sábado, 19 de janeiro de 2013

PLANO DE AÇÃO PARA O ENSINO INFANTIL / 2012

SECRETARIA MUNICPAL DA EDUCAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL AREIA BRANCA PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (IBICUITINGA - CE) DEZ/2008 APRESENTAÇÃO Essa proposta de trabalho foi elaborada com o objetivo de desenvolver nas creches e pré-escolas do Instituto de Educação Infantil Areia Branca do município de Ibicuitinga, um ensino igualitário, democrático e de qualidade, levando em conta os aspectos sociais, emocionais, corporais e afetivos da criança pequena, uma ação integrada que incorpore as atividades educativas os cuidados essenciais e suas brincadeiras. Pretende ainda, apontar metas de qualidades que contribuam para que as crianças tenham um desenvolvimento integral de suas identidades capazes de crescerem como cidadãos cujos direitos a infância seja reconhecidos, entendendo que as necessidades básicas das crianças são universais assim como o direito da vida, à saúde, à liberdade, à educação, à cultura, aos esportes, ao lazer e que deve ser pensados com seriedade e preservados considerando ainda que a principal função da educação infantil seja cuidar e educar de forma indissociável. Cuidar é educar, educar é cuidar. Este documento estar organizado de modo a possibilitar aos diretores e professores uma reflexão sobre a identidade de ensino infantil, assim como seu funcionamento pedagógico e de gestão baseado pelo Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, contemplando diversas áreas do conhecimento: Vida e Natureza, Linguagem e Códigos, Artes e Movimentos e Matemática em que a interdisciplinaridade é o ponto de partida para a construção das diferentes linguagens, e respeitando os princípios básicos da democracia. Esperamos que os esforços daqueles que participaram da construção dessa proposta possa enriquecer sua pratica pedagógica a partir de discursos no interior da escola, subsidiando a elaboração de projetos pedagógicos para melhoria do ensino infantil. 1 - IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE CRECHES E PRÉ-ESCOLAS MUNICIPAIS DE IBICUITINGA NOME DA ESCOLA: INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL AREIA BRANCA COD. CENSO ESCOLAR: 23270551 LEI DE CRIAÇÃO: MUNICIPÍO / DISTRITO: IBICUITINGA ESTADO: CEARÁ ENDEREÇO: SÍTIO CAJUEIRO S/N BAIRRO:POPULARES CEP: 629555-000 TELEFONE: (88) 34251284 E-MAIL: MODALIDADE DE ENSIN TRABALHO: Ana Claudia da Cunha Maia Ana Lúcia Damasceno Maia Anailde de Sabóia Leite Andréa Nobre Porto Antônia Ambrósio Nobre Andréia Silva Castro Anunciada Jane Cleide de O. Maia Antônia Marinete dos Santos Danielle Lopes de Souza Damiana Bandeira S. Sousa Eulene da Silva Nobre Elizeuda Castelo Branco da Silva Francisca Valdenice Alves Damasceno Francisco João Carlos D. Rabelo Francisco Nacélio de Jesus Silva Francisca Elenir Cavalcante Rabelo Francisca Érika da Silva Santos Fladiana Gomes Pessoa Flaviana da Silva Moreira Francisca Aguiar lins Francisca Luciene Saraiva Francisca Lucilene Saraiva Francisca Maria Dias Gonçalves Francisca Mirian Freitas Hurtado Girlane Damasceno Ferreira Gleide Lima da Silva Lopes Gessica Fernandes Vieira Jaiara Sousa de Lima Jane Cléia Nobre Saldanha Kelly Cris Silva Santos Kayanne Karla Queiroz da C. Maia Kelane Nobre Falcão Karina de Sousa Lima Keila Bruna S. Rabelo Leangela S. Lima de Sousa Luana Kércia de Castro Leiliane Maria Girão da Costa Luiza Yohanna N. da Costa Mardêne dos Santos Almeida Maria Célia Germano Maia Maria Gilderlene de S. Lima Maria da Paz B. Rabelo Maria Daline F. Nobre Maria das Dores Nogueira Nobre Maria Edilândia Pereira Guimarães Maria Lucirene de O. Lima Maria Saraiva de Paula Gomes Maria Luciana Oliveira de Lima Maria Rosicleide Nobre Maria Eleide C. do Nascimento Maria Andréia de Sousa Lima Maria Cleide Vieira da Silva Maria Wiltaiane R. da Silva Marcia Gerlane S. Castelo Branco Maria Jaqueline Viana dos Santos Maria de Lurdes L. Rabelo Maria Leuzilene Saldanha Gomes Maria Elenir Batista Dantas Maria Gilcélia Israeliane Nobre de Lima Maria José de Freitas M. Nobre Maria Régia Cavalcante Rabelo Naila Pessoa Nobre Paula Valéria Ferreira M. Lins Raimundo Dirceu Ferreira Oliveira Rosivânia Lemos da Silva Raimunda Jaquelene Lima Guimarães Rejane Nobre Saldanha Sabrina de S. Fernandes Silvia Helena Lemos Maia Raimundo Marleno C. Monteiro Suiane Silva de Sousa Samara Nobre da Silva Thalyta Amanda Góes Maia Valderlânia Lopes Martins ELABORAÇÃO DA PROPOSTA A construção deste trabalho resulta de um amplo debate e compromisso político e pedagógico de todo os que fazem à educação infantil no município de Ibicuitinga. O mesmo está fundamentado nas teorias dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, LDB (Lei nº 9.394/96, artigo 29), que reconhece a educação como a primeira etapa da Educação Básica, portanto, primeiro nível de ensino, devendo ser ofertada pelo poder publica, gratuitamente em creches e pré-escolas. As experiências que compõem o currículo está fundamentadas na Resolução Nº 5, de 17 de Dezembro de 2009, que assegura a obrigatoriedade de todas as ações didáticas desenvolvidas para / com as crianças estarem baseadas nas Interações e Brincadeiras. Partindo da concepção, de que a criança é um ser completo, total e indivisível, a intenção maior deste trabalho é de desenvolver práticas de educação e cuidados que possibilitem a integração entre os aspectos, físicos, afetivos, cognitivo-lingüísticos e sociais da criança. Propiciando assim o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos que o preparem para o pleno exercício da cidadania. A elaboração desse projeto educativo foi uma grande oportunidade para que todos tomassem conhecimento, dos problemas, das possibilidades de solução e das responsabilidades de cada um e do coletivo. Foi um trabalho conjunto e fruto da convivência e do esforço de toda a equipe da instituição das famílias e da comunidade e que foi papel da direção possibilitar em clima democrático e de cooperação. 3 - DIAGNÓTICO DO CAMPO DE DESEMPENHO 3.1 – SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM NOSSA COMUNIDADE Em Ibicuitinga o Ensino Infantil existiu desde meados da década de 80, funcionando em instituições governamentais como a extinta cooperativa dos agricultores, ou casa de professores. Durante muito tempo essas instituições eram financiadas por unidades filantrópicas como o programa “Visão Mundial” e tinha fins mais assistencialistas que pedagógico. As primeiras professoras dessa modalidade em nosso município foram Maria das Graças Maia Barbosa e Maria Eunice Soares. Com a emancipação política do município em 1988, a educação infantil começa a tomar novos rumos, novos horizontes são traçados, começa então a luta por uma educação que pensasse a criança como um indivíduo / cidadão de direitos e deveres a serem supridos pela escola. Para garantir o desenvolvimento das ações educativas, a administração do prefeito José Edmilson Gomes teve que construir na sede do município um espaço adequado, onde permitisse a criança desenvolver atividades cognitivas, físicas, e afetivas. Foi criado então o centro educacional, onde seria feito o atendimento social para toda comunidade e atendimento sócio educacional para crianças da sede com idade entre 4 a 7 anos. O ensino infantil passa a ser direcionado pelo diretor e secretário(a) da ação social, um técnico pedagógico e professores. No final do século XX, tempo de mudanças, conquistas e progresso na educação de nosso município, em especial no Ensino Infantil. Tanto os distritos como a sede do município já faziam o atendimento especializado em educação infantil. Porem, o centro educacional / centro comunitário localizado na sede do município já não comportava mais tantas crianças, haja vista que o número de escolinhas agregadas já chegava a nove: Pequeno Príncipe, Emilia, Mundo Encantado, Topogígio, Tio Patinhas, Tio Jasiel, João bolinhas, Pato Donald. Na administração do prefeito Eugenio Rabelo, ano de 2002 a população urbana de Ibicuitinga, teve o privilégio de ser contemplada com a construção de uma sede própria para o ensino infantil. Este estabelecimento é estruturado com 03 salas de aula, 01 cantina, 02 banheiros masculinos, 02 banheiros femininos, 01 coordenação, 01 pátio coberto, e espaço livre para lazer. O mesmo foi nomeando por meio de uma enquete realizada pelo jornalista Cláudio Pinheiro que presidia o programa de rádio “Jornal do meio dia”, na rádio local. A população manifestou – se e 70% dos participantes decidiram que o nome ideal da instituição de educação infantil deveria ser areia branca, pois desta maneira estaríamos resgatando e guardando na memória o antigo nome do nosso município. É imprescindível ressaltar que por muito tempo o governo do estado fazia repasse para a Secretaria da Ação Social dos municípios para custear despesas com a manutenção de crianças de 0-6 anos de idade em creche e pré-escola através do PAC – Programa de Ação Continuada a Criança de 0-6 anos de idade. Mas, por entender que a Educação Infantil não é competência da Secretaria da Ação Social e por ter disposto na LDB que a Educação Infantil é de responsabilidade do município, através do órgão competente que administra a política da educação iniciou-se toda uma luta para que se cumprisse o que já estava estabelecido em lei. Dessa forma, o ministério do desenvolvimento Social e Combate a fome permitiu que aqueles municípios que quisessem mudar sua modalidade de atendimento tomassem as medidas cabíveis. Foi então que o Governo do Estado do Ceará através da Articulação Regional da Secretaria da Ação Social do Estado mobilizou os municípios cearenses para aderirem à mudança da modalidade e garantir os recursos da Assistência social em ações próprias. O município de ibicuitinga iniciou o processo de mobilização com a reunião das secretarias para esclarecimentos e no dia 14 de junho de 2005 entregou o Projeto Unindo e Reconstituindo a Família na Secretaria da Ação Social do estado através do protocolo 05179571-0 o qual foi aprovado pela CIB – Comissão Intergestora Bipartite conforme publicação no Diário oficial do Estado. A partir de então as instituições de educação infantil em todo o município passaram a ser de total responsabilidade financeira e administrativa da secretaria municipal da educação. Em 2006, na administração do prefeito Anilton Pinheiro Maia, a coordenação do instituto de educação infantil areia branca, em consonância com a secretaria municipal da educação e a crede 12, entende que não faz sentido continuar registrando os dados do censo escolar ou quaisquer dados / informações legais referente a o ensino infantil com o nome das nove escolas supracitadas (Pequeno Príncipe, Emilia, Mundo Encantado, Topogígio, Tio Patinhas, Tio Jasiel, João bolinhas, Pato Donald), as quais foram dadas baixo em seus cadastros junto a CREDE, e INEP, legalizando a partir de então o Instituto de Educação Infantil Areia Branca. Em 2008, as dependências do referido instituto não suportou o numero de crianças atendidas nas modalidades de creches e pré-escolas, então foi necessário alugar casas para funcionamento de salas de aulas anexadas a esta instituição. Em 2008, mais de 4,3 mil municípios manifestaram interesse no Proinfância. Até 2008 o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) estabeleceu convenio com 955 municípios para a construção de escolas de educação infantil. Foi Neste período que Ibicuitinga firmou convenio com o MEC e no inicio de 2012, recebemos do Governo Federal uma nova estrutura física para o estabelecimento de ensino infantil, sediada no bairro populares (fazenda cajueiro) s/n. 3. 2 - SITUAÇÃO SÓCIO-ECONÔMICA E CULTURAL DA COMUNIDADE A atividade predominante de nosso município é a agricultura que se destaca pelo cultivo do feijão, milho, mandioca e cajueiro. No comércio temos lojas de pequeno e médio porte, nas áreas de eletrodomésticos, roupas, calçados, e outros setores comerciais, como: mercearias, padarias, farmácias, bares, papelarias, oficinas de carro e moto, carpintaria, etc. A indústria também é pouco desenvolvida, contando apenas com pouquíssimos estabelecimentos alimentares, uma metalúrgica e duas mobiliarias. Em relação à pesca destaca-se a importância da extrativista (subsistência), onde alguns pescadores autônomos fazem dessa atividade uma complementação de sua renda familiar. Nossa economia está centrada nas culturas de subsistência, alem da criação de bovinos, eqüinos, muares e aves. 3.3- DEMANDA E METAS DE ATENDIMENTOS SECRETARIA MUNICPAL DA EDUCAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL AREIA BRANCA PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGIGO (P.P.P) IBICUITINGA - CE DEZ/2008 APRESENTAÇÃO Essa proposta de trabalho foi elaborada com o objetivo de desenvolver nas creches e pré-escolas do Instituto de Educação Infantil Areia Branca do município de Ibicuitinga, um ensino igualitário, democrático e de qualidade, levando em conta os aspectos sociais, emocionais, corporais e afetivos da criança pequena, uma ação integrada que incorpore as atividades educativas os cuidados essenciais e suas brincadeiras. Pretende ainda, apontar metas de qualidades que contribuam para que as crianças tenham um desenvolvimento integral de suas identidades capazes de crescerem como cidadãos cujos direitos a infância seja reconhecidos, entendendo que as necessidades básicas das crianças são universais assim como o direito da vida, à saúde, à liberdade, à educação, à cultura, aos esportes, ao lazer e que deve ser pensados com seriedade e preservados considerando ainda que a principal função da educação infantil seja cuidar e educar de forma indissociável. Cuidar é educar, educar é cuidar. Este documento estar organizado de modo a possibilitar aos diretores e professores uma reflexão sobre a identidade de ensino infantil, assim como seu funcionamento pedagógico e de gestão baseado pelo Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, contemplando diversas áreas do conhecimento: Vida e Natureza, Linguagem e Códigos, Artes e Movimentos e Matemática em que a interdisciplinaridade é o ponto de partida para a construção das diferentes linguagens, e respeitando os princípios básicos da democracia. Esperamos que os esforços daqueles que participaram da construção dessa proposta possa enriquecer sua pratica pedagógica a partir de discursos no interior da escola, subsidiando a elaboração de projetos pedagógicos para melhoria do ensino infantil. 1 - IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE CRECHES E PRÉ-ESCOLAS MUNICIPAIS DE IBICUITINGA NOME DA ESCOLA: INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL AREIA BRANCA COD. CENSO ESCOLAR: 23270551 LEI DE CRIAÇÃO: MUNICIPÍO / DISTRITO: IBICUITINGA ESTADO: CEARÁ ENDEREÇO: SÍTIO CAJUEIRO S/N BAIRRO:POPULARES CEP: 629555-000 TELEFONE: (88) 34251284 E-MAIL: MODALIDADE DE ENSINO: CRECHE E PRÉ-ESCOLA. GRUPO DE TRABALHO: Ana Claudia da Cunha Maia Ana Lúcia Damasceno Maia Anailde de Sabóia Leite Andréa Nobre Porto Antônia Ambrósio Nobre Andréia Silva Castro Anunciada Jane Cleide de O. Maia Antônia Marinete dos Santos Danielle Lopes de Souza Damiana Bandeira S. Sousa Eulene da Silva Nobre Elizeuda Castelo Branco da Silva Francisca Valdenice Alves Damasceno Francisco João Carlos D. Rabelo Francisco Nacélio de Jesus Silva Francisca Elenir Cavalcante Rabelo Francisca Érika da Silva Santos Fladiana Gomes Pessoa Flaviana da Silva Moreira Francisca Aguiar lins Francisca Luciene Saraiva Francisca Lucilene Saraiva Francisca Maria Dias Gonçalves Francisca Mirian Freitas Hurtado Girlane Damasceno Ferreira Gleide Lima da Silva Lopes Gessica Fernandes Vieira Jaiara Sousa de Lima Jane Cléia Nobre Saldanha Kelly Cris Silva Santos Kayanne Karla Queiroz da C. Maia Kelane Nobre Falcão Karina de Sousa Lima Keila Bruna S. Rabelo Leangela S. Lima de Sousa Luana Kércia de Castro Leiliane Maria Girão da Costa Luiza Yohanna N. da Costa Mardêne dos Santos Almeida Maria Célia Germano Maia Maria Gilderlene de S. Lima Maria da Paz B. Rabelo Maria Daline F. Nobre Maria das Dores Nogueira Nobre Maria Edilândia Pereira Guimarães Maria Lucirene de O. Lima Maria Saraiva de Paula Gomes Maria Luciana Oliveira de Lima Maria Rosicleide Nobre Maria Eleide C. do Nascimento Maria Andréia de Sousa Lima Maria Cleide Vieira da Silva Maria Wiltaiane R. da Silva Marcia Gerlane S. Castelo Branco Maria Jaqueline Viana dos Santos Maria de Lurdes L. Rabelo Maria Leuzilene Saldanha Gomes Maria Elenir Batista Dantas Maria Gilcélia Israeliane Nobre de Lima Maria José de Freitas M. Nobre Maria Régia Cavalcante Rabelo Naila Pessoa Nobre Paula Valéria Ferreira M. Lins Raimundo Dirceu Ferreira Oliveira Rosivânia Lemos da Silva Raimunda Jaquelene Lima Guimarães Rejane Nobre Saldanha Sabrina de S. Fernandes Silvia Helena Lemos Maia Raimundo Marleno C. Monteiro Suiane Silva de Sousa Samara Nobre da Silva Thalyta Amanda Góes Maia Valderlânia Lopes Martins 2 - ELABORAÇÃO DA PROPOSTA A construção deste trabalho resulta de um amplo debate e compromisso político e pedagógico de todo os que fazem à educação infantil no município de Ibicuitinga. O mesmo está fundamentado nas teorias dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, LDB (Lei nº 9.394/96, artigo 29), que reconhece a educação como a primeira etapa da Educação Básica, portanto, primeiro nível de ensino, devendo ser ofertada pelo poder publica, gratuitamente em creches e pré-escolas. As experiências que compõem o currículo está fundamentadas na Resolução Nº 5, de 17 de Dezembro de 2009, que assegura a obrigatoriedade de todas as ações didáticas desenvolvidas para / com as crianças estarem baseadas nas Interações e Brincadeiras. Partindo da concepção, de que a criança é um ser completo, total e indivisível, a intenção maior deste trabalho é de desenvolver práticas de educação e cuidados que possibilitem a integração entre os aspectos, físicos, afetivos, cognitivo-lingüísticos e sociais da criança. Propiciando assim o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos que o preparem para o pleno exercício da cidadania. A elaboração desse projeto educativo foi uma grande oportunidade para que todos tomassem conhecimento, dos problemas, das possibilidades de solução e das responsabilidades de cada um e do coletivo. Foi um trabalho conjunto e fruto da convivência e do esforço de toda a equipe da instituição das famílias e da comunidade e que foi papel da direção possibilitar em clima democrático e de cooperação. 3 - DIAGNÓTICO DO CAMPO DE DESEMPENHO 3.1 – SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM NOSSA COMUNIDADE Em Ibicuitinga o Ensino Infantil existiu desde meados da década de 80, funcionando em instituições governamentais como a extinta cooperativa dos agricultores, ou casa de professores. Durante muito tempo essas instituições eram financiadas por unidades filantrópicas como o programa “Visão Mundial” e tinha fins mais assistencialistas que pedagógico. As primeiras professoras dessa modalidade em nosso município foram Maria das Graças Maia Barbosa e Maria Eunice Soares. Com a emancipação política do município em 1988, a educação infantil começa a tomar novos rumos, novos horizontes são traçados, começa então a luta por uma educação que pensasse a criança como um indivíduo / cidadão de direitos e deveres a serem supridos pela escola. Para garantir o desenvolvimento das ações educativas, a administração do prefeito José Edmilson Gomes teve que construir na sede do município um espaço adequado, onde permitisse a criança desenvolver atividades cognitivas, físicas, e afetivas. Foi criado então o centro educacional, onde seria feito o atendimento social para toda comunidade e atendimento sócio educacional para crianças da sede com idade entre 4 a 7 anos. O ensino infantil passa a ser direcionado pelo diretor e secretário(a) da ação social, um técnico pedagógico e professores. No final do século XX, tempo de mudanças, conquistas e progresso na educação de nosso município, em especial no Ensino Infantil. Tanto os distritos como a sede do município já faziam o atendimento especializado em educação infantil. Porem, o centro educacional / centro comunitário localizado na sede do município já não comportava mais tantas crianças, haja vista que o número de escolinhas agregadas já chegava a nove: Pequeno Príncipe, Emilia, Mundo Encantado, Topogígio, Tio Patinhas, Tio Jasiel, João bolinhas, Pato Donald. Na administração do prefeito Eugenio Rabelo, ano de 2002 a população urbana de Ibicuitinga, teve o privilégio de ser contemplada com a construção de uma sede própria para o ensino infantil. Este estabelecimento é estruturado com 03 salas de aula, 01 cantina, 02 banheiros masculinos, 02 banheiros femininos, 01 coordenação, 01 pátio coberto, e espaço livre para lazer. O mesmo foi nomeando por meio de uma enquete realizada pelo jornalista Cláudio Pinheiro que presidia o programa de rádio “Jornal do meio dia”, na rádio local. A população manifestou – se e 70% dos participantes decidiram que o nome ideal da instituição de educação infantil deveria ser areia branca, pois desta maneira estaríamos resgatando e guardando na memória o antigo nome do nosso município. É imprescindível ressaltar que por muito tempo o governo do estado fazia repasse para a Secretaria da Ação Social dos municípios para custear despesas com a manutenção de crianças de 0-6 anos de idade em creche e pré-escola através do PAC – Programa de Ação Continuada a Criança de 0-6 anos de idade. Mas, por entender que a Educação Infantil não é competência da Secretaria da Ação Social e por ter disposto na LDB que a Educação Infantil é de responsabilidade do município, através do órgão competente que administra a política da educação iniciou-se toda uma luta para que se cumprisse o que já estava estabelecido em lei. Dessa forma, o ministério do desenvolvimento Social e Combate a fome permitiu que aqueles municípios que quisessem mudar sua modalidade de atendimento tomassem as medidas cabíveis. Foi então que o Governo do Estado do Ceará através da Articulação Regional da Secretaria da Ação Social do Estado mobilizou os municípios cearenses para aderirem à mudança da modalidade e garantir os recursos da Assistência social em ações próprias. O município de ibicuitinga iniciou o processo de mobilização com a reunião das secretarias para esclarecimentos e no dia 14 de junho de 2005 entregou o Projeto Unindo e Reconstituindo a Família na Secretaria da Ação Social do estado através do protocolo 05179571-0 o qual foi aprovado pela CIB – Comissão Intergestora Bipartite conforme publicação no Diário oficial do Estado. A partir de então as instituições de educação infantil em todo o município passaram a ser de total responsabilidade financeira e administrativa da secretaria municipal da educação. Em 2006, na administração do prefeito Anilton Pinheiro Maia, a coordenação do instituto de educação infantil areia branca, em consonância com a secretaria municipal da educação e a crede 12, entende que não faz sentido continuar registrando os dados do censo escolar ou quaisquer dados / informações legais referente a o ensino infantil com o nome das nove escolas supracitadas (Pequeno Príncipe, Emilia, Mundo Encantado, Topogígio, Tio Patinhas, Tio Jasiel, João bolinhas, Pato Donald), as quais foram dadas baixo em seus cadastros junto a CREDE, e INEP, legalizando a partir de então o Instituto de Educação Infantil Areia Branca. Em 2008, as dependências do referido instituto não suportou o numero de crianças atendidas nas modalidades de creches e pré-escolas, então foi necessário alugar casas para funcionamento de salas de aulas anexadas a esta instituição. Em 2008, mais de 4,3 mil municípios manifestaram interesse no Proinfância. Até 2008 o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) estabeleceu convenio com 955 municípios para a construção de escolas de educação infantil. Foi Neste período que Ibicuitinga firmou convenio com o MEC e no inicio de 2012, recebemos do Governo Federal uma nova estrutura física para o estabelecimento de ensino infantil, sediada no bairro populares (fazenda cajueiro) s/n. 3. 2 - SITUAÇÃO SÓCIO-ECONÔMICA E CULTURAL DA COMUNIDADE A atividade predominante de nosso município é a agricultura que se destaca pelo cultivo do feijão, milho, mandioca e cajueiro. No comércio temos lojas de pequeno e médio porte, nas áreas de eletrodomésticos, roupas, calçados, e outros setores comerciais, como: mercearias, padarias, farmácias, bares, papelarias, oficinas de carro e moto, carpintaria, etc. A indústria também é pouco desenvolvida, contando apenas com pouquíssimos estabelecimentos alimentares, uma metalúrgica e duas mobiliarias. Em relação à pesca destaca-se a importância da extrativista (subsistência), onde alguns pescadores autônomos fazem dessa atividade uma complementação de sua renda familiar. Nossa economia está centrada nas culturas de subsistência, alem da criação de bovinos, eqüinos, muares e aves. 3.3- DEMANDA E METAS DE ATENDIMENTOS SECRETARIA MUNICPAL DA EDUCAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL AREIA BRANCA PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGIGO (P.P.P) IBICUITINGA - CE DEZ/2008 APRESENTAÇÃO Essa proposta de trabalho foi elaborada com o objetivo de desenvolver nas creches e pré-escolas do Instituto de Educação Infantil Areia Branca do município de Ibicuitinga, um ensino igualitário, democrático e de qualidade, levando em conta os aspectos sociais, emocionais, corporais e afetivos da criança pequena, uma ação integrada que incorpore as atividades educativas os cuidados essenciais e suas brincadeiras. Pretende ainda, apontar metas de qualidades que contribuam para que as crianças tenham um desenvolvimento integral de suas identidades capazes de crescerem como cidadãos cujos direitos a infância seja reconhecidos, entendendo que as necessidades básicas das crianças são universais assim como o direito da vida, à saúde, à liberdade, à educação, à cultura, aos esportes, ao lazer e que deve ser pensados com seriedade e preservados considerando ainda que a principal função da educação infantil seja cuidar e educar de forma indissociável. Cuidar é educar, educar é cuidar. Este documento estar organizado de modo a possibilitar aos diretores e professores uma reflexão sobre a identidade de ensino infantil, assim como seu funcionamento pedagógico e de gestão baseado pelo Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, contemplando diversas áreas do conhecimento: Vida e Natureza, Linguagem e Códigos, Artes e Movimentos e Matemática em que a interdisciplinaridade é o ponto de partida para a construção das diferentes linguagens, e respeitando os princípios básicos da democracia. Esperamos que os esforços daqueles que participaram da construção dessa proposta possa enriquecer sua pratica pedagógica a partir de discursos no interior da escola, subsidiando a elaboração de projetos pedagógicos para melhoria do ensino infantil. 1 - IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE CRECHES E PRÉ-ESCOLAS MUNICIPAIS DE IBICUITINGA NOME DA ESCOLA: INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL AREIA BRANCA COD. CENSO ESCOLAR: 23270551 LEI DE CRIAÇÃO: MUNICIPÍO / DISTRITO: IBICUITINGA ESTADO: CEARÁ ENDEREÇO: SÍTIO CAJUEIRO S/N BAIRRO:POPULARES CEP: 629555-000 TELEFONE: (88) 34251284 E-MAIL: MODALIDADE DE ENSINO: CRECHE E PRÉ-ESCOLA. GRUPO DE TRABALHO: Ana Claudia da Cunha Maia Ana Lúcia Damasceno Maia Anailde de Sabóia Leite Andréa Nobre Porto Antônia Ambrósio Nobre Andréia Silva Castro Anunciada Jane Cleide de O. Maia Antônia Marinete dos Santos Danielle Lopes de Souza Damiana Bandeira S. Sousa Eulene da Silva Nobre Elizeuda Castelo Branco da Silva Francisca Valdenice Alves Damasceno Francisco João Carlos D. Rabelo Francisco Nacélio de Jesus Silva Francisca Elenir Cavalcante Rabelo Francisca Érika da Silva Santos Fladiana Gomes Pessoa Flaviana da Silva Moreira Francisca Aguiar lins Francisca Luciene Saraiva Francisca Lucilene Saraiva Francisca Maria Dias Gonçalves Francisca Mirian Freitas Hurtado Girlane Damasceno Ferreira Gleide Lima da Silva Lopes Gessica Fernandes Vieira Jaiara Sousa de Lima Jane Cléia Nobre Saldanha Kelly Cris Silva Santos Kayanne Karla Queiroz da C. Maia Kelane Nobre Falcão Karina de Sousa Lima Keila Bruna S. Rabelo Leangela S. Lima de Sousa Luana Kércia de Castro Leiliane Maria Girão da Costa Luiza Yohanna N. da Costa Mardêne dos Santos Almeida Maria Célia Germano Maia Maria Gilderlene de S. Lima Maria da Paz B. Rabelo Maria Daline F. Nobre Maria das Dores Nogueira Nobre Maria Edilândia Pereira Guimarães Maria Lucirene de O. Lima Maria Saraiva de Paula Gomes Maria Luciana Oliveira de Lima Maria Rosicleide Nobre Maria Eleide C. do Nascimento Maria Andréia de Sousa Lima Maria Cleide Vieira da Silva Maria Wiltaiane R. da Silva Marcia Gerlane S. Castelo Branco Maria Jaqueline Viana dos Santos Maria de Lurdes L. Rabelo Maria Leuzilene Saldanha Gomes Maria Elenir Batista Dantas Maria Gilcélia Israeliane Nobre de Lima Maria José de Freitas M. Nobre Maria Régia Cavalcante Rabelo Naila Pessoa Nobre Paula Valéria Ferreira M. Lins Raimundo Dirceu Ferreira Oliveira Rosivânia Lemos da Silva Raimunda Jaquelene Lima Guimarães Rejane Nobre Saldanha Sabrina de S. Fernandes Silvia Helena Lemos Maia Raimundo Marleno C. Monteiro Suiane Silva de Sousa Samara Nobre da Silva Thalyta Amanda Góes Maia Valderlânia Lopes Martins 2 - ELABORAÇÃO DA PROPOSTA A construção deste trabalho resulta de um amplo debate e compromisso político e pedagógico de todo os que fazem à educação infantil no município de Ibicuitinga. O mesmo está fundamentado nas teorias dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, LDB (Lei nº 9.394/96, artigo 29), que reconhece a educação como a primeira etapa da Educação Básica, portanto, primeiro nível de ensino, devendo ser ofertada pelo poder publica, gratuitamente em creches e pré-escolas. As experiências que compõem o currículo está fundamentadas na Resolução Nº 5, de 17 de Dezembro de 2009, que assegura a obrigatoriedade de todas as ações didáticas desenvolvidas para / com as crianças estarem baseadas nas Interações e Brincadeiras. Partindo da concepção, de que a criança é um ser completo, total e indivisível, a intenção maior deste trabalho é de desenvolver práticas de educação e cuidados que possibilitem a integração entre os aspectos, físicos, afetivos, cognitivo-lingüísticos e sociais da criança. Propiciando assim o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos que o preparem para o pleno exercício da cidadania. A elaboração desse projeto educativo foi uma grande oportunidade para que todos tomassem conhecimento, dos problemas, das possibilidades de solução e das responsabilidades de cada um e do coletivo. Foi um trabalho conjunto e fruto da convivência e do esforço de toda a equipe da instituição das famílias e da comunidade e que foi papel da direção possibilitar em clima democrático e de cooperação. 3 - DIAGNÓTICO DO CAMPO DE DESEMPENHO 3.1 – SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM NOSSA COMUNIDADE Em Ibicuitinga o Ensino Infantil existiu desde meados da década de 80, funcionando em instituições governamentais como a extinta cooperativa dos agricultores, ou casa de professores. Durante muito tempo essas instituições eram financiadas por unidades filantrópicas como o programa “Visão Mundial” e tinha fins mais assistencialistas que pedagógico. As primeiras professoras dessa modalidade em nosso município foram Maria das Graças Maia Barbosa e Maria Eunice Soares. Com a emancipação política do município em 1988, a educação infantil começa a tomar novos rumos, novos horizontes são traçados, começa então a luta por uma educação que pensasse a criança como um indivíduo / cidadão de direitos e deveres a serem supridos pela escola. Para garantir o desenvolvimento das ações educativas, a administração do prefeito José Edmilson Gomes teve que construir na sede do município um espaço adequado, onde permitisse a criança desenvolver atividades cognitivas, físicas, e afetivas. Foi criado então o centro educacional, onde seria feito o atendimento social para toda comunidade e atendimento sócio educacional para crianças da sede com idade entre 4 a 7 anos. O ensino infantil passa a ser direcionado pelo diretor e secretário(a) da ação social, um técnico pedagógico e professores. No final do século XX, tempo de mudanças, conquistas e progresso na educação de nosso município, em especial no Ensino Infantil. Tanto os distritos como a sede do município já faziam o atendimento especializado em educação infantil. Porem, o centro educacional / centro comunitário localizado na sede do município já não comportava mais tantas crianças, haja vista que o número de escolinhas agregadas já chegava a nove: Pequeno Príncipe, Emilia, Mundo Encantado, Topogígio, Tio Patinhas, Tio Jasiel, João bolinhas, Pato Donald. Na administração do prefeito Eugenio Rabelo, ano de 2002 a população urbana de Ibicuitinga, teve o privilégio de ser contemplada com a construção de uma sede própria para o ensino infantil. Este estabelecimento é estruturado com 03 salas de aula, 01 cantina, 02 banheiros masculinos, 02 banheiros femininos, 01 coordenação, 01 pátio coberto, e espaço livre para lazer. O mesmo foi nomeando por meio de uma enquete realizada pelo jornalista Cláudio Pinheiro que presidia o programa de rádio “Jornal do meio dia”, na rádio local. A população manifestou – se e 70% dos participantes decidiram que o nome ideal da instituição de educação infantil deveria ser areia branca, pois desta maneira estaríamos resgatando e guardando na memória o antigo nome do nosso município. É imprescindível ressaltar que por muito tempo o governo do estado fazia repasse para a Secretaria da Ação Social dos municípios para custear despesas com a manutenção de crianças de 0-6 anos de idade em creche e pré-escola através do PAC – Programa de Ação Continuada a Criança de 0-6 anos de idade. Mas, por entender que a Educação Infantil não é competência da Secretaria da Ação Social e por ter disposto na LDB que a Educação Infantil é de responsabilidade do município, através do órgão competente que administra a política da educação iniciou-se toda uma luta para que se cumprisse o que já estava estabelecido em lei. Dessa forma, o ministério do desenvolvimento Social e Combate a fome permitiu que aqueles municípios que quisessem mudar sua modalidade de atendimento tomassem as medidas cabíveis. Foi então que o Governo do Estado do Ceará através da Articulação Regional da Secretaria da Ação Social do Estado mobilizou os municípios cearenses para aderirem à mudança da modalidade e garantir os recursos da Assistência social em ações próprias. O município de ibicuitinga iniciou o processo de mobilização com a reunião das secretarias para esclarecimentos e no dia 14 de junho de 2005 entregou o Projeto Unindo e Reconstituindo a Família na Secretaria da Ação Social do estado através do protocolo 05179571-0 o qual foi aprovado pela CIB – Comissão Intergestora Bipartite conforme publicação no Diário oficial do Estado. A partir de então as instituições de educação infantil em todo o município passaram a ser de total responsabilidade financeira e administrativa da secretaria municipal da educação. Em 2006, na administração do prefeito Anilton Pinheiro Maia, a coordenação do instituto de educação infantil areia branca, em consonância com a secretaria municipal da educação e a crede 12, entende que não faz sentido continuar registrando os dados do censo escolar ou quaisquer dados / informações legais referente a o ensino infantil com o nome das nove escolas supracitadas (Pequeno Príncipe, Emilia, Mundo Encantado, Topogígio, Tio Patinhas, Tio Jasiel, João bolinhas, Pato Donald), as quais foram dadas baixo em seus cadastros junto a CREDE, e INEP, legalizando a partir de então o Instituto de Educação Infantil Areia Branca. Em 2008, as dependências do referido instituto não suportou o numero de crianças atendidas nas modalidades de creches e pré-escolas, então foi necessário alugar casas para funcionamento de salas de aulas anexadas a esta instituição. Em 2008, mais de 4,3 mil municípios manifestaram interesse no Proinfância. Até 2008 o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) estabeleceu convenio com 955 municípios para a construção de escolas de educação infantil. Foi Neste período que Ibicuitinga firmou convenio com o MEC e no inicio de 2012, recebemos do Governo Federal uma nova estrutura física para o estabelecimento de ensino infantil, sediada no bairro populares (fazenda cajueiro) s/n. 3. 2 - SITUAÇÃO SÓCIO-ECONÔMICA E CULTURAL DA COMUNIDADE A atividade predominante de nosso município é a agricultura que se destaca pelo cultivo do feijão, milho, mandioca e cajueiro. No comércio temos lojas de pequeno e médio porte, nas áreas de eletrodomésticos, roupas, calçados, e outros setores comerciais, como: mercearias, padarias, farmácias, bares, papelarias, oficinas de carro e moto, carpintaria, etc. A indústria também é pouco desenvolvida, contando apenas com pouquíssimos estabelecimentos alimentares, uma metalúrgica e duas mobiliarias. Em relação à pesca destaca-se a importância da extrativista (subsistência), onde alguns pescadores autônomos fazem dessa atividade uma complementação de sua renda familiar. Nossa economia está centrada nas culturas de subsistência, alem da criação de bovinos, eqüinos, muares e aves. 3.3- DEMANDA E METAS DE ATENDIMENTOS SECRETARIA MUNICPAL DA EDUCAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL AREIA BRANCA PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGIGO (P.P.P) IBICUITINGA - CE DEZ/2008 APRESENTAÇÃO Essa proposta de trabalho foi elaborada com o objetivo de desenvolver nas creches e pré-escolas do Instituto de Educação Infantil Areia Branca do município de Ibicuitinga, um ensino igualitário, democrático e de qualidade, levando em conta os aspectos sociais, emocionais, corporais e afetivos da criança pequena, uma ação integrada que incorpore as atividades educativas os cuidados essenciais e suas brincadeiras. Pretende ainda, apontar metas de qualidades que contribuam para que as crianças tenham um desenvolvimento integral de suas identidades capazes de crescerem como cidadãos cujos direitos a infância seja reconhecidos, entendendo que as necessidades básicas das crianças são universais assim como o direito da vida, à saúde, à liberdade, à educação, à cultura, aos esportes, ao lazer e que deve ser pensados com seriedade e preservados considerando ainda que a principal função da educação infantil seja cuidar e educar de forma indissociável. Cuidar é educar, educar é cuidar. Este documento estar organizado de modo a possibilitar aos diretores e professores uma reflexão sobre a identidade de ensino infantil, assim como seu funcionamento pedagógico e de gestão baseado pelo Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, contemplando diversas áreas do conhecimento: Vida e Natureza, Linguagem e Códigos, Artes e Movimentos e Matemática em que a interdisciplinaridade é o ponto de partida para a construção das diferentes linguagens, e respeitando os princípios básicos da democracia. Esperamos que os esforços daqueles que participaram da construção dessa proposta possa enriquecer sua pratica pedagógica a partir de discursos no interior da escola, subsidiando a elaboração de projetos pedagógicos para melhoria do ensino infantil. 1 - IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE CRECHES E PRÉ-ESCOLAS MUNICIPAIS DE IBICUITINGA NOME DA ESCOLA: INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL AREIA BRANCA COD. CENSO ESCOLAR: 23270551 LEI DE CRIAÇÃO: MUNICIPÍO / DISTRITO: IBICUITINGA ESTADO: CEARÁ ENDEREÇO: SÍTIO CAJUEIRO S/N BAIRRO:POPULARES CEP: 629555-000 TELEFONE: (88) 34251284 E-MAIL: MODALIDADE DE ENSINO: CRECHE E PRÉ-ESCOLA. GRUPO DE TRABALHO: Ana Claudia da Cunha Maia Ana Lúcia Damasceno Maia Anailde de Sabóia Leite Andréa Nobre Porto Antônia Ambrósio Nobre Andréia Silva Castro Anunciada Jane Cleide de O. Maia Antônia Marinete dos Santos Danielle Lopes de Souza Damiana Bandeira S. Sousa Eulene da Silva Nobre Elizeuda Castelo Branco da Silva Francisca Valdenice Alves Damasceno Francisco João Carlos D. Rabelo Francisco Nacélio de Jesus Silva Francisca Elenir Cavalcante Rabelo Francisca Érika da Silva Santos Fladiana Gomes Pessoa Flaviana da Silva Moreira Francisca Aguiar lins Francisca Luciene Saraiva Francisca Lucilene Saraiva Francisca Maria Dias Gonçalves Francisca Mirian Freitas Hurtado Girlane Damasceno Ferreira Gleide Lima da Silva Lopes Gessica Fernandes Vieira Jaiara Sousa de Lima Jane Cléia Nobre Saldanha Kelly Cris Silva Santos Kayanne Karla Queiroz da C. Maia Kelane Nobre Falcão Karina de Sousa Lima Keila Bruna S. Rabelo Leangela S. Lima de Sousa Luana Kércia de Castro Leiliane Maria Girão da Costa Luiza Yohanna N. da Costa Mardêne dos Santos Almeida Maria Célia Germano Maia Maria Gilderlene de S. Lima Maria da Paz B. Rabelo Maria Daline F. Nobre Maria das Dores Nogueira Nobre Maria Edilândia Pereira Guimarães Maria Lucirene de O. Lima Maria Saraiva de Paula Gomes Maria Luciana Oliveira de Lima Maria Rosicleide Nobre Maria Eleide C. do Nascimento Maria Andréia de Sousa Lima Maria Cleide Vieira da Silva Maria Wiltaiane R. da Silva Marcia Gerlane S. Castelo Branco Maria Jaqueline Viana dos Santos Maria de Lurdes L. Rabelo Maria Leuzilene Saldanha Gomes Maria Elenir Batista Dantas Maria Gilcélia Israeliane Nobre de Lima Maria José de Freitas M. Nobre Maria Régia Cavalcante Rabelo Naila Pessoa Nobre Paula Valéria Ferreira M. Lins Raimundo Dirceu Ferreira Oliveira Rosivânia Lemos da Silva Raimunda Jaquelene Lima Guimarães Rejane Nobre Saldanha Sabrina de S. Fernandes Silvia Helena Lemos Maia Raimundo Marleno C. Monteiro Suiane Silva de Sousa Samara Nobre da Silva Thalyta Amanda Góes Maia Valderlânia Lopes Martins 2 - ELABORAÇÃO DA PROPOSTA A construção deste trabalho resulta de um amplo debate e compromisso político e pedagógico de todo os que fazem à educação infantil no município de Ibicuitinga. O mesmo está fundamentado nas teorias dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, LDB (Lei nº 9.394/96, artigo 29), que reconhece a educação como a primeira etapa da Educação Básica, portanto, primeiro nível de ensino, devendo ser ofertada pelo poder publica, gratuitamente em creches e pré-escolas. As experiências que compõem o currículo está fundamentadas na Resolução Nº 5, de 17 de Dezembro de 2009, que assegura a obrigatoriedade de todas as ações didáticas desenvolvidas para / com as crianças estarem baseadas nas Interações e Brincadeiras. Partindo da concepção, de que a criança é um ser completo, total e indivisível, a intenção maior deste trabalho é de desenvolver práticas de educação e cuidados que possibilitem a integração entre os aspectos, físicos, afetivos, cognitivo-lingüísticos e sociais da criança. Propiciando assim o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos que o preparem para o pleno exercício da cidadania. A elaboração desse projeto educativo foi uma grande oportunidade para que todos tomassem conhecimento, dos problemas, das possibilidades de solução e das responsabilidades de cada um e do coletivo. Foi um trabalho conjunto e fruto da convivência e do esforço de toda a equipe da instituição das famílias e da comunidade e que foi papel da direção possibilitar em clima democrático e de cooperação. 3 - DIAGNÓTICO DO CAMPO DE DESEMPENHO 3.1 – SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM NOSSA COMUNIDADE Em Ibicuitinga o Ensino Infantil existiu desde meados da década de 80, funcionando em instituições governamentais como a extinta cooperativa dos agricultores, ou casa de professores. Durante muito tempo essas instituições eram financiadas por unidades filantrópicas como o programa “Visão Mundial” e tinha fins mais assistencialistas que pedagógico. As primeiras professoras dessa modalidade em nosso município foram Maria das Graças Maia Barbosa e Maria Eunice Soares. Com a emancipação política do município em 1988, a educação infantil começa a tomar novos rumos, novos horizontes são traçados, começa então a luta por uma educação que pensasse a criança como um indivíduo / cidadão de direitos e deveres a serem supridos pela escola. Para garantir o desenvolvimento das ações educativas, a administração do prefeito José Edmilson Gomes teve que construir na sede do município um espaço adequado, onde permitisse a criança desenvolver atividades cognitivas, físicas, e afetivas. Foi criado então o centro educacional, onde seria feito o atendimento social para toda comunidade e atendimento sócio educacional para crianças da sede com idade entre 4 a 7 anos. O ensino infantil passa a ser direcionado pelo diretor e secretário(a) da ação social, um técnico pedagógico e professores. No final do século XX, tempo de mudanças, conquistas e progresso na educação de nosso município, em especial no Ensino Infantil. Tanto os distritos como a sede do município já faziam o atendimento especializado em educação infantil. Porem, o centro educacional / centro comunitário localizado na sede do município já não comportava mais tantas crianças, haja vista que o número de escolinhas agregadas já chegava a nove: Pequeno Príncipe, Emilia, Mundo Encantado, Topogígio, Tio Patinhas, Tio Jasiel, João bolinhas, Pato Donald. Na administração do prefeito Eugenio Rabelo, ano de 2002 a população urbana de Ibicuitinga, teve o privilégio de ser contemplada com a construção de uma sede própria para o ensino infantil. Este estabelecimento é estruturado com 03 salas de aula, 01 cantina, 02 banheiros masculinos, 02 banheiros femininos, 01 coordenação, 01 pátio coberto, e espaço livre para lazer. O mesmo foi nomeando por meio de uma enquete realizada pelo jornalista Cláudio Pinheiro que presidia o programa de rádio “Jornal do meio dia”, na rádio local. A população manifestou – se e 70% dos participantes decidiram que o nome ideal da instituição de educação infantil deveria ser areia branca, pois desta maneira estaríamos resgatando e guardando na memória o antigo nome do nosso município. É imprescindível ressaltar que por muito tempo o governo do estado fazia repasse para a Secretaria da Ação Social dos municípios para custear despesas com a manutenção de crianças de 0-6 anos de idade em creche e pré-escola através do PAC – Programa de Ação Continuada a Criança de 0-6 anos de idade. Mas, por entender que a Educação Infantil não é competência da Secretaria da Ação Social e por ter disposto na LDB que a Educação Infantil é de responsabilidade do município, através do órgão competente que administra a política da educação iniciou-se toda uma luta para que se cumprisse o que já estava estabelecido em lei. Dessa forma, o ministério do desenvolvimento Social e Combate a fome permitiu que aqueles municípios que quisessem mudar sua modalidade de atendimento tomassem as medidas cabíveis. Foi então que o Governo do Estado do Ceará através da Articulação Regional da Secretaria da Ação Social do Estado mobilizou os municípios cearenses para aderirem à mudança da modalidade e garantir os recursos da Assistência social em ações próprias. O município de ibicuitinga iniciou o processo de mobilização com a reunião das secretarias para esclarecimentos e no dia 14 de junho de 2005 entregou o Projeto Unindo e Reconstituindo a Família na Secretaria da Ação Social do estado através do protocolo 05179571-0 o qual foi aprovado pela CIB – Comissão Intergestora Bipartite conforme publicação no Diário oficial do Estado. A partir de então as instituições de educação infantil em todo o município passaram a ser de total responsabilidade financeira e administrativa da secretaria municipal da educação. Em 2006, na administração do prefeito Anilton Pinheiro Maia, a coordenação do instituto de educação infantil areia branca, em consonância com a secretaria municipal da educação e a crede 12, entende que não faz sentido continuar registrando os dados do censo escolar ou quaisquer dados / informações legais referente a o ensino infantil com o nome das nove escolas supracitadas (Pequeno Príncipe, Emilia, Mundo Encantado, Topogígio, Tio Patinhas, Tio Jasiel, João bolinhas, Pato Donald), as quais foram dadas baixo em seus cadastros junto a CREDE, e INEP, legalizando a partir de então o Instituto de Educação Infantil Areia Branca. Em 2008, as dependências do referido instituto não suportou o numero de crianças atendidas nas modalidades de creches e pré-escolas, então foi necessário alugar casas para funcionamento de salas de aulas anexadas a esta instituição. Em 2008, mais de 4,3 mil municípios manifestaram interesse no Proinfância. Até 2008 o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) estabeleceu convenio com 955 municípios para a construção de escolas de educação infantil. Foi Neste período que Ibicuitinga firmou convenio com o MEC e no inicio de 2012, recebemos do Governo Federal uma nova estrutura física para o estabelecimento de ensino infantil, sediada no bairro populares (fazenda cajueiro) s/n. 3. 2 - SITUAÇÃO SÓCIO-ECONÔMICA E CULTURAL DA COMUNIDADE A atividade predominante de nosso município é a agricultura que se destaca pelo cultivo do feijão, milho, mandioca e cajueiro. No comércio temos lojas de pequeno e médio porte, nas áreas de eletrodomésticos, roupas, calçados, e outros setores comerciais, como: mercearias, padarias, farmácias, bares, papelarias, oficinas de carro e moto, carpintaria, etc. A indústria também é pouco desenvolvida, contando apenas com pouquíssimos estabelecimentos alimentares, uma metalúrgica e duas mobiliarias. Em relação à pesca destaca-se a importância da extrativista (subsistência), onde alguns pescadores autônomos fazem dessa atividade uma complementação de sua renda familiar. Nossa economia está centrada nas culturas de subsistência, alem da criação de bovinos, eqüinos, muares e aves. 3.3- DEMANDA E METAS DE ATENDIMENTOS SECRETARIA MUNICPAL DA EDUCAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL AREIA BRANCA PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGIGO (P.P.P) IBICUITINGA - CE DEZ/2008 APRESENTAÇÃO Essa proposta de trabalho foi elaborada com o objetivo de desenvolver nas creches e pré-escolas do Instituto de Educação Infantil Areia Branca do município de Ibicuitinga, um ensino igualitário, democrático e de qualidade, levando em conta os aspectos sociais, emocionais, corporais e afetivos da criança pequena, uma ação integrada que incorpore as atividades educativas os cuidados essenciais e suas brincadeiras. Pretende ainda, apontar metas de qualidades que contribuam para que as crianças tenham um desenvolvimento integral de suas identidades capazes de crescerem como cidadãos cujos direitos a infância seja reconhecidos, entendendo que as necessidades básicas das crianças são universais assim como o direito da vida, à saúde, à liberdade, à educação, à cultura, aos esportes, ao lazer e que deve ser pensados com seriedade e preservados considerando ainda que a principal função da educação infantil seja cuidar e educar de forma indissociável. Cuidar é educar, educar é cuidar. Este documento estar organizado de modo a possibilitar aos diretores e professores uma reflexão sobre a identidade de ensino infantil, assim como seu funcionamento pedagógico e de gestão baseado pelo Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, contemplando diversas áreas do conhecimento: Vida e Natureza, Linguagem e Códigos, Artes e Movimentos e Matemática em que a interdisciplinaridade é o ponto de partida para a construção das diferentes linguagens, e respeitando os princípios básicos da democracia. Esperamos que os esforços daqueles que participaram da construção dessa proposta possa enriquecer sua pratica pedagógica a partir de discursos no interior da escola, subsidiando a elaboração de projetos pedagógicos para melhoria do ensino infantil. 1 - IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE CRECHES E PRÉ-ESCOLAS MUNICIPAIS DE IBICUITINGA NOME DA ESCOLA: INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL AREIA BRANCA COD. CENSO ESCOLAR: 23270551 LEI DE CRIAÇÃO: MUNICIPÍO / DISTRITO: IBICUITINGA ESTADO: CEARÁ ENDEREÇO: SÍTIO CAJUEIRO S/N BAIRRO:POPULARES CEP: 629555-000 TELEFONE: (88) 34251284 E-MAIL: MODALIDADE DE ENSINO: CRECHE E PRÉ-ESCOLA. GRUPO DE TRABALHO: Ana Claudia da Cunha Maia Ana Lúcia Damasceno Maia Anailde de Sabóia Leite Andréa Nobre Porto Antônia Ambrósio Nobre Andréia Silva Castro Anunciada Jane Cleide de O. Maia Antônia Marinete dos Santos Danielle Lopes de Souza Damiana Bandeira S. Sousa Eulene da Silva Nobre Elizeuda Castelo Branco da Silva Francisca Valdenice Alves Damasceno Francisco João Carlos D. Rabelo Francisco Nacélio de Jesus Silva Francisca Elenir Cavalcante Rabelo Francisca Érika da Silva Santos Fladiana Gomes Pessoa Flaviana da Silva Moreira Francisca Aguiar lins Francisca Luciene Saraiva Francisca Lucilene Saraiva Francisca Maria Dias Gonçalves Francisca Mirian Freitas Hurtado Girlane Damasceno Ferreira Gleide Lima da Silva Lopes Gessica Fernandes Vieira Jaiara Sousa de Lima Jane Cléia Nobre Saldanha Kelly Cris Silva Santos Kayanne Karla Queiroz da C. Maia Kelane Nobre Falcão Karina de Sousa Lima Keila Bruna S. Rabelo Leangela S. Lima de Sousa Luana Kércia de Castro Leiliane Maria Girão da Costa Luiza Yohanna N. da Costa Mardêne dos Santos Almeida Maria Célia Germano Maia Maria Gilderlene de S. Lima Maria da Paz B. Rabelo Maria Daline F. Nobre Maria das Dores Nogueira Nobre Maria Edilândia Pereira Guimarães Maria Lucirene de O. Lima Maria Saraiva de Paula Gomes Maria Luciana Oliveira de Lima Maria Rosicleide Nobre Maria Eleide C. do Nascimento Maria Andréia de Sousa Lima Maria Cleide Vieira da Silva Maria Wiltaiane R. da Silva Marcia Gerlane S. Castelo Branco Maria Jaqueline Viana dos Santos Maria de Lurdes L. Rabelo Maria Leuzilene Saldanha Gomes Maria Elenir Batista Dantas Maria Gilcélia Israeliane Nobre de Lima Maria José de Freitas M. Nobre Maria Régia Cavalcante Rabelo Naila Pessoa Nobre Paula Valéria Ferreira M. Lins Raimundo Dirceu Ferreira Oliveira Rosivânia Lemos da Silva Raimunda Jaquelene Lima Guimarães Rejane Nobre Saldanha Sabrina de S. Fernandes Silvia Helena Lemos Maia Raimundo Marleno C. Monteiro Suiane Silva de Sousa Samara Nobre da Silva Thalyta Amanda Góes Maia Valderlânia Lopes Martins 2 - ELABORAÇÃO DA PROPOSTA A construção deste trabalho resulta de um amplo debate e compromisso político e pedagógico de todo os que fazem à educação infantil no município de Ibicuitinga. O mesmo está fundamentado nas teorias dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, LDB (Lei nº 9.394/96, artigo 29), que reconhece a educação como a primeira etapa da Educação Básica, portanto, primeiro nível de ensino, devendo ser ofertada pelo poder publica, gratuitamente em creches e pré-escolas. As experiências que compõem o currículo está fundamentadas na Resolução Nº 5, de 17 de Dezembro de 2009, que assegura a obrigatoriedade de todas as ações didáticas desenvolvidas para / com as crianças estarem baseadas nas Interações e Brincadeiras. Partindo da concepção, de que a criança é um ser completo, total e indivisível, a intenção maior deste trabalho é de desenvolver práticas de educação e cuidados que possibilitem a integração entre os aspectos, físicos, afetivos, cognitivo-lingüísticos e sociais da criança. Propiciando assim o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos que o preparem para o pleno exercício da cidadania. A elaboração desse projeto educativo foi uma grande oportunidade para que todos tomassem conhecimento, dos problemas, das possibilidades de solução e das responsabilidades de cada um e do coletivo. Foi um trabalho conjunto e fruto da convivência e do esforço de toda a equipe da instituição das famílias e da comunidade e que foi papel da direção possibilitar em clima democrático e de cooperação. 3 - DIAGNÓTICO DO CAMPO DE DESEMPENHO 3.1 – SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM NOSSA COMUNIDADE Em Ibicuitinga o Ensino Infantil existiu desde meados da década de 80, funcionando em instituições governamentais como a extinta cooperativa dos agricultores, ou casa de professores. Durante muito tempo essas instituições eram financiadas por unidades filantrópicas como o programa “Visão Mundial” e tinha fins mais assistencialistas que pedagógico. As primeiras professoras dessa modalidade em nosso município foram Maria das Graças Maia Barbosa e Maria Eunice Soares. Com a emancipação política do município em 1988, a educação infantil começa a tomar novos rumos, novos horizontes são traçados, começa então a luta por uma educação que pensasse a criança como um indivíduo / cidadão de direitos e deveres a serem supridos pela escola. Para garantir o desenvolvimento das ações educativas, a administração do prefeito José Edmilson Gomes teve que construir na sede do município um espaço adequado, onde permitisse a criança desenvolver atividades cognitivas, físicas, e afetivas. Foi criado então o centro educacional, onde seria feito o atendimento social para toda comunidade e atendimento sócio educacional para crianças da sede com idade entre 4 a 7 anos. O ensino infantil passa a ser direcionado pelo diretor e secretário(a) da ação social, um técnico pedagógico e professores. No final do século XX, tempo de mudanças, conquistas e progresso na educação de nosso município, em especial no Ensino Infantil. Tanto os distritos como a sede do município já faziam o atendimento especializado em educação infantil. Porem, o centro educacional / centro comunitário localizado na sede do município já não comportava mais tantas crianças, haja vista que o número de escolinhas agregadas já chegava a nove: Pequeno Príncipe, Emilia, Mundo Encantado, Topogígio, Tio Patinhas, Tio Jasiel, João bolinhas, Pato Donald. Na administração do prefeito Eugenio Rabelo, ano de 2002 a população urbana de Ibicuitinga, teve o privilégio de ser contemplada com a construção de uma sede própria para o ensino infantil. Este estabelecimento é estruturado com 03 salas de aula, 01 cantina, 02 banheiros masculinos, 02 banheiros femininos, 01 coordenação, 01 pátio coberto, e espaço livre para lazer. O mesmo foi nomeando por meio de uma enquete realizada pelo jornalista Cláudio Pinheiro que presidia o programa de rádio “Jornal do meio dia”, na rádio local. A população manifestou – se e 70% dos participantes decidiram que o nome ideal da instituição de educação infantil deveria ser areia branca, pois desta maneira estaríamos resgatando e guardando na memória o antigo nome do nosso município. É imprescindível ressaltar que por muito tempo o governo do estado fazia repasse para a Secretaria da Ação Social dos municípios para custear despesas com a manutenção de crianças de 0-6 anos de idade em creche e pré-escola através do PAC – Programa de Ação Continuada a Criança de 0-6 anos de idade. Mas, por entender que a Educação Infantil não é competência da Secretaria da Ação Social e por ter disposto na LDB que a Educação Infantil é de responsabilidade do município, através do órgão competente que administra a política da educação iniciou-se toda uma luta para que se cumprisse o que já estava estabelecido em lei. Dessa forma, o ministério do desenvolvimento Social e Combate a fome permitiu que aqueles municípios que quisessem mudar sua modalidade de atendimento tomassem as medidas cabíveis. Foi então que o Governo do Estado do Ceará através da Articulação Regional da Secretaria da Ação Social do Estado mobilizou os municípios cearenses para aderirem à mudança da modalidade e garantir os recursos da Assistência social em ações próprias. O município de ibicuitinga iniciou o processo de mobilização com a reunião das secretarias para esclarecimentos e no dia 14 de junho de 2005 entregou o Projeto Unindo e Reconstituindo a Família na Secretaria da Ação Social do estado através do protocolo 05179571-0 o qual foi aprovado pela CIB – Comissão Intergestora Bipartite conforme publicação no Diário oficial do Estado. A partir de então as instituições de educação infantil em todo o município passaram a ser de total responsabilidade financeira e administrativa da secretaria municipal da educação. Em 2006, na administração do prefeito Anilton Pinheiro Maia, a coordenação do instituto de educação infantil areia branca, em consonância com a secretaria municipal da educação e a crede 12, entende que não faz sentido continuar registrando os dados do censo escolar ou quaisquer dados / informações legais referente a o ensino infantil com o nome das nove escolas supracitadas (Pequeno Príncipe, Emilia, Mundo Encantado, Topogígio, Tio Patinhas, Tio Jasiel, João bolinhas, Pato Donald), as quais foram dadas baixo em seus cadastros junto a CREDE, e INEP, legalizando a partir de então o Instituto de Educação Infantil Areia Branca. Em 2008, as dependências do referido instituto não suportou o numero de crianças atendidas nas modalidades de creches e pré-escolas, então foi necessário alugar casas para funcionamento de salas de aulas anexadas a esta instituição. Em 2008, mais de 4,3 mil municípios manifestaram interesse no Proinfância. Até 2008 o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) estabeleceu convenio com 955 municípios para a construção de escolas de educação infantil. Foi Neste período que Ibicuitinga firmou convenio com o MEC e no inicio de 2012, recebemos do Governo Federal uma nova estrutura física para o estabelecimento de ensino infantil, sediada no bairro populares (fazenda cajueiro) s/n. 3. 2 - SITUAÇÃO SÓCIO-ECONÔMICA E CULTURAL DA COMUNIDADE A atividade predominante de nosso município é a agricultura que se destaca pelo cultivo do feijão, milho, mandioca e cajueiro. No comércio temos lojas de pequeno e médio porte, nas áreas de eletrodomésticos, roupas, calçados, e outros setores comerciais, como: mercearias, padarias, farmácias, bares, papelarias, oficinas de carro e moto, carpintaria, etc. A indústria também é pouco desenvolvida, contando apenas com pouquíssimos estabelecimentos alimentares, uma metalúrgica e duas mobiliarias. Em relação à pesca destaca-se a importância da extrativista (subsistência), onde alguns pescadores autônomos fazem dessa atividade uma complementação de sua renda familiar. Nossa economia está centrada nas culturas de subsistência, alem da criação de bovinos, eqüinos, muares e aves. 3.3- DEMANDA E METAS DE ATENDIMENTOS SECRETARIA MUNICPAL DA EDUCAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL AREIA BRANCA PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGIGO (P.P.P) IBICUITINGA - CE DEZ/2008 APRESENTAÇÃO Essa proposta de trabalho foi elaborada com o objetivo de desenvolver nas creches e pré-escolas do Instituto de Educação Infantil Areia Branca do município de Ibicuitinga, um ensino igualitário, democrático e de qualidade, levando em conta os aspectos sociais, emocionais, corporais e afetivos da criança pequena, uma ação integrada que incorpore as atividades educativas os cuidados essenciais e suas brincadeiras. Pretende ainda, apontar metas de qualidades que contribuam para que as crianças tenham um desenvolvimento integral de suas identidades capazes de crescerem como cidadãos cujos direitos a infância seja reconhecidos, entendendo que as necessidades básicas das crianças são universais assim como o direito da vida, à saúde, à liberdade, à educação, à cultura, aos esportes, ao lazer e que deve ser pensados com seriedade e preservados considerando ainda que a principal função da educação infantil seja cuidar e educar de forma indissociável. Cuidar é educar, educar é cuidar. Este documento estar organizado de modo a possibilitar aos diretores e professores uma reflexão sobre a identidade de ensino infantil, assim como seu funcionamento pedagógico e de gestão baseado pelo Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, contemplando diversas áreas do conhecimento: Vida e Natureza, Linguagem e Códigos, Artes e Movimentos e Matemática em que a interdisciplinaridade é o ponto de partida para a construção das diferentes linguagens, e respeitando os princípios básicos da democracia. Esperamos que os esforços daqueles que participaram da construção dessa proposta possa enriquecer sua pratica pedagógica a partir de discursos no interior da escola, subsidiando a elaboração de projetos pedagógicos para melhoria do ensino infantil. 1 - IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE CRECHES E PRÉ-ESCOLAS MUNICIPAIS DE IBICUITINGA NOME DA ESCOLA: INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL AREIA BRANCA COD. CENSO ESCOLAR: 23270551 LEI DE CRIAÇÃO: MUNICIPÍO / DISTRITO: IBICUITINGA ESTADO: CEARÁ ENDEREÇO: SÍTIO CAJUEIRO S/N BAIRRO:POPULARES CEP: 629555-000 TELEFONE: (88) 34251284 E-MAIL: MODALIDADE DE ENSINO: CRECHE E PRÉ-ESCOLA. GRUPO DE TRABALHO: Ana Claudia da Cunha Maia Ana Lúcia Damasceno Maia Anailde de Sabóia Leite Andréa Nobre Porto Antônia Ambrósio Nobre Andréia Silva Castro Anunciada Jane Cleide de O. Maia Antônia Marinete dos Santos Danielle Lopes de Souza Damiana Bandeira S. Sousa Eulene da Silva Nobre Elizeuda Castelo Branco da Silva Francisca Valdenice Alves Damasceno Francisco João Carlos D. Rabelo Francisco Nacélio de Jesus Silva Francisca Elenir Cavalcante Rabelo Francisca Érika da Silva Santos Fladiana Gomes Pessoa Flaviana da Silva Moreira Francisca Aguiar lins Francisca Luciene Saraiva Francisca Lucilene Saraiva Francisca Maria Dias Gonçalves Francisca Mirian Freitas Hurtado Girlane Damasceno Ferreira Gleide Lima da Silva Lopes Gessica Fernandes Vieira Jaiara Sousa de Lima Jane Cléia Nobre Saldanha Kelly Cris Silva Santos Kayanne Karla Queiroz da C. Maia Kelane Nobre Falcão Karina de Sousa Lima Keila Bruna S. Rabelo Leangela S. Lima de Sousa Luana Kércia de Castro Leiliane Maria Girão da Costa Luiza Yohanna N. da Costa Mardêne dos Santos Almeida Maria Célia Germano Maia Maria Gilderlene de S. Lima Maria da Paz B. Rabelo Maria Daline F. Nobre Maria das Dores Nogueira Nobre Maria Edilândia Pereira Guimarães Maria Lucirene de O. Lima Maria Saraiva de Paula Gomes Maria Luciana Oliveira de Lima Maria Rosicleide Nobre Maria Eleide C. do Nascimento Maria Andréia de Sousa Lima Maria Cleide Vieira da Silva Maria Wiltaiane R. da Silva Marcia Gerlane S. Castelo Branco Maria Jaqueline Viana dos Santos Maria de Lurdes L. Rabelo Maria Leuzilene Saldanha Gomes Maria Elenir Batista Dantas Maria Gilcélia Israeliane Nobre de Lima Maria José de Freitas M. Nobre Maria Régia Cavalcante Rabelo Naila Pessoa Nobre Paula Valéria Ferreira M. Lins Raimundo Dirceu Ferreira Oliveira Rosivânia Lemos da Silva Raimunda Jaquelene Lima Guimarães Rejane Nobre Saldanha Sabrina de S. Fernandes Silvia Helena Lemos Maia Raimundo Marleno C. Monteiro Suiane Silva de Sousa Samara Nobre da Silva Thalyta Amanda Góes Maia Valderlânia Lopes Martins 2 - ELABORAÇÃO DA PROPOSTA A construção deste trabalho resulta de um amplo debate e compromisso político e pedagógico de todo os que fazem à educação infantil no município de Ibicuitinga. O mesmo está fundamentado nas teorias dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, LDB (Lei nº 9.394/96, artigo 29), que reconhece a educação como a primeira etapa da Educação Básica, portanto, primeiro nível de ensino, devendo ser ofertada pelo poder publica, gratuitamente em creches e pré-escolas. As experiências que compõem o currículo está fundamentadas na Resolução Nº 5, de 17 de Dezembro de 2009, que assegura a obrigatoriedade de todas as ações didáticas desenvolvidas para / com as crianças estarem baseadas nas Interações e Brincadeiras. Partindo da concepção, de que a criança é um ser completo, total e indivisível, a intenção maior deste trabalho é de desenvolver práticas de educação e cuidados que possibilitem a integração entre os aspectos, físicos, afetivos, cognitivo-lingüísticos e sociais da criança. Propiciando assim o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos que o preparem para o pleno exercício da cidadania. A elaboração desse projeto educativo foi uma grande oportunidade para que todos tomassem conhecimento, dos problemas, das possibilidades de solução e das responsabilidades de cada um e do coletivo. Foi um trabalho conjunto e fruto da convivência e do esforço de toda a equipe da instituição das famílias e da comunidade e que foi papel da direção possibilitar em clima democrático e de cooperação. 3 - DIAGNÓTICO DO CAMPO DE DESEMPENHO 3.1 – SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM NOSSA COMUNIDADE Em Ibicuitinga o Ensino Infantil existiu desde meados da década de 80, funcionando em instituições governamentais como a extinta cooperativa dos agricultores, ou casa de professores. Durante muito tempo essas instituições eram financiadas por unidades filantrópicas como o programa “Visão Mundial” e tinha fins mais assistencialistas que pedagógico. As primeiras professoras dessa modalidade em nosso município foram Maria das Graças Maia Barbosa e Maria Eunice Soares. Com a emancipação política do município em 1988, a educação infantil começa a tomar novos rumos, novos horizontes são traçados, começa então a luta por uma educação que pensasse a criança como um indivíduo / cidadão de direitos e deveres a serem supridos pela escola. Para garantir o desenvolvimento das ações educativas, a administração do prefeito José Edmilson Gomes teve que construir na sede do município um espaço adequado, onde permitisse a criança desenvolver atividades cognitivas, físicas, e afetivas. Foi criado então o centro educacional, onde seria feito o atendimento social para toda comunidade e atendimento sócio educacional para crianças da sede com idade entre 4 a 7 anos. O ensino infantil passa a ser direcionado pelo diretor e secretário(a) da ação social, um técnico pedagógico e professores. No final do século XX, tempo de mudanças, conquistas e progresso na educação de nosso município, em especial no Ensino Infantil. Tanto os distritos como a sede do município já faziam o atendimento especializado em educação infantil. Porem, o centro educacional / centro comunitário localizado na sede do município já não comportava mais tantas crianças, haja vista que o número de escolinhas agregadas já chegava a nove: Pequeno Príncipe, Emilia, Mundo Encantado, Topogígio, Tio Patinhas, Tio Jasiel, João bolinhas, Pato Donald. Na administração do prefeito Eugenio Rabelo, ano de 2002 a população urbana de Ibicuitinga, teve o privilégio de ser contemplada com a construção de uma sede própria para o ensino infantil. Este estabelecimento é estruturado com 03 salas de aula, 01 cantina, 02 banheiros masculinos, 02 banheiros femininos, 01 coordenação, 01 pátio coberto, e espaço livre para lazer. O mesmo foi nomeando por meio de uma enquete realizada pelo jornalista Cláudio Pinheiro que presidia o programa de rádio “Jornal do meio dia”, na rádio local. A população manifestou – se e 70% dos participantes decidiram que o nome ideal da instituição de educação infantil deveria ser areia branca, pois desta maneira estaríamos resgatando e guardando na memória o antigo nome do nosso município. É imprescindível ressaltar que por muito tempo o governo do estado fazia repasse para a Secretaria da Ação Social dos municípios para custear despesas com a manutenção de crianças de 0-6 anos de idade em creche e pré-escola através do PAC – Programa de Ação Continuada a Criança de 0-6 anos de idade. Mas, por entender que a Educação Infantil não é competência da Secretaria da Ação Social e por ter disposto na LDB que a Educação Infantil é de responsabilidade do município, através do órgão competente que administra a política da educação iniciou-se toda uma luta para que se cumprisse o que já estava estabelecido em lei. Dessa forma, o ministério do desenvolvimento Social e Combate a fome permitiu que aqueles municípios que quisessem mudar sua modalidade de atendimento tomassem as medidas cabíveis. Foi então que o Governo do Estado do Ceará através da Articulação Regional da Secretaria da Ação Social do Estado mobilizou os municípios cearenses para aderirem à mudança da modalidade e garantir os recursos da Assistência social em ações próprias. O município de ibicuitinga iniciou o processo de mobilização com a reunião das secretarias para esclarecimentos e no dia 14 de junho de 2005 entregou o Projeto Unindo e Reconstituindo a Família na Secretaria da Ação Social do estado através do protocolo 05179571-0 o qual foi aprovado pela CIB – Comissão Intergestora Bipartite conforme publicação no Diário oficial do Estado. A partir de então as instituições de educação infantil em todo o município passaram a ser de total responsabilidade financeira e administrativa da secretaria municipal da educação. Em 2006, na administração do prefeito Anilton Pinheiro Maia, a coordenação do instituto de educação infantil areia branca, em consonância com a secretaria municipal da educação e a crede 12, entende que não faz sentido continuar registrando os dados do censo escolar ou quaisquer dados / informações legais referente a o ensino infantil com o nome das nove escolas supracitadas (Pequeno Príncipe, Emilia, Mundo Encantado, Topogígio, Tio Patinhas, Tio Jasiel, João bolinhas, Pato Donald), as quais foram dadas baixo em seus cadastros junto a CREDE, e INEP, legalizando a partir de então o Instituto de Educação Infantil Areia Branca. Em 2008, as dependências do referido instituto não suportou o numero de crianças atendidas nas modalidades de creches e pré-escolas, então foi necessário alugar casas para funcionamento de salas de aulas anexadas a esta instituição. Em 2008, mais de 4,3 mil municípios manifestaram interesse no Proinfância. Até 2008 o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) estabeleceu convenio com 955 municípios para a construção de escolas de educação infantil. Foi Neste período que Ibicuitinga firmou convenio com o MEC e no inicio de 2012, recebemos do Governo Federal uma nova estrutura física para o estabelecimento de ensino infantil, sediada no bairro populares (fazenda cajueiro) s/n. 3. 2 - SITUAÇÃO SÓCIO-ECONÔMICA E CULTURAL DA COMUNIDADE A atividade predominante de nosso município é a agricultura que se destaca pelo cultivo do feijão, milho, mandioca e cajueiro. No comércio temos lojas de pequeno e médio porte, nas áreas de eletrodomésticos, roupas, calçados, e outros setores comerciais, como: mercearias, padarias, farmácias, bares, papelarias, oficinas de carro e moto, carpintaria, etc. A indústria também é pouco desenvolvida, contando apenas com pouquíssimos estabelecimentos alimentares, uma metalúrgica e duas mobiliarias. Em relação à pesca destaca-se a importância da extrativista (subsistência), onde alguns pescadores autônomos fazem dessa atividade uma complementação de sua renda familiar. Nossa economia está centrada nas culturas de subsistência, alem da criação de bovinos, eqüinos, muares e aves. 3.3- DEMANDA E METAS DE ATENDIMENTOS INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL AREIA BRANCA ANO TOTAL DE ALUNOS CRECHE PRÉ-ESCOLA TOTAL GERAL 1999 00 178 178 2000 83 51 134 2001 85 129 214 2002 08 141 149 2003 101 126 227 2004 79 73 152 2005 125 61 186 2006 108 133 241 2007 103 159 262 2008 138 142 280 2009 90 134 243 2010 101 204 305 2011 86 182 268 3.3- DEMANDA E METAS DE ATENDIMENTOS ESCOLINHA SONHO MEU ANO TOTAL DE ALUNOS CRECHE PRÉ-ESCOLA TOTAL GERAL 2006 06 04 10 2007 09 09 18 2008 13 04 17 2009 08 11 19 2010 06 18 24 NOSSAS METAS: • Inserir todas as crianças no mundo letrado até os seis anos de idade; • Todos aprendendo o que é certo na hora certa; • Garantir a criação de um ambiente agradável; • Garantir ações sócio pedagógicas, inclusivas e universais a todas as crianças 3.4 - AVALIAÇÃO GERAL DA REALIDADE PELA ESCOLA A COMUNIDADE ESCOLAR COMPREENDE A REALIDADE DO MUNDO, DO SER HUMANO E DA EDUCAÇÃO EM AS PECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS.

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