio das brincadeiras e das demais situações de interação;
|
Equilíbrio corporal;
Dança
Musicas;
Gestos;
Coreografias;
Formas;
Sombra;
Percepção;
|
Ampliação das possibilidades estéticas do movimento pelo
conhecimento e utilização de diferentes modalidades de musicas, movimentos e
brincadeiras;
Exploração de diferentes posturas corporais a partir de
coreografias e dinâmicas dirigidas que possibilitem a percepção dos limites,
potencialidade, sinais vitais e integridade do corpo.
|
|||||||
AGOSTO
SETEMBRO
|
Conduzir os alunos a percepção e a identificação dos
elementos da linguagem musical em atividade de produção / apreciação /
analise de musicas diversas
explicitando-os por meio da
voz, do corpo, de materiais sonoros e de instrumentos musicais.
Brincar com a musica, imitar e reproduzir oralmente;
Investigar / ampliar o repertorio musical das crianças;
Ressaltar e valorizar
as características e padrões estéticos das diferentes culturas
representadas em letras de músicas.
Expressar-se, comunicando-se pelo uso da linguagem
cantada;
Identificar elementos da musica, explorando-os para
expressar; interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo;
|
MUSICA
Som / silêncio;
Ritmo
Texto (músicas diversificadas)
Compositor;
Percepção;
Gestos;
Escuta de obras musicais;
Interpretação de musicas;
Representação por meio de desenhos;
Improvisações musicais;
Movimentos corporais;
Apreciação musical;
|
Participação em situações que possam interagir com musicas,
canções e movimentos corporais;
Exploração, expressão e produção de sons com a voz, o
corpo e o entorno de materiais sonoros diversificados.
Pesquisas sobre as
musicas
ouvidas / lidas e seus compositores;
Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;
Participação em situações nas quais possam interagir com
musicas, canções e movimentos corporais.
Escuta de obras musicais de diversos gêneros, época e
cultura da produção musical brasileira e de outros povos.
Participação em atividades que desenvolvam propiciem o reconhecimento de palavras constantes em
letras de músicas;
Ouvir, ler e interpretar letras de musicas;
|
|||||||
OUTUBRO
|
Comunicar-se utilizando a linguagem do desenho
Participar de situações de pesquisa;
Manipular diferentes materiais gráficos;
Demonstrar atitude de cooperação e solidariedade ao realizar trabalhos;
|
DESENHO
Leitura de texto enigmáticos;
Pinturas (telas);
Escultura;
Linguagem verbal e não verbal;
Criação e produção de formas plásticas e visuais.
|
Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos
gestuais, visando produção de marcas gráficas;
Informações sobre obras ouvidas / lidam / apreciadas e
seus autores.
Manipulação de diferentes objetos e matérias, explorando
suas características, propriedades e possibilidades de manuseio;
|
|||||||
NOVEMBRO
|
Despertar e educar a atenção e a observação;
Exercitar a memória, o pensamento e a
inteligência;
Organizar idéias e pensamento
desenvolvendo a imaginação;
Dar margem ao desenvolvimento da
linguagem;
Desenvolver a percepção tátil, auditiva,
visual e critica por meio de dramatizações;
Canalizar excessos de energia,
favorecendo a descarga emocional;
Reconhecer e utilizar a linguagem dramática.
|
TEATRO
Coordenação visomotora;
Imaginação criadora;
Dramatização;
Percepção;
Linguagem: gestual; dramática;
Verbal e não verbal;
Equilíbrio corporal;
Improvisação;
Dicção.
|
Participação em jogos de atenção,
observação, improvisação, etc...
Experimentação e articulação entre as
expressões corporais, plásticas e sonoras;
Experimentação na improvisação a partir
de estímulos diversos: (temas, textos dramáticos, poéticos, tirinha, etc,
objetos, mascaras, situações físicas, imagens, som).
Seleção e organização dos objetos a
serem usados no teatro e participação de cada um nas atividades propostas;
Elaboração e utilização de cenários,
figurinhos, maquiagem, adereços, objetos de cena, som.
|
DISCIPLINA:
LINGUAGEM E CÓDIGOS
MODALIDADE:
CRECHE
|
|||
OBJETIVOS
|
CONTEUDOS
|
SUGESTÕES METODOLÓGICAS
|
|
F
E
V
E
R
E
I
R
O
|
Contribuir
para a formação do sujeito na interação com o outro, na construção de
conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento;
Propiciar
variadas situações de comunicação nas quais a criança possa interagir
expressando desejos e sentimentos por
meio da linguagem oral.
Desenvolver a
capacidade de atenção e concentração utilizando o discurso oral;
|
Socialização;
Interação;
Oralidade;
Comunicação;
Brincadeiras;
Desenhos livres;
Gênero textual:
Fábulas.
|
Preparação
do ambiente escolar tornando-o um lugar prazeroso e dinâmico;
Propiciar
momentos de comunicação, aconchego, nos quais a criança possa interagir e
expressar-se espontaneamente;
Escolha
coletiva e leitura de historias/fábulas e brincadeiras para trabalhar os
sentimentos, a adaptação, as regras de convivência e fruição da imaginação.
|
M
A
R
Ç
O
|
Promover
experiências significativas de aprendizagem da língua e ampliar as capacidade
de comunicação e expressão associadas às competências lingüística básicas
(falar, escutar);
Enriquecer
o vocabulário da criança para facilitar a troca de idéias, discussões e
formulação de diferentes hipóteses;
Favorecer
o desenvolvimento da linguagem oral possibilitando a criança ampliar seu
universo de observação, de ralações e a própria expressão falada;
Introduzir
o estudo das vogais contextualizadas em contos;
|
Falar / escutar;
Dialogo oral;
Vogais;
Nome próprio;
Jogos
Gênero textual:
contos de fada;
Lista:
|
Escutar
a criança com atenção, dar atenção e atribuir sentido ao que ela fala, reconhecendo que quer dizer algo
Participação
em diversas situações de intercambio social, nas quais possa elaborar e
responder perguntas;
Utilização
de fantoches e musicas para iniciar a observação e estudo das letras em
diversas situações sociais e corriqueiras do cotidiano da criança;
Apresentação
visual e exploração fonológica de
letras / números contextualizadas
em contos de fada;
Trabalhar
com leitura / escrita (convencional ou não) do nome próprio;
|
A
B
R
I
L
|
Enriquecer
o vocabulário por meio da contação de historias e roda de conversa nas quais
o aluno seja instigado a falar / contar / recontar historia e fatos ao grupo;
Buscar significado das palavras de acordo com o
meio sociocultural;
Atribuir
valor sonoro as letras do nome próprio de cada aluno.
Vivenciar
a leitura prazerosa;
Vivenciar
práticas de leitura e escrita de poemas e histórias infantis contextualizando letras / palavras para ampliar seu
repertorio de letras ao escrever;
|
Leitura
oral;
Dialogo;
Nome
próprio;
Vogais;
Ilustrações;
Dinâmicas;
Quebra-cabeça.
Gênero textual: Poema / historia em quadrinhos
|
Responder
ou comentar de forma coerente aquilo que a criança diz, para que ocorra uma
interlocução real, não tomando a fala da criança como ponto de vista
narrativo, julgando-a se está certa ou errada;
Integrar
a fala da criança no contexto pedagógico ressignificando-a;
Promover momentos de inclusão das crianças em
atividade de leitura prazerosa;
Reforçar
o estudo das vogais e letras do nome próprio
contextualizadas nos poemas e historias lido;
|
M
A
I
O
|
Escutar
textos lidos, e diverti-se apreciando a leitura feita pelo professor;
Observar
e descrever oralmente imagens visuais diversas;
Associar os símbolos escrito a fala;
Atribuir valor sonoro a letras contextualizadas em musicas
Ler
do jeito que sabe;
Lê,
com ou sem ajuda do professor associando o oral ao escrito.
|
Retomar
/ introduzir o estudo
(descriminação / leitura / escrita / reescrita) das vogais e do
Alfabeto;
Músicas;
Dinâmicas:
Jogos;
Genro textual:
Musica
|
Participação
em situações de comunicação oral;
(recados, dinâmicas, canto)
Roda
de leitura (textos diversos e principalmente letras de musicas), rede de ideais sobre os mesmos.
Descrição
e representação de imagens, fatos, cenas por meio da oralidade, linguagem
gestual e / ou
escrita
mesmo que de forma não convencional;
Memorização
de letras de musicas para dinamizar a aprendizagem,
Exercitar
a leitura e escrita por meio de brincadeiras e orientação do professor;
Permitir
o “burburinho” que impera entre as crianças, pois o mesmo é mais do que sinal
de bagunça, é sinal comunicando;
|
J
U
N
H
O
|
Participar
de situações de leitura para inferir informações pertinentes aos fatos (historia) e
acontecimentos
vividos;
Vivenciar
as tradições juninas
Desenvolver
o gosto pela leitura e a imaginação por intermédios da texto bem escrito;
Estabelecer
relação entre som e letra;
Produzir textos e
registrar as descobertas utilizando estratégias próprias de escrita
(risco e rabiscos) e / ou tendo o professor como escriba;
|
Tradições
juninas;
Exploração
de gravuras;
Temas
geradores;
Gêneros textuais
-diversificados
alusivos a datas comemorativas (festas e tradições juninas);
|
Participação
real em momentos de leitura ainda que
de forma não convencional aplicação e realização de atividades desafiadoras nas quais a criança possa desenvolver
estratégias próprias de leitura e escrita (escrever / receber / ler bilhetes;
caça-palavra/letras, advinha, carta enigmática,).
Participação
em recitais de poesias / parlendas
e musical junino. O professor
deve ser o motivador dessas atividades e a criança o agente principal.
Confecção
de painéis para exposição e socialização das descobertas, a cerca das festas
e tradições juninas.
|
A
G
O
S
T
O
|
Acionar
estratégias diversificadas de integração de todas as crianças com a
comunidade e o fantástico mundo da leitura e escrita;
Listar
palavras do jeito que sabe;
Escutar lendas brasileiras;
Descrever
oralmente os seres mitológicos que conhecem;
Incentivar as crianças a participarem das rodas de
conversas, de leitura e das brincadeiras de faz-de-conta;
Contextualizar
personagens históricos a situações reais;
|
Percepção;
Atenção;
Leitura
Desenho,
Gravuras
e letras;
Atitudes
e comportamento;
Gênero textual:
Lendas
/ listas
|
Tornar
o ambiente agradável e convidativo a leitura
Manuseio
com jogos de letras e palavras associadas aos nomes dos seres mitológicos
estudados
Rodinha
inicial de informações sobre temas
geradores de estudo;
Exibição
e vídeos;
Dramatização;
Dinâmicas
variadas.
Hora
da novidade e da surpresa;
Escrita
e Leituras livres,
|
S
E
T
E
M
B
R
O
|
Utilizar
a leitura e a escrita como mecanismo de inserção da
criança
na sociedade, levando-a a conhecer, vivenciar e resgatar valores;
Promover
ocasiões em que a linguagem oral e escrita sejam exploradas no contexto
social.
|
Músicas cíveis;
Vídeo e textos
adequado a faixa etária de cada
turma e contextualizando- os a
festejos municipais
|
Leitura
e escrita de textos de acordo com o
potencial e necessidade de cada criança;
Exibição
de vídeos relacionados à fatos históricos concernentes as tradições históricas;
Passeatas
e dramatizações a cerca dos assuntos estudados.
|
O
U
T
U
B
R
O
|
Desenvolver
a formação do pensamento lógico;
Fortalecer
os vínculos de amizade;
Valorizar
o trabalho em grupo;
Trabalhar
a heterogeneidade;
Valorizar
a infância
|
Atividades competitivas,
Gincanas;
Teatro e outras atividades
prazerosas que trabalhem a cognição e faça alusão ao dia da criança.
|
Criar
situações favoráveis ao desempenho das crianças;
Aplicação
de atividades que permitam trabalhar em grupo;
Aplicação
de atividades que explorem a cognição e as habilidades motoras de cada
criança;
Fazer
intervenções problematizadora sempre que possível;
|
N
O
V
E
M
B
R
O
|
Ler textos verbais e não
verbais com base na observação,
descrição e interpretação de imagens;
Inserir
a criança no mundo letrado;
Vivenciar
situações reais de leitura e escrita
|
Expressão
oral e escrita ;
Leitura
infantil,
Temas
geradores;
|
Realização
de rodas de conversa nas quais a criança possa comentar espontaneamente o que percebera nas leituras feitas pelo
professor;
Visualização
das vogais e consoantes; do nome próprio. Nome da escola;
Produzir
oral e coletivamente textos, com base em gravuras, vídeos, passeios;
|
DISCIPLINA:
MATEMÁTICA
MODALIDADE: CRECHE
|
|||
OBJETIVOS
|
CONTEUDOS
|
SUGESTÕES
METODOLÓGICAS
|
|
F
E
V
E
R
E
I
R
O
|
Despertar
na criança através do lúdico a concepção de matemática.
|
Noções de atributo
|
Participação
em brincadeiras e jogos com objetos
coloridos;
Explorações
táteis, orais e visuais das cores, formas e tamanho dos brinquedos e outros
objetos presentes no ambiente escolar;
|
M
A
R
Ç
O
|
Proporcionar
situações que desafie o raciocínio lógico e leve a criança a reconhecer
noções de atributo, medidas e idéia de grupo.
|
Noções de medidas
manhã tarde
noite
Hoje /
ontem
|
Observação
de cenas / vídeos, rede de idéias para identificar o tempo em que acontecem
as cenas;
Exposição
e observação do calendário indicando os dias da semana, data e mês;
|
A
B
R
I
L
|
Identificar
características do raciocínio combinatório em situações – problemas contextualizadas e atividades lúdicas
especificas.
Construir
o conceito de números.
|
Idéias de grupo
pouco / muito
Idéias de comparação
Números (
|
Manuseio
e classificação de material concreto
como: tampinhas, bolas, garrafas e outros materiais, classificar e usar a imaginação criando
novos objetos.
Realização
de atividades nas quais a criança possa fazer
agrupamentos com muito e ou com pouco elementos; classificá-los segundo as características
(cor / amanho / forma) iguais ou diferentes.
Confecção
de mural dos números;
|
M
A
I
O
|
Promover
momento de aprendizagem lúdica, levando a criança a construir e entender as
Noções
Básicas de temperatura
Reforçar
o estudo dos números
|
Noções básicas de temperatura
Números (
|
Participação em
situações reais nas a criança possa participar de brincadeira e
experiência que lhes permitam perceber as noções básicas de temperatura:
Ex:
percepção da temperatura nas comidas: dindim, sopa;
Ligar
e desligar o ventilador;
Leitura e treino dos números;
|
J
U
N
H
O
|
Conhecer,
construir e elaborar hipótese de esquemas topológicos;
|
Lateralidade
Lateralidade
|
Exploração
dos conteúdos relacionados, utilizando material concreto;
Utilização
de músicas e brincadeiras para dinamizar a metodologia de ensino e inserir os
conteúdos de maneira prazerosa;
Leitura
de textos e exibição de vídeos informativos.
|
A
G
O
S
T
O
|
Vivenciar
conhecimentos matemáticos elaborando situações desafiadoras nas quais possam
dialogar, interagir e classificar,
ordenar e seriar
|
Classificação
Ordenação
Seriação
|
Exposição,
contagem, conceito e memorização dos
números por meio de músicas, leitura e vídeos;
Participação
em brincadeiras nas quais a criança
possa fazer classificação, contagem, ordenação e seleção de letras, cores,
números e objetos que estiverem ao seu redor;
|
S
E
T
E
B
R
O
|
(Re)
Introduzir conceitos numéricos e
números de
Trabalhar
a contagem por meio de musicas.
|
Noção
/ conceito de números.
Contagem;
|
Fazer
contagem em todas e quaisquer situações corriqueiras do dia-a-dia;
Comparação
de números falados a quantidades
visíveis.
Leitura,
escrita e reescrita de números.
|
O
U
T
U
B
R
O
|
Desenvolver
o raciocínio e habilidades motoras;
Estimular
o trabalho cooperativo; utilizando a brincadeira para desencadear assunto do
interesse das crianças.
|
Jogos;
Brincadeiras;
Raciocínio
lógico.
|
Mediante
atividades lúdicas, revisar os conteúdos propostos;
Aplicação
de atividades prazerosa, como
quebra-cabeças, recortes e montagem, jogo dos “sete” erros, o chefe mandou,
etc;
|
N
O
V
E
M
B
R
O
|
Fixar
os conceitos matemáticos e desenvolver estratégias de resoluções problemas.
|
Números;
Contagem;
Movimento;
|
Resolução
de situações problemas em contexto reais e favoráveis a aprendizagem;
Contextualização
dos conteúdos e envolvimento dos educandos em situações concreta nas quais
possa explorar a contagem, a escrita de números e perceber
que a matemática está presente em todas as ações do nosso cotidiano.
|
...
DISCIPLINA: ARTE
MODALIDADE: PRÉ-ESCOLA (
|
|||
OBJETIVOS
|
CONTEUDOS
|
SUGESTÕES METODOLÓGICAS
|
|
F
E
V
E
R
E
I
R
O
|
Desenvolver a formação
integral da criança, desenvolvendo o senso
critico, artístico e inventivo.
Possibilitar o desenvolvimento
dos aspectos cognitivos,
perceptivo, criativo e expressivo nas linguagens musicais, visuais,
cênicas e do movimento, por meio
da fruição, apreciação e reflexão do fazer da leitura deste fazer e da sua
inserção no tempo.
Investigar e criar o universo da
arte em suas diversas formas de
representação
Valorizar a
arte em geral;
Favorecer o desenvolvimento
integral da criança;
Ampliar o conhecimento de mundo
e sua cultura;
Promover
experiências significativas de aprendizagem da língua e ampliar as capacidade
de comunicação e expressão associadas as quatros competências lingüística
básicas (falar, escutar, ler e escrever);
Familiarizar-se
aos poucos com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros
portadores de texto e das vivência de diversas situações nas quais se faça
necessário;
Comunicar-se
utilizando a linguagem oral e escrita;
|
COGNIÇÃO
Expressão e
comunicação;
Músicas;
Mímica;
Vídeos;
Brincadeiras
lúdicas;
|
O professor deverá propor
atividades de leitura de poemas, contos de
fada, historias diversas,
apreciação de artes (gravuras,
esculturas) com intenção levar o aluno
a perceber a presença da arte (belo) em todos as ações literárias e
cotidianas.
Exposição e apreciação de
obras artísticas diversificadas;
Manipulação de diversos
materiais gráficos;
Exposição de temas, por meio de
idéias próprias, justificativa e argumentação;
|
M
A
R
Ç
O
A
B
R
I
L
|
Entender os múltiplos sentidos
da arte por meio de conversas
informais e pesquisas
Interessar-se pelas produções
artísticas (próprias, dos
colegas, e de artistas famosos);
Ler uma obra de arte com base na
observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos;
Perceber elementos básicos da
linguagem visual em suas articulações nas imagens produzidas;
Observar produções alheias para
percebendo semelhanças e diferenças;
Apreciar artes visuais por meio
da observação e da leitura;
Ler obras de arte com base na
observação, narração, descrição e interpretação de imagens;
|
ARTES:
VISUAIS
/ PLÁSTICA
Historia em
quadrinhos;
Criação e
produção de formas plásticas e
visuais;
Elementos básicos da linguagem
visual;
Leitura de imagens diversificada;
Desenho;
Pintura;
Escultura;
|
Apreciação, xperimentação
ampliação do conhecimento da
linguagem artística (visual, musical, cênica, dança) por meio de contação de
historias utilizando fantoches, dramatização e coreografia.
Valorização de suas produções e
de seus colegas por meio de socialização, exposição e argumentação;
Investigar em desenhos / telas
de artistas famosos:
elementos formais:
(linha, ponto, textura)
elementos intelectuais:
( ritmo, equilíbrio,
profundidade);
elementos vivenciais:
( titulo, tema, vida e obra,
localização no tempo e no espaço, etc..)
participação em situações de
pesquisas;
|
M
A
I
O
J
U
N
H
O
|
Ampliar os movimentos
corpóreos;
Experimentar diversas formas de
locomoção;
Selecionar gestos e movimentos
imitando-os;
Deslocar-se e orientar-se com
destreza no espaço;
Levar as crianças à compreensão do saber estético e a
construção de novos saberes artísticos por meio da alfabetização estética (
educação dos sentidos);
Realizar com eficiência o dialogo com o mundo por meio
dança e cantigas improvisadas;
Desenvolver a motricidade;
Possibilitar o desenvolvimento das capacidades motoras
como força, velocidade e agilidade;
Desenvolver a percepção do corpo em relação a si próprio e
controlar o corpo em situações tanto estáticas quanto dinâmicas;
Explorar as múltiplas possibilidades de posicionar,
equilibrar e locomover o próprio corpo;
Estimular os movimentos naturais no aspecto físico –
motor, e o ritmo próprio de cada criança no aspecto percepto-cognitivo e
sócio- afetivas;
|
MOVIMENTO
Dança;
Musicas;
Desenhos;
Gestos;
Modelagem;
Pintura;
Vídeos;
Fotografias;
Movimento do corpo;
Atividades rítmicas;
Equilíbrio;
|
Movimentar-se de acordo com o
som e ritmo de músicas;
Participação em atividades que
levem a criança a movimentar-se:
andar /correr / subir / descer/
pular / engatinhar, em fim
movimentar-se a ponto de favorecer o desenvolvimento pleno as necessidade do
corpo;
Reprodução e criação de
movimentos espontâneos e ou dirigidos por meio de musicas, brincadeiras e
situações planejadas ou corriqueiras na sala de aula;
Atividades competitivas:
Brincadeiras dirigidas;
Dinâmicas diversas:
- atividade rítmica;
-atividade de postura e
locomoção;
-atividade de auto controle;
- atividade de baixa
organização;
*jogos de corridas variadas,
*jogos em círculos,
*jogos de interpretação,
-atividades pré-esportivas
Exercícios ritmados:
Danças;
Criação de movimentos:
-Atividades de auto controle
Com e sem aparelho;
|
A
G
O
S
T
O
S
E
T
E
M
B
R
O
|
Expressar sentimentos por meio
de musicas;
Conhecer diversos gêneros
musicais;
Identificar elementos da
musica, explorando-os para se expressar, interagir com os outros e ampliar
seus conhecimentos;
Brincar com a musica, imitar e
reproduzir oralmente;
Ler, escrever e analisar letras
de musicas; comunicar sensações, pensamentos e sentimentos por meio da
linguagem cantada;
Possibilitar o desenvolvimento
motor e rítmico;
Utilizar a musica como fonte de
prazer e descontração;
Pesquisar sobre cantores da
musica popular;
Classificar / identificar
gêneros musicais;
|
MÚSICA
Escuta de obras musicais;
Interpretação musical;
Expressão e comunicação;
Leitura e produção oral e
escrita;
Linha melódica;
Musicas diversas;
Jogos;
Brincadeiras;
|
Selecionar musicas de gêneros
musicais diversificados e convidar as crianças a ouvirem e cantarem;
Participação em jogos e
brincadeira que envolvam a dança e / ou a improvisação musical e movimentos
corporal;
Cantar musicas e criar linhas
com o corpo em movimento;
Ilustração de letras de musica;
Show de calouros;
Brincadeira dirigidas;
|
O
U
T
U
B
R
O
|
Apreciar obras artísticas;
Perceber fatores internos e externos em uma obra de arte;
Valorização da produção da arte em geral
Produzir arte utilizando a linguagem do desenho e da
pintura.
Utilizar os códigos gramaticais específicos de cada
linguagem, suas diversas maneiras de composição e contextualização no tempo e no espaço.
Ampliar e reduzir
figuras;
|
DESENHO
Criação artística;
Leitura de imagem;
Cores, Formas,
Ponto; Linha;
Biografia de artistas;
Leitura de imagem;
Interpretação de desenhos;
Elementos básicos e/ ou contextuais formais:
A linha,
A cor,
O volume,
A superfície.
|
Ampliação do conhecimento
de obras artísticas como
recurso de exploração dos da linguagem
e ponto de partida para sentir, fluir e trabalhar as emoções, sentidos
e sensibilidade do corpo;
Criação de artes a partir de seus próprios repertórios;
|
N
O
V
E
M
B
R
O
|
Utilizar a linguagem dramática;
Participar de situações de
dramatização, faz de conta,
Identificar elementos da
linguagem dramatizada (entonação, gestos / mímica, expressão, etc.);
Observar cenas;
Interpretar historias e
personagens;
Vivenciar personagens de contos
de fada e / ou outros fatos e historias;
Propiciar a flexibilidade da
percepção das qualidades das formas artísticas a partir da elaboração de
perguntas e observação das ações exibidas;
|
TEATRO
Criação;
Dramatização;
Improvisos;
Oralidade;
Sentidos;
Percepção;
Dicção;
Imaginação;
Ficção;
Postura corporal;
|
Descrição e reprodução de
cenas;
Utilização de matérias de
sucata para criação de cenários;
Criação de cenários;
Interpretação de peças
teatrais; Criação de sonoplastia para
personagem de historias contadas;
Exploração de competências
corporais e criação dramática;
Criação de textos e encenação
com o grupo;
Adquirir uma relação de auto
confiança com a produção artística pessoal e conhecimento estético respeitando a própria produção e a
dos colegas;
|
DISCIPLINA:
LINGUAGEM E CÓDIGOS
MODALIDADE: PRÉ-ESCOLA (
|
|||
OBJETIVOS
|
CONTEUDOS
|
SUGESTÕES METODOLÓGICAS
|
|
F
E
V
E
R
E
I
R
O
M
A
R
Ç
O
|
Promover
experiências significativas de aprendizagem da língua e ampliar as capacidade
de comunicação e expressão associadas as quatros competências lingüística
básicas (falar, escutar, ler e escrever);
Familiarizar-se
aos poucos com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros
portadores de texto e das vivência de diversas situações nas quais se faça
necessário;
Comunicar-se
utilizando a linguagem oral e escrita;
Reconhecer
seu nome escrito, sabendo identificá-lo em diversas situações do cotidiano;
Desenvolver
estratégias de escrita; Desenvolver a
consciência fonológica, por meio da leitura de textos que se sabe de có.
Ouvir
textos, interpretá-los, para argumentar ideias contidas nos mesmos;
|
Falar X Escutar:
Expressar
sentimentos;
Nome
próprio;
Vogais
Consoantes
Textos que se sabe de có.
|
Participação em momentos de escrita dirigida sobre
orientação do professor;
Exercício da escrita utilizando alfabeto móvel;
Participação em rodas de conversa, leitura e brincadeiras
de faz-de-conta;
Identificação visual do nome próprio e do nome dos
colegas;
Motivação para ler e escrever do jeito que sabe / com e
ou sem ajuda do professor;
Apropriação do sistema de escrita, enfatizando a leitura
do nome próprio por meio de músicas ( a canoa virou, gente tem sobrenome,
etc...), jogos e brincadeiras;.
Discriminação, identificação oral e treino das letras
contidas no nome próprio e nos textos lidos.
Leitura de textos que se sabe de có, apontando os
vocábulos, para mostra o que está escrito e onde está.
Identificação e classificação gravuras, números e letras maiúsculas e ou minúsculas;
|
A
B
R
I
L
|
Despertar
no aluno a consciência fonológica,
Perceber sonoridade das palavras;
Reconhecer
as características sonoras da linguagem;
Interagir
com o mundo letrado para produzir textos;
Perceber sonoridade das palavras;
Reconhecer
a letra inicial de determinadas palavras;
Apreciar
e produzir textos, tendo o professor como escriba, se necessário.
Ouvir
texto e interpretá-lo;
Ler
mesmo sem saber;
|
Consciência fonológica:
-relação
letra / som
Discriminação
visual de letras e números;
Interpretação
e produção textual
Poema,
poesias,
|
Textos verbais e não verbais;
Discriminação e associação de fonemas a grafemas, por
meio da leitura oral;.
Identificação dos fonemas que compõe uma silaba;
Reconhecimento e sonorização das letras / palavras
contextualizadas em poemas, poesias e
músicas;
|
M
A
I
O
|
Expor
suas ideais e impressões em relação a tema
sobre o qual tenha conhecimento, argumentando e defendendo ponto de
vista;
Ler /
escutar / produzir textos e inferir informações explicitas;
Interessar-se
por escrever palavras e textos mesmo que de forma não convencional;
Produzir
textos a partir de gravuras, fotos, e relatos orais (com ou sem ajuda do
professor);
Criar
/ ampliar estratégias de leitura e escrita;
|
Produção de texto
Comunicação;
Expressão
de desejos e sentimentos
|
Participação em momentos de produção textual coletiva;
Exposição e apreciação de diferentes produções, criadas a
partir do referencial que cada criança possui sobre o assunto explorado;
Escrever do jeito que sabe, acionando hipóteses e estratégias próprias;
Produção coletiva e ou individual de texto, tendo ou não
o professor como escriba;
Utilização de alfabeto móvel;
Exposição dos textos escritos;
|
J
U
N
H
O
|
Participar
em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da
escrita;
Reconhecer
a importância da leitura e escrita o para registro e resgate
da cultura;
Resgatar
a cultura e registrar sua historia por meio da leitura e da escrita, mesmo
que de forma não
convencional;
Descrever
e promover aproximação com aspectos mais formais da linguagem por meio de
situações como ler e contar historias, cantar ou entoar canções, declamar
poesias , dizer parlendas, textos de brincadeiras infantis.
|
Leitura e interpretação de textos informativos
sobre
a vida do homem do campo;
Ø
Alimentação;
Ø
Crenças;
Ø
Vestuários;
Ø
Dialetos;
Ø
Valores;
Listagem de palavras;
|
Reconto de historias conhecidas com aproximação da
historia original no que se refere a descrição de personagens, cenários e
objetos, com ou sem ajuda;
Construção de cenário
para vivenciar situações relacionadas as descobertas;
Leitura de textos informativos;
Descriminação de letras / palavras contextualizadas nas
praticas de leitura e escrita;
Interpretação, produção e dramatização de textos;
Registro e socialização dos conhecimentos;
Participação em rodas de leitura;
|
A
G
O
S
T
O
|
Ampliar
gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão,
interessando-se por conhecer vários gêneros orais e escritos e participando
de diversas situações de intercambio social nas quais possa contar suas vivencias, ouvir as de
outras pessoas, elaborar e responder perguntas;
Participar
de diversas situações de leitura de diferentes gêneros;
Ampliar
o universo discursivo por meio do conhecimento da variedade de textos e de
manifestações culturais que expressam modos e formas próprias de ver o mundo
e de pensar das pessoas;
|
LENDAS DO FOLCLORE
BRASILEIRO
Leitura,
interpretação e produção de:
Ø
Relato de
experiências vividas
Ø
Musicas;
Ø
Poemas;
Ø
Lendas;
Ø
Causos;
Entrevista;
Pesquisas;
|
Relato de experiências vividas e narração de fatos em
sequência temporal e casual;
Conhecimento e produção oral de jogos verbais, como
trava-linguas, parlendas, advinhas, quadrinhas, poemas e canções;
Integração da fala da criança no contexto pedagógico re
significando-o;
Listagem de personagens folclóricos;
Realização de pesquisas e entrevistas com as pessoas da
comunidade a cerca dos seres mitológicos;
Leitura de textos que ressaltem a pluralidade cultural;
|
S
E
T
E
M
B
R
O
|
Enriquecer
e ampliar o repertorio de palavras e competência leitora por meio de músicas
cíveis: hino nacional, hino da independência, hino do município, etc...
Levantar
hipóteses de leitura / compreensão leitora a partir dos escrita de lista
e títulos textuais;
Ampliar
a criatividade e criticidade do aluno, propondo atividades e ações desafiadoras que ampliem
as hipóteses e estratégias de leitura e escrita;
Possibilitar
a ampliação de experiências, estabelecendo novas formas de relação e contatos
com a diversidade de costumes, hábitos e experiências culturais;
|
Produção
textual;
Leitura
diversificada de:
Ø
Hinos oficiais;
Ø
Textos informativos;
Ø
Listas;
|
Motivação para leitura de textos verbais e não verbais, associando-os a
diversas áreas do conhecimento;
Discriminação de letras contextualizadas nos textos
lidos;
Interpretação e produção textual;
Produzir novas versões dos textos lidos (carta
enigmática);
Utilização de técnicas diferente para reescrever textos
bem escrito e divertir-se com eles (uso da linguagem do P, troca de vogais,
etc...), Produção textual enfatizando
as datas comemorativas;
|
O
U
T
U
B
R
O
|
Reconhecer
a capacidade das crianças para escrever e dar legitimidade e significação às
escritas iniciais, uma vez que elas possuem intenção comunicativa;
Ampliar
o vocabulário e apropriar-se do sistema da língua escrita por meio da prática
constante de rodas de leitura e interpretação textual;
Promover
situações prazerosas de leitura que propiciem o conhecimento de bibliografias
que asseguram o prazer de ler;
.
|
LEITURA PRAZEROSA
Ø
Textos que se sabe
de cor;
Ø Fábula;
Ø Listas;
Ø Contos de fada;
|
Escolha coletiva do gênero textual que vai ser
trabalhado, para exercitar a leitura de forma sistemática e continua,
Classificação de textos, filmes e brinquedos a serem
utilizados na sala de aula, justificando as escolhas;
Contação de histórias e músicas alusivos às datas
comemorativas;
Refletir sobre “conteúdos” textuais associando-os à
praticas da vida social;
|
N
O
V
E
M
B
R
O
E
D
E
Z
E
M
B
R
O
|
Planejar
situações de comunicação que exijam diferentes graus de formalidade;
Propor
atividades que permitam diversas estratégias nas formas de resolução
encontrada pelas crianças;
Exercitar
estratégias de leitura e de escrita,
Propor
atividades que façam sentido para as crianças; isto é, que entendam, pra que
e para quem estão escrevendo, revestindo a escrita de seu caráter social;
Ler
para obter informação;
Ler
para divertir-se;
|
PRÁTICAS DE LEITURA
E DE ESCRITA
Escrita
espontânea;
Escrita
dirigida;
Classificação
de palavras, quanto ao campo semântico,
e
sintático;
|
Organização
de momentos de leitura livre;
Oferecer
as crianças textos que permitam que propiciem o prazer de ler: Paródias,
canções, gibis, letras de músicas, poemas, quadrinhas, etc
Excursão e passeio
pelas ruas para exercitar a leitura de textos informativos, placas,
panfletos, letreiros, propagandas;
Identificação e utilização de diferentes formas de
comunicação e informação escrita, percebendo algumas de suas funções para
saber portar-se dentro das mais variada situações e contextos;
|
...
DISCIPLINA: natureza e
sociedade
MODALIDADE: PRÉ-ESCOLA (
|
|||
OBJETIVOS
|
CONTEUDOS
|
SUGESTÕES METODOLÓGICAS
|
|
F
E
V
E
R
E
I
R
O
M
A
R
Ç
O
|
Reconhecer-se
como sujeito de direitos e deveres perante a sociedade;
Respeitar
a diversidade cultural, reconhecendo-a como direito e patrimônio da
humanidade;
Reconhecer
e valorizar manifestações culturais: (indígenas, africanas e da própria
comunidade); valorizando as diferenças e identificando semelhanças;
Valorizar
i patrimônio cultural de seu grupo e interessar-se por conhecer diferentes
formas de expressão cultural;
Aguçar
o censo critico questionando a realidade, identificando problemas e
refletindo sobre possíveis soluções;
|
A
construção da identidade;
A
família;
A
escola;
Os
amigos;
O
meio social;
Coordenação
motora;
Reconhecimento
das partes do corpo;
Jogos
/brincadeiras;
Manuseio
de material concreto
|
Realização
de atividades que propiciem a construção da identidade, desenvolvimento,
autonomia e responsabilidade social, por meio do faz-de-conta e conversas
informais;
Participação
em diversas praticas sociais e atividades desafiadoras que propiciem a
criticidade, criatividade, autonomia: Argumentação, reflexão e socialização
de ideias e conhecimento acerca do mundo e de si mesmo;
Construção
coletiva de relações de afeto e auto-confiança com os sujeitos do meios em
que atua, através de brincadeiras e atividades de rotina, reconstruindo
elementos que os cerca com novos significados;
Confecção
de murais e painéis temáticos; participação em diversas atividades que
desenvolvam progressivamente conhecimentos acerca do “EU” e de cada membros
do seu grupo;
|
A
B
R
I
L
|
Explorar
o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas e estabelecer contatos
com plantas, animais, objetos variados, manifestando curiosidade e interesse
sobre os mesmo;
Despertar
a consciência ecológica, para qualificar e prolongar a vida na terra;
Vivenciar,
contextualizar e comparar acontecimentos numa multiplicidade de tempo e de
modos a formular, indagar e questionar explicações do passado, do presente e
do futuro;
Estabelecer
relação entre o meio ambiente e as formas de vida que nele se estabelecem,
visando sua importância para a preservação das empecíeis e para a qualidade
de vida humana.
|
Organização dos grupos
seu modo de ser, viver e trabalhar
Valorização
da cultura indígena afro-decendente;
Pesquisas
sobre:
Ø
Etnia brasileira;
Ø
Diversidade
cultural;
|
Exposição
e apreciação de fotos, filmes e textos que abordem o modo de vida dos
diversos povos brasileiros: (Índio, negro, branco)
Vivenciar
brincadeiras históricas, jogos e canções de determinados povos / grupos;
Realização
de pesquisas sobre a diversidade cultural, despertando o interesse, o
respeito e aceitação das diferenças;
Participação
de atividades extra-classe que resgatem valores, conscientização e respeito
para com os diferentes modo da vida moderna;
Realização
de festas temáticas que resgatem valores e tradições.
Conhecimento
do modo de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do passado e do
presente.
|
M
A
I
O
|
Desenvolver
compreensão cada vez mais ampla da realidade social e natural e das formas de
nela intervir;
Despertar
o interesse da criança em demonstrar curiosidade pelo mundo social;
Perceber
a permanência e a transformação no modo de vida das pessoas,
estabelecendo relação entre o modo de
vida e as características sociais do seu grupo;
Identificar
semelhanças e diferenças entre o modo de vida na zona urbana e na zona rural;
Reconhecer em seu dia a dia algumas semelhanças existente entre grupos sociais a que
pertencem e a outras comunidades;
Estabelecer
relações entre os fenômenos da
natureza de diferentes regiões (relevo, rios, chuvas, seca, etc.) e as formas
de vida dos grupos sociais que vivem ali.
|
Meio ambiente:
Paisagens;
Agua;
Solo;
Lixo;
Ø
Fauna:
Diversidade
de animais e suas características;
Ø
Flora:
Diversidade
de plantas e suas características;
Ø
Acontecimento
Tempo / Espaço
|
Contextualização
de fatos históricos passados com situações atuais;
Utilização
de fotos, filmagens e testemunhos orais sobre ação do homem na natureza;
Observação,
discursão e registro do processo de transformação ambiental;
Percepção
gradativa, classificação e identificação de atributos dos objetos e seres ao
nosso redor;
Classificação
de animais e plantas segundo suas especificidades e utilidades para a vida
humana;
Conscientização
da importância da reciclagem do lixo;
Participação
em gincanas e oficinas de confecção de
brinquedos reciclados.
|
J
U
N
H
O
|
Resgatar
a cultura e saberes do povo;
Identificar
papéis sociais existentes entre grupos sociais do passado e do presente;
Vivenciar
situações de colaboração social, ampliação do desenvolvimento e o respeito
pela diferenças culturais;
Manter
o interesse e a curiosidade pelo mundo físico, social e cultural, através de
perguntas, interpretações manifestando ideias próprias espontaneidade e
originalidade;
|
Tradições juninas
O
modo de vida no campo X na cidade;
Ø
Valores;
Ø
Tradições;
Ø
Crenças;
Ø
Culinária;
Ø
Vestuários;
Ø
Dialetos;
Ø
Danças;
Tempo
e Espaço;
Fenômenos
da natureza
|
Exposição
de fotos, leitura, exibição de filmes e documentário sobre o êxodo rural;
Discursão e listagem de seus pontos positivos e negativos para a vida do
homem.
Participação
em atividades de pesquisas, e exposição das tradições juninas:
Leitura
de textos informativos; Exibição de filmes e canções que resgatam e contam a
historia do homem do campo;
Vivenciar
tradições juninas: brincadeiras, danças, shou de musicas caipiras;
Montar
barracas culturais para exposição e socialização das descobertas (tradições e
cultura da nossa gente), realização de gincanas e feiras de degustação de
comidas típicas;
Participação
em diferentes atividades envolvendo a
observação e a pesquisa sobre a ação de luz, calor, som, força e movimento.
|
A
G
O
S
T
O
|
Conhecer valorizar manifestações culturais da sua comunidade e os modos de vida de
outros grupos sociais;
Possibilitar
a ampliação do repertório de
conhecimentos a respeito do mundo social, cultural e natural em que está
inserido;
Possibilitar
a construção da aprendizagem e patriotismo por meio de ações culturais
significante, integradas e
relacionais;
Trabalhar
temas geradores que
|
Folclore Brasileiro
Leitura
de lendas;
Listagem
e descrição de seres mitológicos e de
brincadeiras antigas;
Pesquisas
sobre as crenças populares;
Leitura
de textos informativos;
|
Participação
em atividades que envolvam brincadeira, jogos e canções que dimensionem o
regate das tradições culturais, definindo regras e adaptando-as a situações vividas;
Participação
em atividades que envolvam historias, brincadeiras, jogos e canções que digam
respeito as tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos;
|
S
E
T
E
M
B
R
O
|
Desenvolver
gradativamente percepções integradas
do próprio corpo por meio do seu uso na realização de determinadas ações
pertinentes ao cotidiano;
Promover situações que garantam o direito de
aprender brincando, asseguram o direito à cidadania;
|
Costumes
e tradições locais;
A
criança o mundo
(casa rua
bairro município pátria)
Coordenação
motora;
Reconhecimento
das partes do corpo;
Jogos
e brincadeiras;
Manuseio
de material concreto
|
Pesquisas
sobre o modo de vida das pessoas em diferentes lugares e diferentes
situações, utilizando diferentes fontes como objetos, fotografias,
documentários, relatos de pessoas, mapas e livros;
Estabelecimento
de algumas relações simples na comparação de dados. Confronto de ideias;
Conhecimento
de lugares que guardam informações: museus e bibliotecas;
Leitura
e interpretação e registros.
|
O
U
T
U
B
R
O
|
Conhecer
e valorizar o ambiente físico e social em que vive, compreendendo-o como
resultado da interação e do trabalho humano, reconhecendo a capacidade humana
de utilizar e transformar a realidade;
Possibilitar
a construção de procedimentos
característicos do sujeito investigador e compeendedor dos fenômenos da
natureza;
Construir
relações de cooperação, participação e compartilhamento de diversas
situações.
|
Relatos
e contação de historias pelos idosos
Análise
de imagens
Observações
de Paisagens, diversidade de animais,
plantas
|
Participação
que envolvam historias, brincadeiras, jogos e canções
Conhecimentos
de modos de ser viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do
passado
Observação
de paisagem local (rios, vegetação, construções, florestas, campos, dunas,
açudes, mar e montanhas etc...
valorização
de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio
ambiente
|
N
O
V
E
M
B
R
O
|
Explorar o ambiente, para quer possa se relacionar com pessoas,
estabelecer contatos com pequenos animais, com plantas e objetos diversos,
manifestando prioridade e interesses
Interessasse e demonstra
curiosidade pelo mundo social e natural formulando perguntas, imaginando
soluções para compreender, manifestando opiniões próprias sobre os
acontecimentos buscando informações e confrontando idéias
|
Os lugares e as paisagens:
Fenômenos da natureza
|
Identificação
de diferentes formas de comunicação e informação, percebendo algumas de suas
funções para saber portar-se dentro das mais variada situações e contextos;
Entender
fenômenos da natureza por meio de: observação, comparação, levantamento de
hipóteses e experimentação,
Tentativa
de explicação dos acontecimentos;
|
...
Nenhum comentário:
Postar um comentário