domingo, 20 de janeiro de 2013

Currículo Pedagógico


10 – CURRÍCULO PEDAGÓGICO

MODALIDADE: CRECHE

OBJETIVOS
EXPERIÊNCIAS
SUGESTÕES METODOLÓGICAS









FEVEREIRO









Construir a identidade e desenvolver a autonomia;

Conhecer o próprio corpo por meio do uso e exploração de suas habilidades físicas e motoras;

Explorar o ambiente escolar; e estabelecer contato com diversas pessoas, plantas, animais  e objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse;
Representar noções sobre o mundo vivenciando e associando diretamente objetos concretos da realidade observada, sentida  e vivenciada.

Possibilitar o desenvolvimento      
dos aspectos cognitivos,
perceptivo , criativo e expressivo  nas linguagens musicais, visuais, cênicas e do movimento, por meio da fruição, apreciação e reflexão
do fazer da leitura deste fazer e da sua inserção no tempo.
Promover o desenvolvimento intelectual das crianças;

Contribuir para a formação do sujeito na interação com o outro, na construção de conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento;
Propiciar variadas situações de comunicação nas quais a criança possa interagir expressando desejos e  sentimentos por meio da linguagem oral.
Desenvolver  a  capacidade de atenção e concentração utilizando o discurso oral;

Despertar na criança através do lúdico a concepção de matemática.

Construção da identidade;

A criança e o meio;

A família;

 A escola;

Os amigos










COGNIÇÃO

Expressão e
comunicação;
Músicas;
Mímica;
Vídeos;
Brincadeiras lúdicas;
Desenho livre;
Coordenação motora;



Socialização;
Interação;
Oralidade;
Comunicação;
Brincadeiras;
Desenhos livres;




Gênero textual: Fábulas.

Noções de atributo
  • Cores
  • Formas
  • Tamanho

Os funcionários da escola deverão cuidar antecipadamente da preparação do espaço escolar, para receber as crianças adequadamente:
·    Decoração e preparação das salas de aula tornando-as em um ambiente acolhedor, alfabetizador, dinâmico e alegre; Confecção de murais temáticos: exposição de textos informativos, desenhos; elaboração coletiva do acordo de convivências;
Elaboração coletiva da rotina pedagógica;
Seleção e utilização de matérias diversificados que propiciem aulas prazerosas e significativas: filmes, músicas, histórias infantis, fantoches, etc...




O  professor    deve    propor
atividades diversificadas com
intenção de levar a criança a perceber a presença da arte (belo) em todos as ações   cotidianas,   enfocando     as  brincadeiras e o diálogo como elemento expressivo.
Desenho livre;
Colagem  com folas, papel, lãs, tecidos, botões, etc;
Pintura a dedo, com tinta guache.


Preparação do ambiente escolar tornando-o um lugar prazeroso e dinâmico;
Propiciar momentos de comunicação, aconchego, nos quais a criança possa interagir e expressar-se espontaneamente;
Escolha coletiva e leitura de historias/fábulas e brincadeiras para trabalhar os sentimentos, a adaptação, as regras de convivência e fruição da imaginação.


Participação em brincadeiras  e jogos com objetos coloridos;
Explorações táteis, orais e visuais das cores, formas e tamanho dos brinquedos e outros objetos presentes no ambiente escolar;




















MARÇO

Possibilitar a criança refletir e interagir  com o meio no qual está inserido.

Vivenciar experiências e interagir no contexto de conceitos, valores, objetos e representações sobre os mais diversos temas a que tem acesso na vida cotidiana escolar.

Compreender e valorizar a família e a escola como instituições primeiras na formação do personalidade, habilidades e cognição   da criança;

Ampliar o  conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas possibilidades  de manuseio, entrando em contato com formas diversas de expressões artísticas;
Utilizar diversos materiais gráficos
e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
·         Produzir trabalhos de  arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem e da construção desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.   

Promover experiências significativas de aprendizagem da língua e ampliar as capacidade de comunicação e expressão associadas às competências lingüística básicas (falar, escutar);
Enriquecer o vocabulário da criança para facilitar a troca de idéias, discussões e formulação de diferentes hipóteses;
Favorecer o desenvolvimento da linguagem oral possibilitando a criança ampliar seu universo de observação, de ralações e a própria expressão falada;
Introduzir o estudo das vogais contextualizadas em contos;

Proporcionar situações que desafie o raciocínio lógico e leve a criança a reconhecer noções de atributo, medidas e idéia de grupo.






 



ARTES:

VISUAIS /PLÁSTICAS
Desenho;
Colagem;
Pintura;
Escultura;
Gravuras;
Modelagem;
Produções informatizadas;
Observação;
Leitura de imagens;
Criação artística;











Falar / escutar;
Dialogo oral;
Vogais;
Nome próprio;
Jogos


Gênero textual: contos de fada;
Lista:










Noções de medidas
  •  Tempo
manhã  tarde  noite

  • Espaço
Hoje /  ontem

Participação em brincadeiras que possibilitem o desenvolvimento motor, o reconhecimento das partes de seu corpo, observação e avaliação de seus saberes e comportamentos. 
Inserção da criança no mundo escolar, de forma conveniente  e prazerosa, proporcionando-lhes momentos de alegria e distração, criando e fortalecendo laços de amizade  com os novos amigos.
Compreender a formação  da família por meio de filmes, exibição de fotos e vivências
Realização de passeios e excursões aos arredores da escola para familiarizar-se e adaptar-se a mesma de forma gradativa e prazerosa;


Manipulação    de    diferentes
objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio;
Criação  de  desenhos,   de
pinturas, e modelagens, a partir do próprio repertorio e da utilização dos elementos da linguagem das artes visuais (ponto, linha, cor, forma, etc.)
Apreciação de  suas  produções e dos outros, por meio de observação  e leitura de alguns elementos  da  linguagem  plástica.
Conhecimento  da  diversidade de produções artísticas, como desenho, pintura, escultura, construções e fotografias, colagem, ilustrações, filmes, cinema, desenho animado,. 
Apreciação e leitura de obras de arte;
Modelagem com massa, argila e pó de serraria;

Escutar a criança com atenção, dar atenção e atribuir sentido ao que ela fala,  reconhecendo que quer dizer algo
Participação em diversas situações de intercambio social, nas quais possa elaborar e responder perguntas;
Utilização de fantoches e musicas para iniciar a observação e estudo das letras em diversas situações sociais e corriqueiras do cotidiano da criança;
Apresentação visual e exploração fonológica  de letras / números  contextualizadas em  contos de fada;
Trabalhar com leitura / escrita (convencional ou não) do nome próprio;

Observação de cenas / vídeos, rede de idéias para identificar o tempo em que acontecem as cenas;

Exposição e observação do calendário indicando os dias da semana, data e mês;



















ABRIL


































Conhecer o próprio corpo por meio do uso e exploração de suas habilidades  físicas, motoras, e perceptivas;
Representar o próprio corpo estabelecendo relações espaciais por meio de diferentes linguagens: corporal, musical, cênica e outras;
Possibilitar a percepção rítmica por meio do movimento e das ações fenomenais.
Contemplar e acolher todas as situações do dia a dia, possibilitando a utilização de gestos, posturas e ritmos para se expressar e comunicar ideias.
Perceber a importância dos cuidados e higiene com a saúde em situações corriqueiras do dia-a-dia;
Desenvolver uma percepção integral do seu próprio corpo por meio do uso e da realização  de determinadas ações pertinentes ao cotidiano;
Perceber a trajetória expressiva  nos movimentos e nas ações expressas no nosso cotidiano.
Priorizar o desenvolvimento das capacidades expressivas;
Desenvolver habilidades motoras;
Desenvolver o espírito esportivo e competitivo.
seja instigado a falar / contar / recontar historia e  fatos ao grupo; Buscar significado das palavras de acordo com o meio sociocultural;
Atribuir valor sonoro as letras do nome próprio de cada aluno.
Vivenciar a leitura prazerosa; Vivenciar práticas de leitura e escrita de poemas e histórias infantis / palavras para ampliar seu repertorio de letras ao escrever;
·     Cuidados com o corpo;

·     Partes do corpo;

·         Expressividade e movimento;

·     Higiene

·     Saúde;

·         Alimentação.




















MOVIMENTO
Movimentos do
corpo: andar / correr  saltar / pular;
Apreciação de
imagens (vídeos / fotografias);
Fazer -desenhos;
Brincadeiras de
faz-de-conta;
Teatro de sombra e fantoche
Utilização de músicas, leitura de textos informativos para reconhecimento e  exploração da das partes do corpo;
Exibição de vídeos e dramatizações;
Coordenação das habilidades motoras e força por meio de brincadeiras;
Exploração do próprio corpo,  proporcionando diferentes sensações, e ritmos corporais;
Participação em brincadeiras que envolvam aspectos ligados à coordenação motora, ao movimento e ao equilíbrio.
Participação em atividades que motoras que trabalhem a identificação das partes do corpo dramatização,  danças,  músicas, corrida, desenho, brincadeiras frente ao espelho, faz-de-conta;
Desenvolvimento e participação de atividades que expressem noções básicas de higiene e cuidados com o corpo:
Ø  Hora do banho;
Ø  Higiene das unhas;
Ø  Cuidado com o cabelo;
Estudo dirigido sobre a importância de uma alimentação saudável;

Utilização expressiva e
intencional do movimento nas situações cotidianas, (banho, vestir roupa, calçar sapatos, subir e descer escadas); e em
momentos de   brincadeiras;
Dramatizar músicas de  acordo
 com    o   ritmo   e   musicalidade;
Participação    em     atividades
esportivas;.
Brincadeiras e competições
  diversas;






















MAIO
Estabelecer relações entre meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies, e para a qualidade da vida humana;

Estimular a participação em práticas sociais, com fins ecológicos;

Explorar o ambiente para que possa relacionar-se com pessoas e estabelecer contatos com pequenos animais, plantas e objetos diversos, manifestando a   curiosidade  e o interesse ecológico. 

Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
Movimentar o corpo com a intenção de expressar brincadeiras;

Deslocar-se com destreza no espaço ao andar, pular, correr, etc... desenvolvendo atitudes de confiança nas próprias capacidades motora.
Superar limites;

Escutar textos lidos, e diverti-se apreciando a leitura feita pelo professor;
Observar e descrever oralmente imagens visuais diversas;
Associar   os símbolos escrito a fala;
Atribuir  valor sonoro a letras  contextualizadas em  musicas
Ler do jeito que sabe;
Lê, com ou sem ajuda do professor associando o oral ao escrito.

Promover momento de aprendizagem lúdica, levando a criança a construir e entender as
Noções Básicas de temperatura

Reforçar o estudo dos números


Meio ambiente

·    Ecologia;
·    Lixo; reciclagem;
·    Seres vivos e não vivos:  
(Plantas /Animais);



Dança;
Sentidos;
Mímica;
Cores;
Pintura;
Fotografias;
Jogos (arremesso
/ encaixe / faz de contas);





Retomar / introduzir  o  estudo  (descriminação / leitura / escrita / reescrita) das vogais e do
Alfabeto;                           
Músicas;
Dinâmicas:
Jogos;
gênero textual:
musica

Noções básicas de temperatura
  • frio / quente
  • gelado / natural


Número(0 a 5)
Desenvolvimento e participação em atividades concretas/reais que possibilitem o cuidado, a responsabilidade e o respeito para com a vida:
·         Realização de experiências;
·         Plantação e cuidado de canteiros / jardins / hortas escolares;
·         Adotar e cuidar de um animalzinho;
·          Discussão coletiva e registro diário das experiências, com orientação do professor;
·         Socialização das descobertas para a comunidade escolar;


Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento das habilidades motoras e conhecimento do corpo;
Dinâmicas diversas;
Observação e analise das
características corporais;
Vivenciar diversas formas de locomoção, deslocamento e orientação no espaço;
Seleção de gestos, imitando e recriando;

Participação em  situações de comunicação oral; (recados, dinâmicas, canto)
Roda de leitura (textos diversos e principalmente letras de  musicas), rede de ideais sobre os mesmos.
Descrição e representação de imagens, fatos, cenas por meio da oralidade, linguagem gestual e / ou
escrita mesmo que de forma não convencional;
Memorização de letras de musicas para dinamizar a aprendizagem,
Exercitar a leitura e escrita por meio de brincadeiras e orientação do professor;
Permitir o “burburinho” que impera entre as crianças, pois o mesmo é mais do que sinal de bagunça, é sinal comunicando;

Participação  em  situações reais nas a criança possa participar de brincadeira e experiência que lhes permitam perceber as noções básicas de temperatura:
Ex: percepção da temperatura nas comidas: dindim, sopa;
Ligar e desligar o ventilador;
Leitura e treino dos números



JUNHO
Vivenciar histórias e modo de vida do lugar como parte de um todo integrada / globalizado;

Aprender a indagar e a reconhecer relações de mudanças e permanência nos costumes;

Aprender a estabelecer relações entre o seu dia a dia e as vivências socioculturais, históricas e geográficas de outras pessoas, outros grupos me outras gerações.

Estabelecer alguma relação entre o modo de vida e as características de seu grupo.


Ampliar as possibilidades e desenvolvimentos estéticos por meio do movimento, conhecimento e utilização de diferentes modalidades de dança;

Explorar e utilizar os movimentos corporais para expressar-se por meio das brincadeiras e das demais situações de interação;




Participar de situações de leitura para inferir informações pertinentes aos  fatos (historia) e
acontecimentos vividos;
Vivenciar as tradições juninas
Desenvolver o gosto pela leitura e a imaginação por intermédios da  texto bem escrito;
Estabelecer relação entre som e letra;
Produzir  textos e  registrar as descobertas utilizando estratégias próprias de escrita (risco e rabiscos) e / ou tendo o professor como  escriba;





Conhecer, construir e elaborar hipótese de esquemas topológicos;

A vida no campo e a vida cidade;

Tradições juninas;

·    Costumes;
·    Crenças;
·    Danças;
·    Alimentação;
·    Brincadeiras;










Equilíbrio corporal;
Dança
Musicas;
Gestos;
Coreografias;
Formas;
Sombra;
Percepção;






Tradições juninas;
Exploração de gravuras;

Temas geradores;

Gêneros textuais
-diversificados alusivos a datas comemorativas (festas e tradições juninas);








Lateralidade
  • em cima x em baixo
  • dentro x fora.
Lateralidade
  • esquerda x direito
Possibilitando o conhecimento de  hábitos e costumes socioculturais diversos quanto a articulação com aqueles que a criança conhecem, como tipos de alimentação, vestimentas, musicas, jogos e brincadeiras, brinquedos, atividades de trabalho e de lazer.
Participação em momentos de brincadeiras, possibilitando a observação, a avaliação, construção de saberes e comportamento.
Classificação de alimentos,
Experimentação culinária;
Realização de experiências;
Participação de danças,típicas do
sertão;



Ampliação das possibilidades estéticas do movimento pelo conhecimento e utilização de diferentes modalidades de musicas, movimentos e
brincadeiras;
Exploração de diferentes posturas corporais a partir de coreografias e dinâmicas dirigidas que possibilitem a percepção dos limites, potencialidade, sinais vitais e integridade do corpo.

Participação real em momentos de leitura  ainda que de forma não convencional aplicação e realização  de atividades desafiadoras  nas quais a criança possa desenvolver estratégias próprias de leitura e escrita (escrever / receber / ler bilhetes; caça-palavra/letras, advinha, carta enigmática,).
Participação em recitais de poesias / parlendas  e  musical junino. O professor deve ser o motivador dessas atividades e a criança o agente principal.
Confecção de painéis para exposição e socialização das descobertas, a cerca das festas e tradições juninas.

Exploração dos conteúdos relacionados, utilizando material concreto;
Utilização de músicas e brincadeiras para dinamizar a metodologia de ensino e inserir os conteúdos de maneira prazerosa;
Leitura de textos e exibição de vídeos informativos.














AGOSTO
Interagir com o meio natural e social para entender fenômenos indissociáveis aguçando a curiosidade e a argumentação;

Despertar o interesse da criança em demonstrar curiosidade pelo seu mundo social;


Propiciar atividades que envolvam  brincadeiras,jogos e canções que redimensionem o resgate das tradições culturais e folclóricas de sua comunidade.

Conduzir os alunos a percepção e a identificação dos elementos da linguagem musical em atividade de produção / apreciação / analise de musicas diversas  explicitando-os  por meio da voz, do corpo, de materiais sonoros e de instrumentos musicais.
Brincar com a musica, imitar e reproduzir oralmente;




vivenciar conhecimentos matemáticos elaborando situações desafiadoras nas quais possam dialogar, interagir e  classificar, ordenar e seriar





Tradições culturais:

·    Mitos e Lendas folclóricos;

·    Valorização Ee vivencia das crenças e superstições  folclóricas;
 
 Som / silêncio;
Ritmo
Texto (músicas diversificadas)
Compositor;
Percepção;
Gestos;
Escuta de obras musicais;
Interpretação de musicas;
Representação por meio de desenhos;
Improvisações musicais;
Movimentos corporais;
Apreciação musical;

Classificação

Ordenação

Seriação

Resgate e valorização de nossa cultura utilizando pesquisas, vídeos e documentos diversos;
Ouvir causos de nossa terra, contados por pessoas da comunidade;
Vivência prazerosa em momentos de brincadeiras e cantigas que resgatem a cultura local / regional, etc...
Exposição e leitura de contos, lendas e documentários sobre os seres mitológicos do folclore brasileiro.

Exposição, contagem, conceito  e memorização dos números por meio de músicas, leitura e vídeos;
Participação em  brincadeiras nas quais a criança possa fazer classificação, contagem, ordenação e seleção de letras, cores, números e objetos que estiverem ao seu redor;












SETEMBRO
Identificar e compreender o seu espaço social;

Despertar o interesse e a participação da criança em momentos cívicos que favoreçam o patriotismo (respeito e amor a pátria)

Conhecer e valorizar manifestações culturais da sua comunidade e os modos de vida de outros grupos sociais e povos, valorizando as diferenças e semelhanças;

Investigar / ampliar o repertorio musical das crianças;
Ressaltar e valorizar  as características e padrões estéticos das diferentes culturas representadas  em letras de músicas.
Expressar-se, comunicando-se pelo uso da linguagem cantada;
Identificar elementos da musica, explorando-os para expressar; interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo;
A criança e a sociedade:

·    Casa / Rua ;
·    Personagens ilustres de nossa terra;
·    Símbolos governamentais

Interpretação de musicas;
Representação por meio de desenhos;
Improvisações musicais;
Movimentos corporais;
Apreciação musical;
Participação ativa em atividades que ressaltem a cultura, as tradições, e a historia da sociedade na qual a criança esta inserida;
Exibição de filmes , exposição de fotos, maquetes e documentários;
Exposição e apreciação dos símbolos oficias (bandeiras, brasão e  hinos: da independência, à bandeira, nacional...)  
Identificação de alguns papéis sociais existentes entre seus grupos.   


























OUTUBRO

Aprender e desenvolver a leitura, a imaginação e noções de cidadania por meio do lúdico;
Desenvolve as múltiplas inteligências e habilidades por meio do faz-de-conta;
Desenvolver  compreensão cada vez mais ampla da realidade social e natural  e das formas de intervir nelas;

Ampliar possibilidades de agir com autonomia, escolha de espaços, brinquedos e parceiros para brincar, definido regras e recriando situações vividas.

Vivenciar momentos de aprendizagem prazerosa e  construção da  cidadania e identidade da criança, por meio de participação em brincadeiras e jogos educativos; Comunicar-se utilizando a linguagem do desenho

Participar de situações de pesquisa;
Manipular diferentes materiais gráficos;
Demonstrar atitude de cooperação e solidariedade  ao realizar trabalhos;

Desenvolver a formação do pensamento lógico;

Fortalecer os vínculos de amizade;

Valorizar o trabalho em grupo;
Trabalhar a heterogeneidade;
Valorizar a infância


Desenvolver o raciocínio e habilidades motoras;

Estimular o trabalho cooperativo; utilizando a brincadeira para desencadear assunto do interesse das crianças.


Datas comemorativas;

Direitos e deveres da criança;

·    Jogos;
·    Brincadeiras;
·    Musicas;
·    Excursões;


Leitura de texto enigmáticos;
Pinturas (telas);
Escultura;
Linguagem verbal e não verbal;
Criação e produção de formas plásticas e visuais.








Atividades competitivas,
Gincanas;
Teatro e outras atividades prazerosas que trabalhem a cognição e faça alusão ao dia da criança.


Jogos;

Brincadeiras;

Raciocínio lógico.


Elaboração de projetos para  trabalhar / temas geradores com os quais possa trabalhar a construção da cidadania, os direitos e deveres da criança de forma prazerosa; 
Participação em atividades interdisciplinares e lúdicas  que desenvolvam aspectos sociais, psicos e motor que promovam  a aprendizagem, o  desenvolvimento pleno e saudável, trabalhando o equilíbrio, tiro, flexibilidade, resistência, velocidade, imaginação e cognição. 
Listagem e vivência de brincadeiras;
Participação em atividades competitivas (jogos, gincanas, show de calouros, etc..)

Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando produção de marcas gráficas;
Informações sobre obras ouvidas / lidam / apreciadas e seus autores.
Manipulação de diferentes objetos e matérias, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio;

Criar situações favoráveis ao desempenho das crianças;
Aplicação de atividades que permitam trabalhar em grupo;
Aplicação de atividades que explorem a cognição e as habilidades motoras de cada criança;
Fazer intervenções problematizadora sempre que possível;

Mediante atividades lúdicas, revisar os conteúdos propostos;
Aplicação de atividades  prazerosa, como quebra-cabeças, recortes e montagem, jogo dos “sete” erros, o chefe mandou, etc;
















NOVEMBRO




DEZEMBRO





Construir conhecimentos,  desenvolver  habilidades e   inteligência  motoras, trabalhando o saber fazer do aluno e suas capacidades intelectuais,

Desenvolver atitudes e  aprendizagem em suas diferentes dimensões: afetiva, educacional, cognitiva, cultural, social, psicológica, dentre outras.
 
Participar  de atividades que garantam o direito constitucional e ético;

Manter o interesse e o cuidado pelo mundo físico e social, através de perguntas, interpretações, manifestando opiniões próprias, demonstrando espontaneidade e originalidade em suas ações;  

Despertar  e educar a atenção e a observação;

Exercitar a memória, o pensamento e a inteligência;

Organizar idéias e pensamento desenvolvendo a imaginação;

Dar margem ao desenvolvimento da linguagem;

Desenvolver a percepção tátil, auditiva, visual e critica por meio de dramatizações;

Canalizar excessos de energia, favorecendo a descarga emocional;

Reconhecer e utilizar a  linguagem dramática.

Ler textos verbais e não verbais  com base na observação, descrição e interpretação de imagens;

Inserir a criança no mundo letrado;

Vivenciar situações reais de leitura e escrita
Fixar os conceitos matemáticos e desenvolver estratégias de resoluções problemas.












































Temas transversais;
Ø  Atitudes,
Ø  Ética,
Ø  Amizade,
Ø  Valores;
Ø  Normas de  comportamento;
Ø  Questão de gênero

Desenho
Habilidades  afetiva, estratégias e técnicas;

Capacidades intelectuais e afetivas;

TEATRO
Coordenação visomotora;
Imaginação criadora;
Dramatização;
Percepção;
Linguagem: gestual; dramática;
Verbal e não verbal;
Equilíbrio corporal;
Improvisação;
Dicção.





Expressão oral e escrita ;

Leitura infantil,
Temas geradores;


Números;
Contagem;
Movimento;


Elaboração de projetos para  trabalhar temas geradores pertinentes à época e acontecimentos reais: priorizando a aprendizagem de suas ações:  

*Habilidade, estratégias e técnicas (teatro, brincadeiras, dança, movimento, etc)

*Atitudes e Capacidades da área afetiva tais como atitudes, ética, amizade, valores e normas de comportamentos.

*Capacidades intelectuais símbolos, signos, idéias, imagens e interpretações. Fatos, códigos lingüísticos  (leitura / escrita), relações estatísticas, dados, conceitos e princípios.
Participação em atividades que garantam o direito constitucional e ético de aprender na escola;

Participação em jogos de atenção, observação, improvisação, etc...
Experimentação e articulação entre as expressões corporais, plásticas e sonoras;
Experimentação na improvisação a partir de estímulos diversos: (temas, textos dramáticos, poéticos, tirinha, etc, objetos, mascaras, situações físicas, imagens, som).
Seleção e organização dos objetos a serem usados no teatro e participação de cada um nas atividades propostas;
Elaboração e utilização de cenários, figurinhos, maquiagem, adereços, objetos de cena, som.

Realização de rodas de conversa nas quais a criança possa comentar espontaneamente  o que percebera nas leituras feitas pelo professor;
Visualização das vogais e consoantes; do nome próprio. Nome da escola;
Produzir oral e coletivamente textos, com base em gravuras, vídeos, passeios; Resolução de situações problemas em contexto reais e favoráveis a aprendizagem;
Contextualização dos conteúdos e envolvimento dos educandos em situações concreta nas quais possa explorar a contagem, a escrita de números e  perceber  que a matemática está presente em todas as ações do nosso cotidiano.










































































DISCIPLINA: ARTE
MODALIDADE: CRECHE

OBJETIVOS
CONTEUDOS
SUGESTÕES
METODOLÓGICAS



FEVEREIRO

Possibilitar o desenvolvimento      
dos aspectos cognitivos,
perceptivo , criativo e expressivo  nas linguagens musicais, visuais, cênicas e do movimento, por meio da fruição, apreciação e reflexão
do fazer da leitura deste fazer e da sua inserção no tempo.
Promover o desenvolvimento intelectual das crianças;
COGNIÇÃO

Expressão e
comunicação;
Músicas;
Mímica;
Vídeos;
Brincadeiras lúdicas;
Desenho livre;
Coordenação motora;

O  professor    deve    propor
atividades diversificadas com
intenção de levar a criança a perceber a presença da arte (belo) em todos as ações   cotidianas,   enfocando     as  brincadeiras e o diálogo como elemento expressivo.
Desenho livre;
Colagem  com folas, papel, lãs, tecidos, botões, etc;
Pintura a dedo, com tinta guache.



MARÇO
Ampliar o  conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas possibilidades  de manuseio, entrando em contato com formas diversas de expressões artísticas;
Utilizar diversos materiais gráficos
e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
·         Produzir trabalhos de  arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem e da construção desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.   

ARTES:

VISUAIS /PLÁSTICAS
Desenho;
Colagem;
Pintura;
Escultura;
Gravuras;
Modelagem;
Produções informatizadas;
Observação;
Leitura de imagens;
Criação artística;


Manipulação    de    diferentes
objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio;
Criação  de  desenhos,   de
pinturas, e modelagens, a partir do próprio repertorio e da utilização dos elementos da linguagem das artes visuais (ponto, linha, cor, forma, etc.)
Apreciação de  suas  produções e dos outros, por meio de observação  e leitura de alguns elementos  da  linguagem  plástica.
Conhecimento  da  diversidade de produções artísticas, como desenho, pintura, escultura, construções e fotografias, colagem, ilustrações, filmes, cinema, desenho animado,. 
Apreciação e leitura de obras de arte;
Modelagem com massa, argila e pó de serraria;







ABRIL



Perceber a trajetória expressiva  nos movimentos e nas ações expressas no nosso cotidiano.

Priorizar o desenvolvimento das capacidades expressivas;

Desenvolver habilidades motoras;

Desenvolver o espírito esportivo e competitivo.
MOVIMENTO
Movimentos do
corpo: andar / correr  saltar / pular;
Apreciação de
imagens (vídeos / fotografias);
Fazer -desenhos;
Brincadeiras de
faz-de-conta;
Teatro de sombra e fantoche



Utilização expressiva e
intencional do movimento nas situações cotidianas, (banho, vestir roupa, calçar sapatos, subir e descer escadas); e em
momentos de   brincadeiras;
Dramatizar músicas de  acordo
 com    o   ritmo   e   musicalidade;
Participação    em     atividades
esportivas;.
Brincadeiras e competições
Diversas;





MAIO
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
Movimentar o corpo com a intenção de expressar brincadeiras;

Deslocar-se com destreza no espaço ao andar, pular, correr, etc... desenvolvendo atitudes de confiança nas próprias capacidades motora.
Superar limites;
Dança;
Sentidos;
Mímica;
Cores;
Pintura;
Fotografias;
Jogos (arremesso
/ encaixe / faz de contas);

Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento das habilidades motoras e conhecimento do corpo;
Dinâmicas diversas;
Observação e analise das
características corporais;
Vivenciar diversas formas de locomoção, deslocamento e orientação no espaço;
Seleção de gestos, imitando e recriando;




JUNHO
Ampliar as possibilidades e desenvolvimentos estéticos por meio do movimento, conhecimento e utilização de diferentes modalidades de dança;

Explorar e utilizar os movimentos corporais para expressar-se por meio das brincadeiras e das demais situações de interação;
Equilíbrio corporal;
Dança
Musicas;
Gestos;
Coreografias;
Formas;
Sombra;
Percepção;

Ampliação das possibilidades estéticas do movimento pelo conhecimento e utilização de diferentes modalidades de musicas, movimentos e
brincadeiras;
Exploração de diferentes posturas corporais a partir de coreografias e dinâmicas dirigidas que possibilitem a percepção dos limites, potencialidade, sinais vitais e integridade do corpo.



AGOSTO






SETEMBRO
Conduzir os alunos a percepção e a identificação dos elementos da linguagem musical em atividade de produção / apreciação / analise de musicas diversas  explicitando-os  por meio da voz, do corpo, de materiais sonoros e de instrumentos musicais.
Brincar com a musica, imitar e reproduzir oralmente;
Investigar / ampliar o repertorio musical das crianças;
Ressaltar e valorizar  as características e padrões estéticos das diferentes culturas representadas  em letras de músicas.
Expressar-se, comunicando-se pelo uso da linguagem cantada;
Identificar elementos da musica, explorando-os para expressar; interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo;
MUSICA
Som / silêncio;
Ritmo
Texto (músicas diversificadas)
Compositor;
Percepção;
Gestos;
Escuta de obras musicais;



Interpretação de musicas;
Representação por meio de desenhos;
Improvisações musicais;
Movimentos corporais;
Apreciação musical;
Participação em situações que possam interagir com musicas, canções e movimentos corporais;
Exploração, expressão e produção de sons com a voz, o corpo e o entorno de materiais sonoros diversificados.
Pesquisas sobre as  musicas
ouvidas / lidas e seus compositores;
Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;
Participação em situações nas quais possam interagir com musicas, canções e movimentos corporais.
Escuta de obras musicais de diversos gêneros, época e cultura da produção musical brasileira e de outros povos.
Participação em atividades que desenvolvam propiciem  o reconhecimento de palavras constantes em letras de músicas;
Ouvir, ler e interpretar letras de musicas;



OUTUBRO
Comunicar-se utilizando a linguagem do desenho
Participar de situações de pesquisa;
Manipular diferentes materiais gráficos;
Demonstrar atitude de cooperação e solidariedade  ao realizar trabalhos;

DESENHO
Leitura de texto enigmáticos;
Pinturas (telas);
Escultura;
Linguagem verbal e não verbal;
Criação e produção de formas plásticas e visuais.
Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando produção de marcas gráficas;
Informações sobre obras ouvidas / lidam / apreciadas e seus autores.
Manipulação de diferentes objetos e matérias, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio;




NOVEMBRO
Despertar  e educar a atenção e a observação;
Exercitar a memória, o pensamento e a inteligência;
Organizar idéias e pensamento desenvolvendo a imaginação;
Dar margem ao desenvolvimento da linguagem;
Desenvolver a percepção tátil, auditiva, visual e critica por meio de dramatizações;
Canalizar excessos de energia, favorecendo a descarga emocional;
 Reconhecer e utilizar a  linguagem dramática.
TEATRO
Coordenação visomotora;
Imaginação criadora;
Dramatização;
Percepção;
Linguagem: gestual; dramática;
Verbal e não verbal;
Equilíbrio corporal;
Improvisação;
Dicção.
Participação em jogos de atenção, observação, improvisação, etc...
Experimentação e articulação entre as expressões corporais, plásticas e sonoras;
Experimentação na improvisação a partir de estímulos diversos: (temas, textos dramáticos, poéticos, tirinha, etc, objetos, mascaras, situações físicas, imagens, som).
Seleção e organização dos objetos a serem usados no teatro e participação de cada um nas atividades propostas;
Elaboração e utilização de cenários, figurinhos, maquiagem, adereços, objetos de cena, som.

...
DISCIPLINA: LINGUAGEM E CÓDIGOS
MODALIDADE: CRECHE
OBJETIVOS
CONTEUDOS
SUGESTÕES METODOLÓGICAS



F
E
V
E
R
E
I
R
O
Contribuir para a formação do sujeito na interação com o outro, na construção de conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento;
Propiciar variadas situações de comunicação nas quais a criança possa interagir expressando desejos e  sentimentos por meio da linguagem oral.
Desenvolver  a  capacidade de atenção e concentração utilizando o discurso oral;

Socialização;
Interação;
Oralidade;
Comunicação;
Brincadeiras;
Desenhos livres;




Gênero textual: Fábulas.


Preparação do ambiente escolar tornando-o um lugar prazeroso e dinâmico;
Propiciar momentos de comunicação, aconchego, nos quais a criança possa interagir e expressar-se espontaneamente;
Escolha coletiva e leitura de historias/fábulas e brincadeiras para trabalhar os sentimentos, a adaptação, as regras de convivência e fruição da imaginação.






M
A
R
Ç
O
Promover experiências significativas de aprendizagem da língua e ampliar as capacidade de comunicação e expressão associadas às competências lingüística básicas (falar, escutar);
Enriquecer o vocabulário da criança para facilitar a troca de idéias, discussões e formulação de diferentes hipóteses;
Favorecer o desenvolvimento da linguagem oral possibilitando a criança ampliar seu universo de observação, de ralações e a própria expressão falada;
Introduzir o estudo das vogais contextualizadas em contos;
Falar / escutar;
Dialogo oral;
Vogais;
Nome próprio;
Jogos



Gênero textual: contos de fada;
Lista:
Escutar a criança com atenção, dar atenção e atribuir sentido ao que ela fala,  reconhecendo que quer dizer algo
Participação em diversas situações de intercambio social, nas quais possa elaborar e responder perguntas;
Utilização de fantoches e musicas para iniciar a observação e estudo das letras em diversas situações sociais e corriqueiras do cotidiano da criança;
Apresentação visual e exploração fonológica  de letras / números  contextualizadas em  contos de fada;
Trabalhar com leitura / escrita (convencional ou não) do nome próprio;






A
B
R
I
L
Enriquecer o vocabulário por meio da contação de historias e roda de conversa nas quais o aluno seja instigado a falar / contar / recontar historia e  fatos ao grupo;
Buscar  significado das palavras de acordo com o meio sociocultural;
Atribuir valor sonoro as letras do nome próprio de cada aluno.
Vivenciar a leitura prazerosa; 
Vivenciar práticas de leitura e escrita de poemas e histórias infantis  contextualizando  letras / palavras para ampliar seu repertorio de letras ao escrever;

Leitura oral;
Dialogo;
Nome próprio;
Vogais;
Ilustrações;
Dinâmicas;
Quebra-cabeça.


Gênero textual: Poema / historia em quadrinhos
Responder ou comentar de forma coerente aquilo que a criança diz, para que ocorra uma interlocução real, não tomando a fala da criança como ponto de vista narrativo, julgando-a se está certa ou errada;
Integrar a fala da criança no contexto pedagógico ressignificando-a;
Promover  momentos de inclusão das crianças em atividade de leitura prazerosa;
Reforçar o estudo das vogais e letras do nome próprio  contextualizadas nos poemas e historias lido;






M
A
I
O
Escutar textos lidos, e diverti-se apreciando a leitura feita pelo professor;
Observar e descrever oralmente imagens visuais diversas;
Associar   os símbolos escrito a fala;
Atribuir  valor sonoro a letras  contextualizadas em  musicas
Ler do jeito que sabe;
Lê, com ou sem ajuda do professor associando o oral ao escrito.

Retomar / introduzir  o  estudo  (descriminação / leitura / escrita / reescrita) das vogais e do
Alfabeto;                           
Músicas;
Dinâmicas:
Jogos;

Genro textual:
Musica
Participação em  situações de comunicação oral; (recados, dinâmicas, canto)
Roda de leitura (textos diversos e principalmente letras de  musicas), rede de ideais sobre os mesmos.
Descrição e representação de imagens, fatos, cenas por meio da oralidade, linguagem gestual e / ou
escrita mesmo que de forma não convencional;
Memorização de letras de musicas para dinamizar a aprendizagem,
Exercitar a leitura e escrita por meio de brincadeiras e orientação do professor;
Permitir o “burburinho” que impera entre as crianças, pois o mesmo é mais do que sinal de bagunça, é sinal comunicando;





J
U
N
H
O



Participar de situações de leitura para inferir informações pertinentes aos  fatos (historia) e
acontecimentos vividos;
Vivenciar as tradições juninas
Desenvolver o gosto pela leitura e a imaginação por intermédios da  texto bem escrito;
Estabelecer relação entre som e letra;
Produzir  textos e  registrar as descobertas utilizando estratégias próprias de escrita (risco e rabiscos) e / ou tendo o professor como  escriba;







Tradições juninas;
Exploração de gravuras;

Temas geradores;

Gêneros textuais
-diversificados alusivos a datas comemorativas (festas e tradições juninas);

Participação real em momentos de leitura  ainda que de forma não convencional aplicação e realização  de atividades desafiadoras  nas quais a criança possa desenvolver estratégias próprias de leitura e escrita (escrever / receber / ler bilhetes; caça-palavra/letras, advinha, carta enigmática,).
Participação em recitais de poesias / parlendas  e  musical junino. O professor deve ser o motivador dessas atividades e a criança o agente principal.
Confecção de painéis para exposição e socialização das descobertas, a cerca das festas e tradições juninas.



A
G
O
S
T
O
Acionar estratégias diversificadas de integração de todas as crianças com a comunidade e o fantástico mundo da leitura e escrita;
Listar palavras do jeito que sabe;
Escutar  lendas brasileiras;
Descrever oralmente os seres mitológicos que conhecem;
Incentivar  as crianças a participarem das rodas de conversas, de leitura e das brincadeiras de faz-de-conta;
Contextualizar personagens históricos a situações reais;

Percepção;
Atenção;
Leitura 
Desenho,
Gravuras e letras;
Atitudes e comportamento;


Gênero textual:
Lendas / listas

Tornar o ambiente agradável e convidativo a leitura
Manuseio com jogos de letras e palavras associadas aos nomes dos seres mitológicos estudados
Rodinha inicial de informações sobre  temas geradores de estudo;
Exibição e vídeos;
Dramatização;
Dinâmicas variadas.
Hora da novidade e da surpresa;
Escrita e Leituras  livres,

S
E
T
E
M
B
R
O
Utilizar a leitura e a escrita como mecanismo de inserção da
criança na sociedade, levando-a a conhecer, vivenciar e resgatar valores;
Promover ocasiões em que a linguagem oral e escrita sejam exploradas no contexto social. 
Músicas cíveis;
Vídeo e textos
adequado a faixa etária de cada turma e  contextualizando- os a festejos  municipais

Leitura e escrita de textos de  acordo com o potencial e necessidade de cada criança;
Exibição de vídeos relacionados à fatos históricos concernentes  as tradições históricas;
Passeatas e dramatizações a cerca dos assuntos estudados.
O
U
T
U
B
R
O
Desenvolver a formação do pensamento lógico;
Fortalecer os vínculos de amizade;
Valorizar o trabalho em grupo;
Trabalhar a heterogeneidade;
Valorizar a infância



Atividades competitivas,
Gincanas;
Teatro e outras atividades prazerosas que trabalhem a cognição e faça alusão ao dia da criança.
Criar situações favoráveis ao desempenho das crianças;
Aplicação de atividades que permitam trabalhar em grupo;
Aplicação de atividades que explorem a cognição e as habilidades motoras de cada criança;
Fazer intervenções problematizadora sempre que possível;


N
O
V
E
M
B
R
O
Ler textos verbais e não verbais  com base na observação, descrição e interpretação de imagens;

Inserir a criança no mundo letrado;

Vivenciar situações reais de leitura e escrita
Expressão oral e escrita ;

Leitura infantil,
Temas geradores;
Realização de rodas de conversa nas quais a criança possa comentar espontaneamente  o que percebera nas leituras feitas pelo professor;
Visualização das vogais e consoantes; do nome próprio. Nome da escola;
Produzir oral e coletivamente textos, com base em gravuras, vídeos, passeios;
...
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
MODALIDADE: CRECHE
OBJETIVOS
CONTEUDOS
SUGESTÕES
METODOLÓGICAS
F
E
V
E
R
E
I
R
O

Despertar na criança através do lúdico a concepção de matemática.

Noções de atributo
  • Cores
  • Formas
  • Tamanho

Participação em brincadeiras  e jogos com objetos coloridos;

Explorações táteis, orais e visuais das cores, formas e tamanho dos brinquedos e outros objetos presentes no ambiente escolar;
M
A
R
Ç
O
Proporcionar situações que desafie o raciocínio lógico e leve a criança a reconhecer noções de atributo, medidas e idéia de grupo.
Noções de medidas
  •  Tempo
manhã  tarde  noite

  • Espaço
Hoje  /  ontem

Observação de cenas / vídeos, rede de idéias para identificar o tempo em que acontecem as cenas;

Exposição e observação do calendário indicando os dias da semana, data e mês;

A
B
R
I
L

Identificar características do raciocínio combinatório em situações – problemas  contextualizadas e atividades lúdicas especificas.




Construir o conceito de números.

Idéias de grupo
  • elementos
      pouco / muito

Idéias de comparação
  • igual / diferente



Números (0 a 5)

Manuseio e classificação de  material concreto como: tampinhas, bolas, garrafas e outros materiais,  classificar e usar a imaginação criando novos objetos.
Realização de atividades nas quais a criança possa fazer  agrupamentos com muito e ou com pouco elementos;  classificá-los segundo as características (cor / amanho / forma) iguais ou diferentes.
Confecção de mural dos números;

M
A
I
O

Promover momento de aprendizagem lúdica, levando a criança a construir e entender as
Noções Básicas de temperatura


Reforçar o estudo dos números

Noções básicas de temperatura

  • frio / quente
  • gelado / natural


Números (0 a 5)

Participação  em  situações reais nas a criança possa participar de brincadeira e experiência que lhes permitam perceber as noções básicas de temperatura:
Ex: percepção da temperatura nas comidas: dindim, sopa;
Ligar e desligar o ventilador;
Leitura e treino dos números;
J
U
N
H
O
Conhecer, construir e elaborar hipótese de esquemas topológicos;

Lateralidade
  • em cima x em baixo
  • dentro x fora.
Lateralidade
  • esquerda x direito

Exploração dos conteúdos relacionados, utilizando material concreto;
Utilização de músicas e brincadeiras para dinamizar a metodologia de ensino e inserir os conteúdos de maneira prazerosa;
Leitura de textos e exibição de vídeos informativos.

A
G
O
S
T
O



Vivenciar conhecimentos matemáticos elaborando situações desafiadoras nas quais possam dialogar, interagir e  classificar, ordenar e seriar
Classificação

Ordenação

Seriação


Exposição, contagem, conceito  e memorização dos números por meio de músicas, leitura e vídeos;
Participação em  brincadeiras nas quais a criança possa fazer classificação, contagem, ordenação e seleção de letras, cores, números e objetos que estiverem ao seu redor;
S
E
T
E
B
R
O
(Re) Introduzir conceitos numéricos e  números de 0 a 9.


Trabalhar a contagem por meio de musicas.

Noção / conceito  de números.


Contagem;

Fazer contagem em todas e quaisquer situações corriqueiras do dia-a-dia;
Comparação de números falados  a quantidades visíveis.
Leitura, escrita e reescrita de números.
O
U
T
U
B
R
O








Desenvolver o raciocínio e habilidades motoras;
Estimular o trabalho cooperativo; utilizando a brincadeira para desencadear assunto do interesse das crianças.
Jogos;

Brincadeiras;

Raciocínio lógico.
Mediante atividades lúdicas, revisar os conteúdos propostos;
Aplicação de atividades  prazerosa, como quebra-cabeças, recortes e montagem, jogo dos “sete” erros, o chefe mandou, etc;
N
O
V
E
M
B
R
O

Fixar os conceitos matemáticos e desenvolver estratégias de resoluções problemas.
Números;
Contagem;
Movimento;


Resolução de situações problemas em contexto reais e favoráveis a aprendizagem;
Contextualização dos conteúdos e envolvimento dos educandos em situações concreta nas quais possa explorar a contagem, a escrita de números e  perceber  que a matemática está presente em todas as ações do nosso cotidiano.
...
DISCIPLINA: ARTE
MODALIDADE: PRÉ-ESCOLA (4 A 5 ANOS
OBJETIVOS
CONTEUDOS
SUGESTÕES METODOLÓGICAS





F
E
V
E
R
E
I
R
O
Desenvolver a formação
 integral da criança, desenvolvendo o senso critico, artístico e inventivo.
Possibilitar o desenvolvimento
dos aspectos cognitivos, perceptivo, criativo e expressivo nas linguagens musicais, visuais,
cênicas e do movimento, por meio da fruição, apreciação e reflexão do fazer da leitura deste fazer e da sua inserção no tempo.
Investigar e criar o universo da
arte em suas diversas formas de representação
Valorizar    a  arte   em    geral;
Favorecer o desenvolvimento integral da criança;
Ampliar o conhecimento de mundo e sua cultura;
Promover experiências significativas de aprendizagem da língua e ampliar as capacidade de comunicação e expressão associadas as quatros competências lingüística básicas (falar, escutar, ler e escrever);

Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e das vivência de diversas situações nas quais se faça necessário;
Comunicar-se utilizando a linguagem oral e escrita;

COGNIÇÃO
Expressão e
comunicação;
Músicas;
Mímica;
Vídeos;
Brincadeiras
lúdicas;


O professor deverá propor
 atividades de leitura de poemas, contos de fada, historias diversas,
apreciação de artes (gravuras, esculturas)  com intenção levar o aluno a perceber a presença da arte (belo) em todos as ações literárias e cotidianas.
Exposição e apreciação de
obras artísticas diversificadas;
Manipulação de diversos materiais gráficos;
Exposição de temas, por meio de idéias próprias, justificativa e argumentação;





M
A
R
Ç
O





A
B
R
I
L

Entender os múltiplos sentidos
da arte por meio de conversas informais e pesquisas
Interessar-se pelas produções
artísticas (próprias, dos colegas,  e de artistas famosos);  
Ler uma obra de arte com base na observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos;
Perceber elementos básicos da linguagem visual em suas articulações nas imagens produzidas;
Observar produções alheias para percebendo semelhanças e diferenças;
Apreciar artes visuais por meio da observação e da leitura;
Ler obras de arte com base na observação, narração, descrição e interpretação de imagens;
ARTES:

VISUAIS / PLÁSTICA

Historia em
quadrinhos;
Criação e
produção de formas plásticas e visuais;
Elementos básicos da linguagem visual;
Leitura de  imagens diversificada;
Desenho;
Pintura;
Escultura;

Apreciação, xperimentação
ampliação do conhecimento da linguagem artística (visual, musical, cênica, dança) por meio de contação de historias utilizando fantoches, dramatização e coreografia.
Valorização de suas produções e de seus colegas por meio de socialização, exposição e argumentação;
Investigar em desenhos / telas de  artistas famosos:
elementos formais:
(linha, ponto, textura)
elementos intelectuais:
( ritmo, equilíbrio, profundidade);
elementos vivenciais:
( titulo, tema, vida e obra, localização no tempo e no espaço, etc..)
participação em situações de pesquisas;








M
A
I
O







J
U
N
H
O
Ampliar os movimentos corpóreos;
Experimentar diversas formas de locomoção;
Selecionar gestos e movimentos imitando-os;
Deslocar-se e orientar-se com destreza no espaço;
Levar as crianças à compreensão do saber estético e a construção de novos saberes artísticos por meio da alfabetização estética ( educação dos sentidos);
Realizar com eficiência o dialogo com o mundo por meio dança  e cantigas improvisadas;
Desenvolver a motricidade;
Possibilitar o desenvolvimento das capacidades motoras como força, velocidade e agilidade;
Desenvolver a percepção do corpo em relação a si próprio e controlar o corpo em situações tanto estáticas quanto dinâmicas;
Explorar as múltiplas possibilidades de posicionar, equilibrar e locomover o próprio corpo;
Estimular os movimentos naturais no aspecto físico – motor, e o ritmo próprio de cada criança no aspecto percepto-cognitivo e sócio- afetivas;

MOVIMENTO
Dança;
Musicas;
Desenhos;
Gestos;
Modelagem;
Pintura;
Vídeos;
Fotografias;
Movimento do corpo;
Atividades rítmicas;
Equilíbrio;







Movimentar-se de acordo com o som e ritmo de  músicas;
Participação em atividades que levem a criança a movimentar-se:
andar /correr / subir / descer/
pular / engatinhar, em fim movimentar-se a ponto de favorecer o desenvolvimento pleno as necessidade do corpo;
Reprodução e criação de movimentos espontâneos e ou dirigidos por meio de musicas, brincadeiras e situações planejadas ou corriqueiras na sala de aula;
Atividades competitivas:
Brincadeiras dirigidas;
Dinâmicas diversas:
- atividade rítmica;
-atividade de postura e locomoção;
-atividade de  auto controle;
- atividade de baixa organização;
*jogos de corridas variadas,
*jogos em círculos,
*jogos de interpretação,
-atividades pré-esportivas
Exercícios ritmados:
Danças;
Criação de movimentos:
-Atividades de auto controle
Com e sem aparelho;


A
G
O
S
T
O


S
E
T
E
M
B
R
O
Expressar sentimentos por meio de musicas;
Conhecer diversos gêneros musicais;
Identificar elementos da musica, explorando-os para se expressar, interagir com os outros e ampliar seus conhecimentos;
Brincar com a musica, imitar e reproduzir oralmente;
Ler, escrever e analisar letras de musicas; comunicar sensações, pensamentos e sentimentos por meio da linguagem cantada;
Possibilitar o desenvolvimento motor e rítmico;
Utilizar a musica como fonte de prazer e descontração;
Pesquisar sobre cantores da musica popular;
Classificar / identificar gêneros musicais;
MÚSICA
Escuta de obras musicais;

Interpretação musical;

Expressão e comunicação;

Leitura e produção oral e escrita;

Linha melódica;
Musicas diversas;

Jogos;

Brincadeiras;



Selecionar musicas de gêneros musicais diversificados e convidar as crianças a ouvirem e cantarem;
Participação em jogos e brincadeira que envolvam a dança e / ou a improvisação musical e movimentos corporal;
Cantar musicas e criar linhas com o corpo em movimento;
Ilustração de letras de musica;
Show de calouros;
Brincadeira dirigidas;








O
U
T
U
B
R
O
Apreciar obras artísticas;
Perceber fatores internos e externos em uma obra de arte;
Valorização da produção da arte em geral
Produzir arte utilizando a linguagem do desenho e da pintura.

Utilizar os códigos gramaticais específicos de cada linguagem, suas diversas maneiras de composição e contextualização  no tempo e no espaço.
Ampliar  e reduzir figuras;

DESENHO
Criação artística;
Leitura de imagem;
Cores, Formas,
Ponto; Linha;
Biografia de artistas;
Leitura de imagem;
Interpretação de desenhos;
Elementos básicos e/ ou contextuais formais:
A linha,
A cor,
O volume,
A superfície.

Ampliação do conhecimento
de obras artísticas como recurso de exploração dos da linguagem  e ponto de partida para sentir, fluir e trabalhar as emoções, sentidos e sensibilidade do corpo;
Criação de artes a partir de seus próprios repertórios;





N
O
V
E
M
B
R
O
Utilizar a linguagem dramática;
Participar de situações de dramatização, faz de conta,
Identificar elementos da linguagem dramatizada (entonação, gestos / mímica, expressão, etc.);
Observar cenas;
Interpretar historias e personagens;
Vivenciar personagens de contos de fada e / ou outros fatos e historias;
Propiciar a flexibilidade da percepção das qualidades das formas artísticas a partir da elaboração de perguntas e observação das ações exibidas;

TEATRO
Criação;
Dramatização;
Improvisos;
Oralidade;
Sentidos;
Percepção;
Dicção;
Imaginação;
Ficção;
Postura corporal;




Descrição e reprodução de cenas;
Utilização de matérias de sucata para criação de cenários;
Criação de cenários;
Interpretação de peças teatrais; Criação de sonoplastia para  personagem de historias contadas;
Exploração de competências corporais e  criação dramática;
Criação de textos e encenação com o grupo;
Adquirir uma relação de auto confiança com a produção artística pessoal e conhecimento  estético respeitando a própria produção e a dos colegas;
...
DISCIPLINA: LINGUAGEM E CÓDIGOS
MODALIDADE: PRÉ-ESCOLA (4 A 5 ANOS)
OBJETIVOS
CONTEUDOS
SUGESTÕES METODOLÓGICAS

F
E
V
E
R
E
I
R
O



M
A
R
Ç
O







Promover experiências significativas de aprendizagem da língua e ampliar as capacidade de comunicação e expressão associadas as quatros competências lingüística básicas (falar, escutar, ler e escrever);

Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e das vivência de diversas situações nas quais se faça necessário;
Comunicar-se utilizando a linguagem oral e escrita;
Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo em diversas situações do cotidiano;

Desenvolver estratégias de escrita;  Desenvolver a consciência fonológica, por meio da leitura de textos que se sabe de có.
Ouvir textos, interpretá-los, para argumentar ideias contidas nos mesmos;
Falar X Escutar:

Expressar sentimentos;


Nome próprio;


Vogais


Consoantes


Textos  que se sabe de có.


Participação em momentos de escrita dirigida sobre orientação do professor;
Exercício da escrita utilizando alfabeto móvel;
Participação em rodas de conversa, leitura e brincadeiras de faz-de-conta;
Identificação visual do nome próprio e do nome dos colegas;
Motivação para ler e escrever do jeito que sabe / com e ou sem ajuda do professor;
Apropriação do sistema de escrita, enfatizando a leitura do nome próprio por meio de músicas ( a canoa virou, gente tem sobrenome, etc...), jogos e brincadeiras;.
Discriminação, identificação oral e treino das letras contidas no nome próprio e nos textos lidos.
Leitura de textos que se sabe de có, apontando os vocábulos, para mostra o que está escrito e onde está.
Identificação e classificação  gravuras, números e letras maiúsculas  e ou minúsculas;

A
B
R
I
L

Despertar no aluno a consciência fonológica,
Perceber  sonoridade das palavras;
Reconhecer as características sonoras da linguagem;
Interagir com o mundo letrado para produzir textos;
Perceber  sonoridade das palavras;
Reconhecer a letra inicial de determinadas palavras;
Apreciar e produzir textos, tendo o professor como escriba, se necessário.
Ouvir texto e interpretá-lo;
Ler mesmo sem saber;


Consciência fonológica:
-relação letra / som

Discriminação visual  de letras e números;

Interpretação e produção textual

Poema, poesias,
Textos verbais e não verbais;
Discriminação e associação de fonemas a grafemas, por meio da leitura oral;.
Identificação dos fonemas que compõe uma silaba;
Reconhecimento e sonorização das letras / palavras contextualizadas  em poemas, poesias e músicas;


M
A
I
O
Expor suas ideais e impressões em relação a tema  sobre o qual tenha conhecimento, argumentando e defendendo ponto de vista;
Ler / escutar / produzir textos e inferir informações explicitas;
Interessar-se por escrever palavras e textos mesmo que de forma não convencional;
Produzir textos a partir de gravuras, fotos, e relatos orais (com ou sem ajuda do professor);
Criar / ampliar estratégias de leitura e escrita;

Produção de texto

Comunicação;
Expressão de desejos e sentimentos
Participação em momentos de  produção textual coletiva;
Exposição e apreciação de diferentes produções, criadas a partir do referencial que cada criança possui sobre o assunto explorado;
Escrever do jeito que sabe, acionando hipóteses  e estratégias próprias;
Produção coletiva e ou individual de texto, tendo ou não o professor como escriba;
Utilização de alfabeto móvel;
Exposição dos textos escritos;


J
U
N
H
O
Participar em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita;
Reconhecer a importância da leitura e escrita o para registro e  resgate  da cultura;
Resgatar a cultura e registrar sua historia por meio da leitura e da escrita, mesmo que de forma não
convencional;
Descrever e promover aproximação com aspectos mais formais da linguagem por meio de situações como ler e contar historias, cantar ou entoar canções, declamar poesias , dizer parlendas, textos de brincadeiras infantis. 

Leitura  e interpretação de textos informativos
sobre a vida do homem do campo;
Ø  Alimentação;
Ø  Crenças;
Ø  Vestuários;
Ø  Dialetos;
Ø  Valores;


Listagem de palavras;


Reconto de historias conhecidas com aproximação da historia original no que se refere a descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem ajuda;
Construção de cenário  para vivenciar situações relacionadas as descobertas;
Leitura de textos informativos;
Descriminação de letras / palavras contextualizadas nas praticas de leitura e escrita;
Interpretação, produção e dramatização de textos;
Registro e socialização dos conhecimentos;
Participação em rodas de leitura;



A
G
O
S
T
O
Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros orais e escritos e participando de diversas situações de intercambio social nas quais  possa contar suas vivencias, ouvir as de outras pessoas, elaborar e responder perguntas;
Participar de diversas situações de leitura de diferentes gêneros;
Ampliar o universo discursivo por meio do conhecimento da variedade de textos e de manifestações culturais que expressam modos e formas próprias de ver o mundo e de pensar das pessoas;
 

LENDAS DO FOLCLORE BRASILEIRO

Leitura, interpretação e produção de:
Ø  Relato de experiências vividas
Ø  Musicas;
Ø  Poemas;
Ø  Lendas;
Ø  Causos; 
Entrevista;
Pesquisas;

Relato de experiências vividas e narração de fatos em sequência temporal e casual;
Conhecimento e produção oral de jogos verbais, como trava-linguas, parlendas, advinhas, quadrinhas, poemas e canções;
Integração da fala da criança no contexto pedagógico re significando-o;
Listagem de personagens folclóricos;
Realização de pesquisas e entrevistas com as pessoas da comunidade a cerca dos seres mitológicos;
Leitura de textos que ressaltem  a pluralidade cultural;

S
E
T
E
M
B
R
O
Enriquecer e ampliar o repertorio de palavras e competência leitora por meio de músicas cíveis: hino nacional, hino da independência, hino do município, etc...
Levantar hipóteses de leitura / compreensão leitora a partir dos escrita de lista e  títulos textuais;
Ampliar a criatividade e criticidade do aluno, propondo  atividades e ações desafiadoras que ampliem as hipóteses e estratégias de leitura e escrita; 
Possibilitar a ampliação de experiências, estabelecendo novas formas de relação e contatos com a diversidade de costumes, hábitos e experiências culturais; 
Produção textual;

Leitura diversificada de:

Ø  Hinos oficiais;
Ø  Textos informativos;
Ø  Listas;






Motivação para leitura de textos  verbais e não verbais, associando-os a diversas áreas do conhecimento;
Discriminação de letras contextualizadas nos textos lidos;
Interpretação e produção textual;
Produzir novas versões dos textos lidos (carta enigmática);
Utilização de técnicas diferente para reescrever textos bem escrito e divertir-se com eles (uso da linguagem do P, troca de vogais, etc...), Produção textual  enfatizando as datas comemorativas;



O
U
T
U
B
R
O

Reconhecer a capacidade das crianças para escrever e dar legitimidade e significação às escritas iniciais, uma vez que elas possuem intenção comunicativa;
Ampliar o vocabulário e apropriar-se do sistema da língua escrita por meio da prática constante de rodas de leitura e interpretação textual;
Promover situações prazerosas de leitura que propiciem o conhecimento de bibliografias que asseguram o prazer de ler;

.


LEITURA PRAZEROSA

Ø  Textos que se sabe de cor;
Ø  Fábula;
Ø   Listas;
Ø  Contos de fada;

Escolha coletiva do gênero textual que vai ser trabalhado, para exercitar a leitura de forma sistemática e continua,
Classificação de textos, filmes e brinquedos a serem utilizados na sala de aula, justificando as escolhas;
Contação de histórias e músicas alusivos às datas comemorativas;
Refletir sobre “conteúdos” textuais associando-os à praticas da vida social;
N
O
V
E
M
B
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O

E

D
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Z
E
M
B
R
O
Planejar situações de comunicação que exijam diferentes graus de formalidade;
Propor atividades que permitam diversas estratégias nas formas de resolução encontrada pelas crianças;
Exercitar estratégias de leitura e de escrita,                                                                                                                                                                                                                                                                                      
Propor atividades que façam sentido para as crianças; isto é, que entendam, pra que e para quem estão escrevendo, revestindo a escrita de seu caráter social;
Ler para obter informação;
Ler para divertir-se;


PRÁTICAS DE LEITURA
E DE ESCRITA

Escrita espontânea;

Escrita dirigida;

Classificação de palavras, quanto ao campo semântico,
e sintático;

Organização de momentos de leitura livre;
Oferecer as crianças textos que permitam que propiciem o prazer de ler: Paródias, canções, gibis, letras de músicas, poemas, quadrinhas, etc

 Excursão e passeio pelas ruas para exercitar a leitura de textos informativos, placas, panfletos, letreiros, propagandas;
Identificação e utilização de diferentes formas de comunicação e informação escrita, percebendo algumas de suas funções para saber portar-se dentro das mais variada situações e contextos;


...
DISCIPLINA: natureza e sociedade
MODALIDADE: PRÉ-ESCOLA (4 A 5 ANOS)
OBJETIVOS
CONTEUDOS
SUGESTÕES METODOLÓGICAS
F
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V
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M
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Ç
O







Reconhecer-se como sujeito de direitos e deveres perante a sociedade;
Respeitar a diversidade cultural, reconhecendo-a como direito e patrimônio da humanidade;
Reconhecer e valorizar manifestações culturais: (indígenas, africanas e da própria comunidade); valorizando as diferenças e identificando semelhanças;
Valorizar i patrimônio cultural de seu grupo e interessar-se por conhecer diferentes formas de expressão cultural;
Aguçar o censo critico questionando a realidade, identificando problemas e refletindo sobre possíveis soluções;
A construção da identidade;

A família;

A escola;

Os amigos;

O meio  social;

Coordenação motora;

Reconhecimento das partes do corpo;

Jogos /brincadeiras;

Manuseio de material concreto
Realização de atividades que propiciem a construção da identidade, desenvolvimento, autonomia e responsabilidade social, por meio do faz-de-conta e conversas informais;
Participação em diversas praticas sociais e atividades desafiadoras que propiciem a criticidade, criatividade, autonomia: Argumentação, reflexão e socialização de ideias e conhecimento acerca do mundo e de si mesmo;
Construção coletiva de relações de afeto e auto-confiança com os sujeitos do meios em que atua, através de brincadeiras e atividades de rotina, reconstruindo elementos que os cerca com novos significados;
Confecção de murais e painéis temáticos; participação em diversas atividades que desenvolvam progressivamente conhecimentos acerca do “EU” e de cada membros do seu grupo;



A
B
R
I
L

Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas e estabelecer contatos com plantas, animais, objetos variados, manifestando curiosidade e interesse sobre os mesmo; 
Despertar a consciência ecológica, para qualificar e prolongar a vida na terra;
Vivenciar, contextualizar e comparar acontecimentos numa multiplicidade de tempo e de modos a formular, indagar e questionar explicações do passado, do presente e do futuro;
Estabelecer relação entre o meio ambiente e as formas de vida que nele se estabelecem, visando sua importância para a preservação das empecíeis e para a qualidade de vida humana.
Organização dos grupos  seu modo de ser, viver e trabalhar


Valorização da cultura indígena  afro-decendente;

Pesquisas sobre:
Ø  Etnia brasileira;
Ø  Diversidade cultural;

Exposição e apreciação de fotos, filmes e textos que abordem o modo de vida dos diversos povos brasileiros: (Índio, negro, branco)
Vivenciar brincadeiras históricas, jogos e canções de determinados povos / grupos;
Realização de pesquisas sobre a diversidade cultural, despertando o interesse, o respeito e aceitação das diferenças;
Participação de atividades extra-classe que resgatem valores, conscientização e respeito para com os diferentes modo da vida moderna;
Realização de festas temáticas que resgatem valores e tradições.
Conhecimento do modo de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do passado e do presente.


M
A
I
O
Desenvolver compreensão cada vez mais ampla da realidade social e natural e das formas de nela intervir;
Despertar o interesse da criança em demonstrar curiosidade pelo mundo social;
Perceber a permanência e a transformação no modo de vida das pessoas, estabelecendo  relação entre o modo de vida e as características sociais do seu grupo;
Identificar semelhanças e diferenças entre o modo de vida na zona urbana e na zona rural;
Reconhecer  em seu dia a dia  algumas semelhanças  existente entre grupos sociais a que pertencem e a outras comunidades;
Estabelecer relações entre os  fenômenos da natureza de diferentes regiões (relevo, rios, chuvas, seca, etc.) e as formas de vida dos grupos sociais que vivem ali.
Meio ambiente:
Paisagens;
Agua;
Solo;
Lixo;
Ø  Fauna:
Diversidade de animais e suas características;
Ø  Flora:
Diversidade de plantas e suas características;

Ø  Acontecimento  
Tempo  / Espaço 

Contextualização de fatos históricos passados com situações atuais;
Utilização de fotos, filmagens e testemunhos orais sobre ação do homem na natureza;
Observação, discursão e registro do processo de transformação ambiental; 
Percepção gradativa, classificação e identificação de atributos dos objetos e seres ao nosso redor;
Classificação de animais e plantas segundo suas especificidades e utilidades para a vida humana;
Conscientização da importância da reciclagem do lixo;
Participação em gincanas e oficinas  de confecção de brinquedos  reciclados.




J
U
N
H
O





Resgatar a cultura e saberes do povo;
Identificar papéis sociais existentes entre grupos sociais do passado e do presente;
Vivenciar situações de colaboração social, ampliação do desenvolvimento e o respeito pela diferenças culturais;
Manter o interesse e a curiosidade pelo mundo físico, social e cultural, através de perguntas, interpretações manifestando ideias próprias espontaneidade e originalidade; 

Tradições juninas

O modo de vida no campo X na cidade;


Ø  Valores;
Ø  Tradições;
Ø  Crenças;
Ø  Culinária;
Ø  Vestuários;
Ø  Dialetos;
Ø  Danças;


Tempo e Espaço;

Fenômenos da natureza
Exposição de fotos, leitura, exibição de filmes e documentário sobre o êxodo rural; Discursão e listagem de seus pontos positivos e negativos para a vida do homem.
Participação em atividades de pesquisas, e exposição das tradições juninas:
Leitura de textos informativos; Exibição de filmes e canções que resgatam e contam a historia do homem do campo;
Vivenciar tradições juninas: brincadeiras, danças, shou de musicas caipiras;
Montar barracas culturais para exposição e socialização das descobertas (tradições e cultura da nossa gente), realização de gincanas e feiras de degustação de comidas típicas;
Participação em diferentes atividades  envolvendo a observação e a pesquisa sobre a ação de luz, calor, som, força e movimento.




A
G
O
S
T
O



Conhecer  valorizar manifestações culturais  da sua comunidade e os modos de vida de outros grupos sociais;
Possibilitar a ampliação  do repertório de conhecimentos a respeito do mundo social, cultural e natural em que está inserido;
Possibilitar a construção da aprendizagem e patriotismo por meio de ações culturais significante, integradas  e relacionais;
Trabalhar temas geradores que



Folclore Brasileiro

Leitura de lendas;
Listagem e  descrição de seres mitológicos e de brincadeiras antigas;
Pesquisas sobre as crenças populares;
Leitura de textos informativos;




Participação em atividades que envolvam brincadeira, jogos e canções que dimensionem o regate das tradições culturais, definindo regras e adaptando-as a situações vividas;
Participação em atividades que envolvam historias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito as tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos;




S
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T
E
M
B
R
O
Desenvolver gradativamente  percepções integradas do próprio corpo por meio do seu uso na realização de determinadas ações pertinentes ao cotidiano;
 Promover situações que garantam o direito de aprender brincando, asseguram o direito à cidadania;
Costumes e tradições locais;


A criança  o mundo
(casa  rua  bairro município pátria)


Coordenação motora;
Reconhecimento das partes do corpo;
Jogos e brincadeiras;
Manuseio de material concreto
Pesquisas sobre o modo de vida das pessoas em diferentes lugares e diferentes situações, utilizando diferentes fontes como objetos, fotografias, documentários, relatos de pessoas, mapas e livros;
Estabelecimento de algumas relações simples na comparação de dados. Confronto de ideias;
Conhecimento de lugares que guardam informações: museus e bibliotecas;

Leitura e interpretação e registros.

O
U
T
U
B
R
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Conhecer e valorizar o ambiente físico e social em que vive, compreendendo-o como resultado da interação e do trabalho humano, reconhecendo a capacidade humana de utilizar e transformar a realidade;
Possibilitar a construção de  procedimentos característicos do sujeito investigador e compeendedor dos fenômenos da natureza;
Construir relações de cooperação, participação e compartilhamento de diversas situações.
Relatos e contação de historias  pelos idosos




Análise de imagens 




Observações de   Paisagens, diversidade de animais, plantas
Participação que envolvam historias, brincadeiras, jogos e canções

Conhecimentos de modos de ser viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado

Observação de paisagem local (rios, vegetação, construções, florestas, campos, dunas, açudes, mar e montanhas etc...

valorização de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente
N
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M
B
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Explorar o ambiente, para quer possa se relacionar com pessoas, estabelecer contatos com pequenos animais, com plantas e objetos diversos, manifestando prioridade e interesses
Interessasse e demonstra curiosidade pelo mundo social e natural formulando perguntas, imaginando soluções para compreender, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos buscando informações e confrontando idéias





Os lugares e as paisagens:

Fenômenos da natureza


Identificação de diferentes formas de comunicação e informação, percebendo algumas de suas funções para saber portar-se dentro das mais variada situações e contextos;

Entender fenômenos da natureza por meio de: observação, comparação, levantamento de hipóteses e experimentação,
Tentativa de explicação dos acontecimentos;

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