domingo, 20 de janeiro de 2013

Ações Pedagógicas sobre o Processo de Ensino-Aprendizagem no Instituto Areia Branca

        O Instituto de Educação Infantil Areia Branca,assim chamado esta situado no Bairro populares (Fazenda cajueiro) s/n Ibicuitinga CE.Vale ressaltar, que o mesmo é escola de modelo padrão de eficiência.Diante das experiências vividas no dia a dia do Instituto quero discorrer que nesse núcleo os sujeitos trabalham em dentro de uma visão democrática destacando em primeiro lugar o dirigente, que juntamente a equipe pedagógica, crianças, funcionários e comunidade devem se preocupa em atender da melhor maneira possível as necessidades e demandas de cada envolvente, garantido, portanto a inclusão social de todos que compõe a escola de modo participativo que possam, opinarem reivindicarem melhorias e refletirem sobre as possíveis mudanças, tendo como base o construtivismo na luta por uma educação de mais qualidade, entende-se que a capacidade de refletir e agir sobre suas próprias opiniões requer o exercício de sua autonomia.
         Ao trabalharmos considerando as necessidades e perspectivas do outro, estamos contribuindo para que as opiniões e ações individuais sejam incluídas, a ampliação do diálogo, debates, o respeito as diferenças e interesses de cada sujeito para que haja novas conquistas. Portanto no que diz respeito a Proposta Pedagógico é um documento que em seu contexto é a identidade de uma instituição, revelam à história de vida das crianças suas crenças, seus valores, seus sonhos. Por isso destacamos as Diretrizes Curriculares para educação infantil um documento de fundamental importância para auxiliar na participação da elaboração da proposta pedagógica. A partir de então, os professores, planejam a primeira etapa de recepção e organização da proposta educativa da turma, momento em que, é planejado o processo de inserção das crianças na escola, procurando saber sobre o seu contexto social, informações, que mostram suas necessidades para se planejar.
         Com base nos dados coletados é feito o plano geral de trabalho, ou seja, o que é fundamental para o grupo de crianças, momento em que são traçados quais as experiências, valores, habilidades sociais, quais conhecimentos culturais propostos. A partir de então, o coordenador junto com o apoio pedagógico acompanha os professores no planejamento semanal, na prática pedagógica, orientando os docentes a planejarem com base na Proposta da escola e nas Orientações Curriculares para Educação Infantil, no entanto o coordenador não só acompanha, mas orienta os professores no processo de planejamento, dinamizando ainda o envolvimento das famílias com a escola para que todos possam trabalhar juntos na mesma direção e a alcançar os objetivos que almejamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário